Update

Banco de Portugal quer travar guerra de depósitos na banca

8 publicações neste tópico

Bancos terão de informar o supervisor, que procura sinais de alerta em depósitos com juro superior em três pontos à Euribor aplicável.

O Banco de Portugal (BdP) vai monitorizar os juros praticados nos depósitos, de forma a prevenir situações que ponham em causa a solidez dos bancos, apurou o Diário Económico. A entidade liderada por Carlos Costa enviou aos bancos nacionais uma circular em que estabelece a obrigatoriedade de comunicarem, já a partir deste mês, a existência de depósitos a prazo com juros superiores em três pontos percentuais à taxa Euribor aplicável ao período de cada aplicação.

Às cotações de ontem, os limites serão de 4,5% nos depósitos com Euribor a três meses, 4,7% a seis meses e 5,1% a doze meses. O supervisor vai analisar se as rendibilidades oferecidas são adequadas à situação financeira de cada banco. Caso detecte sinais de alerta, o Banco de Portugal deverá actuar junto da instituição em questão.

Contactada, fonte oficial do Banco de Portugal não fez comentários até ao fecho da edição. Porém, várias fontes do sector bancário confirmaram ao Diário Económico a recepção da circular da entidade supervisora liderada por Carlos Costa. "O Banco de Portugal vai controlar instituição a instituição, depósito a depósito", explicou uma das fontes contactadas.

Fonte: Económinco

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal,

Isto será bom ou mau?

Por um lado, evita que haja novos bpn e bpp, mas por outro, nao esta a limitar o rendimento dos clientes? A concorrência que se estava a verificar nas taxados dos dpositos a prazo entre os varios bancos estava-se a mostrar benéfica para os clientes, com uma subida das taxas, mas com estas medida não poderemos voltar ao que se verificava a 1/2anos atras, a taxas muito baixas com os clientes a perder relativamente a inflação?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, vamos ficar a perder. Eu penso que outro BPN ou BPP não vai acontecer, mas também digo, se aconteceu o que aconteceu de certeza que não foi por dar uma rendibilidade acima da média (que continua baixinha, diga-se) aos depósitos dos seus clientes. Foi muita ganância.

Agora, será que os bancos não conseguem rentabilizar as nossas poupanças, de forma a criar lucros suficientemente sólidos para oferecerem uma taxa de juro acima de 4%?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o BCE que controla o maximo de taxas de juro que os bancos podem dar por isso não podem reclamar com o banco de Portugal mas sim com o BCE

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, 3 p.p.? Considerando que a euribor está com tendencia de subida e só parará, quiça, pelos 3,5%/4% (Eur6M)..a notícia não é muito preocupante.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma noticia do Económico interesante e o porquê de não dever ser colocado um limite nas taxas oferecidas nos depósitos:

O lema dos últimos meses na banca nacional tem sido angariar depósitos. E quanto mais, melhor. Nem que para o conseguir se tenha de aumentar de forma significativa os juros oferecidos nessas aplicações. E o objectivo aparenta estar a ser atingido, diferenciando a banca nacional da irlandesa e da grega. E se, do lado dos bancos, se percebe a estratégia, do lado dos clientes tudo se conjuga com uma aversão aos activos de risco, como as acções, que não param de dar perdas.

Segundo os dados mais recentes do BCE, referentes a final de Junho, o valor dos depósitos feitos em entidades do sistema bancário nacional subiu 26,6 mil milhões em 12 meses. É um aumento de 8,42% para 342,5 mil milhões de euros, a maior subida em termos percentuais de toda a zona euro. A média dos países da união monetária aponta para uma descida de 2,41% no valor dos depósitos, sendo que a Irlanda viu estes recursos caírem mais de 14% e os bancos gregos deixaram fugir mais de 7% de depósitos.

"Os níveis de confiança relativamente à banca desceram muito na Irlanda e na Grécia. Em Portugal há a consciência dos problemas do sector financeiro, mas ainda se considera o depósito como uma das aplicações mais seguras, senão mesmo a mais segura", observa o economista da Informação de Mercados Financeiros (IMF), Filipe Garcia.

Numa altura em que os mercados continuam fechados para os bancos nacionais e em que a ordem do Banco de Portugal é para diminuir a dependência dos fundos do BCE, os depósitos são das poucas escapatórias dos bancos para se manterem à tona. "O aumento de depósitos é um elemento crucial para manter a estabilidade do sistema financeiro e reduzir a dependência de fontes terceiras, como o BCE ou a venda forçada de créditos a um desconto elevado", explica o administrador da Dif Broker, Pedro Lino.

Fonte: Económico

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi, o BdP vai monitorizar os juros praticados nos depósitos e caso ache que esses juros comprometem a situação do banco em questão poderá intervir. Acho que o objectivo não é limitar as taxas de juro praticadas mas garantir a solidez dos bancos.

Eu, que não sou um expert na matéria, acho que não se justifica esta medida visto que o sistema bancário nacional está sob vigilância europeia mas para que fosse tomada esta decisão, acredito que alguma coisa se passa que não é de conhecimento público. Penso que ninguém toma decisões polémicas (se é que esta pode ser considerada como tal) sem se basear em factos sólidos.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas antes de o banco colocar a taxa de juro tem de informar o banco de portugal e tem de ser aprovada.

Por isso todas as taxas de juro agora praticadas foram todas aprovadas já pelo BdP

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead