meskita_kate

Amortização e mudança de taxa

14 publicações neste tópico

Olá!

Eu tenho um crédito habitação indexado à euribor a 3 meses. O crédito tem 2 anos e a prestação subiu 155,31€, desde a 1ª prestação até à última que paguei.

Para fazer face à crise a minha ideia é amortizar o crédito e transitar para uma taxa fixa. No banco disseram-me que para amortizar se a taxa for variável tenho que pagar 0,5% do valor a amortizar, e se for fixa 2%. No entanto no meu contrato não faz referência a isto. Mas sim a amortizações inferiores a 50% do capital em dívida não haveria qualquer taxa cobrada pelo banco.

Alguém me sabe dizer quais são as desvantagens em transitar para a taxa fixa e ir amortizando. Sabendo à partida do pagamento de 2% sobre todas as amortizações feitas.

Sabem se posso amortizar com taxa variável e no mês seguinte transitar para taxa fixa?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De há 2 anos para cá o banco pode perfeitamente ter mudado as regras. Se queres fazer alterações ao contrato sujeitas-te a apanhar com as regras novas (ou então fazes força e consegues negociar regras diferentes das comummente seguidas pelo banco hoje em dia).

Legalmente os limites da penalização por amortização antecipada são aqueles que te disseram. Portanto mais vale pensar duas vezes e fazer bem as contas. Se contas fazer amortizações muito frequentemente podes sempre encarar a penalização como um acréscimo ao spread (como a amortização normal continua a não ser penalizada, digamos para aí metade do valor - ou seja, 0,25% no caso da taxa variável e 1% de acréscimo para a taxa fixa).

Com taxa fixa corres um risco - se as taxas começarem a descer, vais estar agarrada a uma prestação mais alta do que se tivesses a taxa variável. Por outro lado tens a segurança de saber com o que contas, mesmo pagando mais (tudo tem um preço, não é?)

Já viste a diferença da taxa fixa para a Euribor3M? Achas que compensa?

De resto, a altura em que podes mudar só depende de chegares a acordo com o banco - é preciso acordo de ambas as partes para alterar um contrato...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que me disseram no banco compensa!

É assim eu estou a pagar actualemente 693,50€ na taxa variável!

Hoje fui ao banco e pedi para me fazerem uma simulação para taxa fixa a 3 anos e o valor da prestação ficava em 700,20€.

Dada a conjuntura actual penso que me compensará, a não ser que me esteja a falhar alguma informação que não possuo.

Posso sempre amortizar, embora vá ter que sofrer as penalizações, mas posso sempre diminuir a prestação da casa e ganhar com isso a médio-longo prazo!

Estarei a pensar bem, ou está-me a falhar algo :)!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso, a mudança para taxa fixa é vantajosa .Pagava cerca de 550€ de prestação e com a taxa fixa, vi o valor ser reduzido para 417€ ou seja, menos 133€ e não acredito que a euribor, seja a 3, 6 ou 12 meses vá ficar em breve a niveis de á 2 anos atrás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem isso é fabuloso :D!

E podes-me dizer o seguinte: Se entretanto continuares a amortizar a prestação baixa! CertO?!?

E acabamos por pagar menos juros e há um decréscimo dos seguro também!

Embora sejam verbas pequenas, isto a longo prazo representa bastante!

E acaba por nos permitir respirar mais um pouco....lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esse decréscimo de 133€ foi só na mudança de taxa variável para taxa fixa!!

Ou negociaste mais qualquer coisa!

No banco a taxa que me apresentaram para negociar para taxa fixa foi:

- 4,9+spread(0,4) até 3 anos

- 5+spread (0,4) até 20 anos

- 4,8 + spread (0,4) de 25 a 30 anos

Sinceramente fiquei tentada a optar pelos 25 anos e tentar amortizar o empréstimo na totalidade dentro deste prazo.

Uma prestação de 700 euros parece-me bem, quando já vejo a possibilidade desta aumentar para + 100 ou + 200 euros dentro de 1 a 2 anos! Se a euribor continuar imparável!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lembrei-me de outro pormenor que eventualmente podes aproveitar para mudar, já que vais rever o contrato - o prazo. Não faço ideia do prazo que tens mas cortar 5 anos, por exemplo, reduz os juros que pagarias no total.

É verdade que a prestação aumenta mas aumenta também a percentagem correspondente à amortização ao capital em dívida (e assim amortizas mais sem penalização). Deves controlar quanto é que podes aumentar mas se ficas com taxa fixa tens mais liberdade para chegar mais perto do limite uma vez que a prestação não vai subir... desde que dê para continuar a amealhar um bocadinho todos os meses ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo!

O empréstimo é a 45 anos! E estou apagar há 2 anos! Ou seja faltam 43 anos.

Hoje decidimos amortizar 6000euros ou seja estou a dever neste momento 132.189 euros

Agora penso que vamos passar para uma taxa fixa, embora no banco nos tenham dito que hoje o banco central europeu desceu a taxa de juro 0,5%....no entanto penso k dada a instabilidade optar por uma taxa fixa é mais estável!

A ideia é ir amortizando capital sempre que possível! a única coisa que me desagrada é ter k pagar 2% por cada amortização efectuada! Será que isto é negociávelcom o banco!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes sempre fazer outra coisa - aproveitar para já a descida das taxas (se as Euribor vierem efectivamente a descer com esta notícia). Havendo uma descida das taxas, as taxas fixas também devem descer um pouco, mais cedo ou mais tarde.

Nessa altura avanças com a proposta da mudança de taxa ao banco e ficas com uma taxa mais baixa do que se fizesses isso hoje. Se isso não se verificar e houver uma nova inversão das taxas, as fixas também não terão mudado muito.

Entretanto podes continuar a amortizar com penalizações de apenas 0,5%. Para já, a pouca diferença entre as taxas fixas e variáveis faz com que se calhar compense...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois é, desceu 0.5 mas a euribor ja subiu outra vez.

O que só demonstra que podemos (e devemos) ouvir os palpites dos outros mas a decisão final deve ser sempre nossa.

Se as Euribor se afastam cada vez mais da taxa de referência, as taxas fixas são capazes de subir também em breve, uma vez que o pressuposto de insegurança parece estar para ficar durante mais algum tempo... mas o que sei eu, eu até pensei que a Euribor fosse descer um pouco com esta redução do BCE :P (não 0,5% é claro, mas pensei mesmo que fossem descer ou pelo menos parar de subir)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tinha ideia que descer nao ia mas aumentar tbm nao pensava que fosse acontecer.

mas estou convicto que em 2010 isto já esta no bom caminho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

João Barral,

Esperemos que seja ainda antes de 2010........ :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hoje já deu uma boa descida e vai ter de descer até pq já se fala numa nova descida por parte do BCE o que está acontecer nos mercados é falta de confiança que será reposta mais cedo ou mais tarde mas acredito que até ao final do ano a coisa vai virar mas como diz o outro " mas o que sei eu"... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead