Toureiro78

Ajuda sobre Heranças e Partilhas

2 publicações neste tópico

O meu pai (filho único) recebeu uma herança (habitação) do meu avô. É casado com comunhão de bens adquiridos com a minha mãe, mas vive em união de facto com outra mulher. Esta mulher caso o meu pai falecesse tem algum direito sobre a casa?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a herança que o teu pai recebeu é um bem próprio dele , ou seja quer isto dizer que a sua esposa nada tem a ver com isso, as heranças são bens próprios, não são do casal (excepto se forem em dinheiro e se esse dinheiro for colocado voluntariamente numa conta conjunta).

no entanto, a acontecer a morte do teu pai e se ele é casado com a tua mãe ela seria sua herdeira evidentemente, tendo direito à sua % da casa herdada.

para ela não ter direito o teu pai teria que se divorciar e então sim a outra senhora passaria a ter direitos sobre a herança

mas deixa-me que te diga : nos dias de hoje em que basta ir a uma Conservatória dizer que não se quer estar casado(a) essa situação que descreves é muito estranha, aos meus olhos pelo menos: não concebo como se pode estar casado com alguém e viver com outrem, isso fazia-se nos tempos em que os divórcios eram proibidos em Portugal, no tempo do fascista Salazar.

O que vocês deviam fazer era ter uma conversa com o teu pai.... se ele não sabe comportar-se como adulto está na hora dos filhos lhe ensinarem as regras sob as quais deve viver com a sua família . Se ele não acatar dêem-lhe dois estalos ! 

Ou estarei errado ?  Todos nós chegamos a uma altura em que os filhos começam a ter autoridade para nos darem umas lições caso as mereçamos, não é só o inverso que é verdadeiro....

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor