ECosta

Contratacao de empregada domestica

4 publicações neste tópico

Boas. Gostaria de contratar uma empregada domestica para fazer algumas coisas em minha casa, porém não sei sequer por onde comecar a fazer isso. Para alem disso as minhas duvidas tambem se prendem com os impostos que terei de pagar. Pus-me a pensar e cheguei a conclusao que no meu caso torna-se menos dispendioso ter uma pessoa em full time, pois alguns preços cobrados hoje em dia, à hora, sao um pouco elevados. Acho que é mais vantajoso ter uma empregada contratada. Até porque a maioria das pessoas hoje que trabalha em limpeza tambem ja querem pagar impostos para ter reforma e por isso optei dessa forma.

Acho que é vantajoso para o empregado em questao ter tambem um contrato para assim poder usufruir de alguns direitos e como tal pretendia fazer um. Como posso comecar?

Obrigado, e desculpem se este topico nao estiver no local correcto.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

De facto, depois de ler o portaldocidadao e o guia prático da Seg. Social, fiquei com uma duvida que certamente me podem ajudar.

A diferença do valor a pagar de seg. social entre o desconto pelo valor convencional e o salário real é evidente.

Mas depois de ler bem tudo, fico com ideia que a opção é do trabalhador e do empregador. Ou seja, se ambos quiserem, podem fazer os descontos pelo valor convencional (cerca de 356€), mas pagar um salário de 600€ que é declarado para efeitos de IRS.

Será assim ?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li meio na diagonal mas sim, parece que é isso.

Claro que é preciso que o trabalhador aceite - se é verdade que descontar pelo valor convencional para além de descontos mais baixos dá direito a não ter de fazer descontos sobre Subsídio de Férias e de Natal, também é verdade que não dá direito ao subsídio de desemprego e conta muito menos para a reforma...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead