rfsp85

recibos verdes- trabalhador dependente

5 publicações neste tópico

Eu sou trabalhador dependente, mas queria ganhar uns tostões extra a prestar serviços de manutenção de habitações, para isso terei de passar recibos verdes, certo?

Que que tenho de fazer para passar recibos verdes e qual o procedimento junto das finanças ?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou trabalhador dependente, mas queria ganhar uns tostões extra a prestar serviços de manutenção de habitações, para isso terei de passar recibos verdes, certo?

Tens outras opções mas os recibos verdes provavelmente serão a mais simples, sim...

Que que tenho de fazer para passar recibos verdes e qual o procedimento junto das finanças ?

Tens de começar por abrir atividade: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=164&segId=CD

Depois, a cada trabalho que fizeres tens de passar um recibo: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=740&segId=CD

Se não fizeres mais de 10.000€ por ano ficas isento do regime de IVA e não precisas de fazer retenção na fonte. Caso contrário tens de cobrar IVA aos teus clientes, quando te pagarem...

Finalmente, se não o fazes já, passas a fazer a declaração de IRS na segunda fase, indicando os montantes recebidos no anexo B.

Não esquecer que durante o primeiro ano de atividade estás isento de pagamentos à Segurança Social. Mas, a partir do ano seguinte, tens de descontar para a SS, em função dos teus rendimentos.

A menos, claro, que acumules esta atividade com outra por conta de outrem, por onde já faças descontos. Nesse caso estás dispensado de fazer descontos para a SS pela atividade independente enquanto continuares a descontar pelo outro lado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, e vai pensando, antes de abrires atividade, se esses serviços de manutenção têm muitos custos. Se optares pelo regime simplificado o fisco considera que 30% do teu rendimento são custos; mas se na realidade for mais do que isso, é capaz de te compensar optar antes por contabilidade organizada (altura em que precisas de um TOC). Engloba mesmo tudo nos custos (matéria prima, descontos para a SS, seguro de acidentes de trabalho, etc).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Sou trabalhador dependente e no ano passado passei alguns recibos verdes por trabalhos realizados extraordinariamente. Desses pagamentos houve retenção na fonte e não foi passado IVA pois não foram excedidos os 10000€. A minha questão agora é: quando e como fazer a declaração de IRS pois tentei já preenchê-la e não vejo lá nenhum Anexo B nem referência aos valores relativos aos recibos verdes. Grato por qualquer resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde. Sou trabalhador dependente e no ano passado passei alguns recibos verdes por trabalhos realizados extraordinariamente. Desses pagamentos houve retenção na fonte e não foi passado IVA pois não foram excedidos os 10000€. A minha questão agora é: quando e como fazer a declaração de IRS pois tentei já preenchê-la e não vejo lá nenhum Anexo B nem referência aos valores relativos aos recibos verdes. Grato por qualquer resposta.

O Anexo B só está disponível no próximo mês. Este mês ainda é para quem tem exclusivamente os anexos A e/ou H.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead