Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante SCMP

IRS, taxado por A, ou B

5 publicações neste tópico

Ola, sera que me podem esclarecer uma sitiuação? Eu sou trabalhadora independente, e passo recibos a varias entidades. Cumulativamente tenho uma segunda actividade em que sou dependente dessa empresa. a minha questao é, em relação ao IRS, existe um campo em que selecionamos se somos taxados pelo regime A ou B, correcto? No meu caso eu devo ser taxado por que regime? A ou B?

Nao sei se me estou a fazer entender, mas sou um comum mortal , que pouco percebe destas coisas, eh eh! Tenho esta duvida pois tenho uma colega que esta na mesma situação que eu, com o mesmo ordenado A e B, mais ou menos com as mesmas despesas e temos diferenças de reembolso de IRS de cerca de 1000 euros, o que é uma grande diferença. A minha questão é, que, esta errado, eu ou ela?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é assim... Os rendimentos que tens da atividade por conta de outrem declaras no anexo A. Os rendimentos que tens pela atividade independente declaras no anexo B.

No anexo B há efetivamente um campo a perguntar se se prefere ser taxado de acordo com as regras de A ou B. Mas isso só se aplica aos rendimentos da categoria B - os da categoria A são sempre taxados segundo as mesmas regras.

Saber se compensa mais por um ou por outro regime, só com valores concretos é que te podem dizer. Mas podes fazer as duas simulações, uma com a opção pela categoria A e outra sem isso e já vez qual é a diferença para o teu caso particular...

Relativamente às comparações com outras pessoas, isso é sempre muito relativo - às vezes alguns euros de diferença são suficientes para se ficar noutro escalão de IRS e ter menos deduções; ou então também pode ser por causa de diferenças no estado civil ou no número de dependentes, que são fatores que entram para as fórmulas de cálculo do imposto a pagar; ou até mesmo o concelho onde se vive, visto que alguns municípios optam pro abdicar de parte do imposto que lhes é consignado e o devolver aos seus munícipes.

Saber o porquê das diferenças só mesmo comparando campo a campo e ver se realmente elas são tão pequenas assim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pela resposta tao pronta, eu ja fiz a simulação a ser taxada por A ou B, e sendo taxada por B, o valor é bastante diferente. A questao efectiva é k, houve alguem que disse á minha colega, que ela teria que taxar os rendimentos de B, pelo regime A pois como passou recibos a mais que uma entidade teria que ser assim. é verdade?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
obrigada pela resposta tao pronta, eu ja fiz a simulação a ser taxada por A ou B, e sendo taxada por B, o valor é bastante diferente. A questao efectiva é k, houve alguem que disse á minha colega, que ela teria que taxar os rendimentos de B, pelo regime A pois como passou recibos a mais que uma entidade teria que ser assim. é verdade?

É justamente o contrário - só se pode fazer essa opção se os recibos foram todos passados à mesma entidade (vide Quadro 4, secção C do anexo B).

O sistema deixou fazer a opção pela categoria A mesmo assim? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim deixou, o que é estranho. Aparece automaticamente os nif's, mas deixa dizer k sim, e dp claro disse k nao. Ja tive a ver os campos e ja me esclareci. mas a minha declaração foi errada nesse "sim", apesar disso ate ja recebi o IRS!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0