Visitante manuel pereira

internamento em lar de idosos

4 publicações neste tópico

tenho uma tia já idosa, e que não tem filhos,e tem como doença cronica demencia senil ,sendo poprietaria de uma moradia,que é a  residencia  onde mora.  Ela vai para  um lar de dia (so durante o dia e vem á noite dormir à casa dela).

A minha mãe que é sua irmã tem receio que no lar a convençam a ficar internada , e como pagamento pelo internamento no lar,fiquem com com a moradia.Será  que podem fazer isso ,sem dar conhecimento ou pedir autorização à familia. Podem  convence-la a assinar

a venda ou doação da casa a favor do lar? Caso isso aconteça,como ele anda a ser seguida em psiquiatria,os familiares podem opor-se,reclamando uma situação destas,atraves da

apresentação de declaração médica do psiquiatra em como a pessoa em causa não tem capacidade para tomar decisões pelos seus

actos em relação ao seu patrimonio, devido à doença de que padece?

Qual será a melhor solução para evitar que lhe retirem a casa, sem conhecimento dos familiares (irmã sobrinho).

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não ha ninguem neste forum ,que ja tenha passado por situação semelhante, ou que tenha conhecimentos para dar informação ?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente à declaração de incapacidade, tem que ser o psiquiatra a responder - ninguém aqui faz ideia do estado em que está a tua tia...

Assumindo que não é considerada incapaz, tem o direito de fazer o que quiser com os seus bens, enquanto for viva...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que vocês têm a fazer, se forem vocês os cuidadores da tua tia, é solicitar uma junta médica para determinar a sua incapacidade, se ela existir.

pergunta: se a tua tia está demente quem toma conta dos assuntos dela: contas bancárias, pagamento do lar, pagamento de impostos, renovação dos seus documentos, contactos com médicos e instituições sociais, etc ?  Quem é que ela tem como 2º nome na conta bancária ?  A irmã ? O sobrinho ?

É a irmã que lhe faz isso ou ela ainda tem autonomia suficiente para fazer isso ?  Se ela tem autonomia, ou autonomia limitada, então qual o grau de demência ?

Estas são as questões a ver, e relativamente à casa não me parece fácil que possam fazer isso sem vocês se aperceberem e se porventura fizessem vocês poderiam impugnar a aldrabice em tribunal, mas convém estar atento.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor