gtc-tuning

irs como meter papel de amortizaçao do banco

7 publicações neste tópico

Boa noite tenho uma casa que comprei e estou a pagar ao banco, agora aluguei-a, costumava colocar o papel da amortizaçao ao banco, mas dizem-me que agora alugada já nao dá, será que é verdade? acho mal pois se apresento lucros com as rendas, tambem tenho de puder apresentar as despesas que tenho com a casa com o pagamento ao banco.

se alguem poder ajudar?

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens a casa alugada, mesmo que seja apenas um quarto, perdes o direito à dedução do empréstimo no IRS, é verdade.

Relativamente ao resto, os juros com um empréstimo não são despesas com a casa - o condomínio, as obras, o IMI é que são e são dedutíveis às rendas que recebes. São despesas inerentes à casa e sem as quais não podias ter o "negócio" de arrendamento.

O empréstimo não é uma despesa com a casa, é com o banco...

De acordo com o Código do IRS, no entanto, podes deduzir os juros do empréstimo desde que o arrendamento se destine à habitação própria e permanente do arrendatário (ou seja, se ele mudar para lá a sua morada fiscal).

Artigo 85.º

Encargos com imóveis

1 - São dedutíveis à colecta 30 % dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou no espaço económico europeu desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações:

a) Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, com excepção das amortizações efectuadas por mobilização dos saldos das contas poupança-habitação, até ao limite de (euro) 591;

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pela resposta, mas ainda continuo baralhado, vou-me explicar melhor, aluguei a casa no ano passado a uma pessoa, que tinha uma empresa, e a casa ficou como sede da empresa, neste caso se ele colocou a morada fiscal da empresa posso colocar o papel do pagamento ao banco? ou seja no papel que o banco me enviou tem 2 valores o dos juros e amortizaçao coloco a soma ou só um dos valores?  se coloco já agora onde meto esse valor no papel do irs?

já agora outra duvida entretanto essa pessoa deixou a casa e aluguei a outra,  se for a morada fiscal deles para o ano posso deduzir o papel tambem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se calhar não entendeu bem o que o Paulo disse...

Só poderia deduzir essa despesa do banco se essa fosse a sua habitação própria e permanente... ou seja, se realmente habitar lá nessa casa, sem qualquer tipo de arrendamento (e, naturalmente, se a morada fiscal também estiver correcta)...

... ou se for para habitação permanente do arrendatário. Eu também disse isso ;) E, aliás, é o que diz o CIRS.

Já agora, imagino que o arrendamento devidamente comprovado seja aquele que foi declarado às Finanças (como é suposto), mas não custa confirmar se é preciso mais alguma formalidade...

aluguei a casa no ano passado a uma pessoa, que tinha uma empresa, e a casa ficou como sede da empresa, neste caso se ele colocou a morada fiscal da empresa posso colocar o papel do pagamento ao banco? ou seja no papel que o banco me enviou tem 2 valores o dos juros e amortizaçao coloco a soma ou só um dos valores?  se coloco já agora onde meto esse valor no papel do irs?

Julgo que o que interessa é a morada fiscal, para efeitos de residência. Se coincide ou não com a sede da empresa acho que não é relevante. Mas não garanto, aqui o melhor mesmo é confirmar junto das Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

como assim?

Não sei se percebi a pergunta...

Mas é o que está escrito no artigo 85º do CIRS, que citei ontem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quero agradecer toda a ajuda do pessoal do forum principalmente do Pauloaguia o meu muito obrigado coloquei hoje o irs pela net e meti o papel da amortizaçao nao deu erros, vamos lá ver se nao vou ser chamado as fianças para mostrar os papeis... a ver vamos mas quem nao deve nao teme... 8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Questão 89 do Guia Fiscal 2010 da DECO / Dinheiros & Direitos

Há 2 anos, pedi um empréstimo para comprar uma casa que agora está arrendada. Os juros e as amortizações podem ser deduzidos?

Pode deduzir 30% até ao limite base de € 591 os encargos com juros e as amortizações com a liquidação de empréstimos para compra de imóveis destinados a arrendamento (situados em Portugal ou na União Europeia), desde que sirvam de habitação permanente ao inquilino.

Para deduzir, basta indicar os referidos montantes utilizando o código 731.

O imóvel tem de ser identificado no campo 814 do quadro 8 do anexo H.

No entanto, como indicou que alugou a casa «a uma pessoa, que tinha uma empresa, e a casa ficou como sede da empresa, neste caso se ele colocou a morada fiscal da empresa», aproveito para indicar que só pode deduzir essa despesa no seu IRS, se o seu inquilino for um contribuinte individual, e que esse imóvel seja usado para habitação própria e permanente desse inquilino....

Confirme que os seus inquilinos tem a morada fiscal devidamente actualizada enquanto lá morarem.

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead