sunrise*

Inspecção Tributária - Socorro!!!

7 publicações neste tópico

Olá a todos!

Andava a tentar pesquisar na net, mas não encontrei resposta à minha dúvida.

Vivi em união de facto durante 6 anos, mas sempre apresentei o meu IRS como solteira. Há uns meses atrás, por já não suportar mais a relação, saí de casa. O meu ex-companheiro não aceitou bem a minha decisão e nunca me deixou retirar de casa os meus bens/documentos pessoais.

A casa era alugada por ele (já antes de eu ir para lá viver) e, pouco tempo depois de eu ter saído de casa, ele entregou-a ao senhorio e foi viver/trabalhar para o estrangeiro.

Como não pude trazer nada, nomeadamente a minha pasta com as declarações de IRS que apresentei anualmente, ando com medo que me chamem a uma inspecção. É que, se me chamarem, não terei como comprovar as despesas que apresentei.

Já implorei ao meu ex-companheiro que me devolva pelo menos essa pasta mas ele diz que não quer saber disso para nada, que eu escolhi o meu destino quando resolvi sair de casa. Nem tenho dormido direito com medo do que me possa acontecer.

Alguém me sabe dizer o que acontece caso seja chamada a uma inspecção e não apresentar os comprovativos das despesas que foram declaradas nos anos anteriores? Vou pagar alguma multa, terei de apresentar IRS sem deduzir quaisquer despesas... o que é que me pode acontecer?

Obrigado a quem puder ajudar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pela descrição que fazes esse tipo deve ser pior que o Dominique Strauss-Kahn, parabéns pela decisão que tomaste ! Com um nome desse - sunrise - mereces de certeza melhor que um urso... ou então enganas muito, também há casos desses...

o pior que te pode acontecer é pagares multa e teres que entregar declaração de substituição sem as deduções (parto do principio que consegues 2ªs vias das declarações de rendimentos) do ano (só dos últimos 4 ) em que eventualmente fores fiscalizada.

mas eu não me preocuparia muito com isso, talvez a sorte te ajude e não sejas, eu já não sou à um rol de anos embora normalmente pague, isto é não tenho tido devoluções desde que deixei de ter dependentes, prestação da casa e PPR para declarar.

olha lá...mas o gajo deitou as coisas para o lixo, deixou-as lá em casa ( o senhorio não as poderia dar-te ?  ) ou levou-as com ele ?

Mas que grande animal - olha, eu acho que é dificil aturar uma mulher (pelo menos a minha...) mas esse gajo deve ser um animal para te fazer uma coisa dessas - ou então tu deves ter-lhe feito a cabeça em água...olha, mas não percas mais tempo a pensar nele, arranja outro... !!!    hoje estou assim... !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta.

Infelizmente, demorei bastante tempo a perceber o tipo de pessoa que ele era... :(

Não faço ideia do que ele fez às minhas coisas, o senhorio não tem nada, a casa foi-lhe entregue vazia.

Dizes que terei de pagar uma multa... e de quanto será essa multa? Já estou a ver a minha vida a andar para trás. Com a sorte que eu tenho ainda vou ser chamada... :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na maioria dos casos quando as Finanças desencadeiam uma inspeção fazem-no durante esse ano. Se já saíste há uns meses, imagino que estás preocupada com as declarações dos anos anteriores.

Eu diria que se não foste chamada até agora, as probabilidades de o vires a ser são muito pequenas. Claro que as Finanças podem pedir-te esses dados durante 5 anos, mas para já eu não moía muito a cabeça a pensar nisso... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Também acho que não deve haver problema com inspecções de anos anteriores.

Parece-me que só fazem inspecções do ano em curso (ou seja agora estão a fazer de 2010).

Daí só deves preocupar-te com esse ano ...

Boa sorte  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A propósito, durante quantos anos é que é necessário guardar a documentação fiscal? 5 anos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A propósito, durante quantos anos é que é necessário guardar a documentação fiscal? 5 anos?

Sim. Os trabalhadores que se enquadrem na categoria B devem guardá-los durante 10 anos, salvo erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead