Fingolfin

Dúvida sobre recibos verdes, SS e IRS

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho um contrato de estágio numa empresa (não é estágio profissional do IEFP) e também tenho outras actividades em que tenho de passar recibo verde.

Sobre isto, algumas questões:

Se eu no contrato de trabalho já desconto para a segurança social, no recibo verde não tenho de fazer desconto, certo?

Quanto a IRS, não estando obrigado a fazer retenção na fonte nos recibos verdes, só quando entregar os rendimentos no final do ano é que sei quanto tenho de pagar de IRS sobre os recibos verdes? E como calculo a taxa disso? Ordenado + recibos verdes ou só recibos?

No IVA, se não chego a 10000€ anuais, não tenho de pagá-lo. Estes 10000€ dizem respeito apenas aos recibos verdes, é assim?

Espero ter sido claro nas minhas dúvidas.

Agradeço a quem me possa ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se já descontas por uma atividade por conta de outrem, tens direito a isenção de descontos pela atividade independente, sim. Hoje em dia o direito à isenção é suposto ser reconhecido automaticamente no caso em que os outros descontos já são feitos à SS, mas é sempre bom confirmar essa situação através da SSDireta, pelo menos.

Quanto ao IRS, mesmo que fizesses retenção na fonte só no ano seguinte é que ias saber o imposto a pagar - a retenção na fonte é uma espécie de adiantamento, mas não te iliba de passares pela fórmula de cálculo como toda a gente.

A taxa de IRS é determinada em função do teu rendimento coletável. Este é calculado a partir da soma de todos os teus rendimentos subtraidos da dedução específica de cada categoria.

Sobre o IVA, o limite de 10.000€ é só sobre os recibos verdes, sim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entendido. Obrigadíssimo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite pessoal

necessito de uma ajuda dos mais entidos nesta matéria, a minha esposa trabalha por conta de outrem a metade do tempo, acontece que se encontra colectada a recibos verdes, no que toca à segurança social dos recibos verdes tem que pagar a totalidade, metade ou fica isenta devido trabalhar por conta de outrém?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Necessito de uma ajuda dos mais entidos nesta matéria, a minha esposa trabalha por conta de outrem a metade do tempo, acontece que se encontra colectada a recibos verdes, no que toca à segurança social dos recibos verdes tem que pagar a totalidade, metade ou fica isenta devido trabalhar por conta de outrém?

Regra geral fica completamente isenta, a menos que a maior parte dos rendimentos dela provenha da atividade independente... Não sei agora de cor qual é o limite, é uma questão de procurar essa informação no site da SS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu também pensei que estava isento, mas afinal tive a dar uma olhadela ontem e verfiquei que para estar isento terá que ser o salario superior a 419,00 é o que corresponde um 1 X AIS e o salário da minha esposa  é 363,00, vou ter que ir á segurança social confirmar...

muito obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead