ZeCanastreiro

RESGATE PPR´S

7 publicações neste tópico

Estou a chegar a este grupo e não tenho grande domínio sobre estas matérias.

Será que é aconselhável resgatar os PPR´s, considerando que se houver reestruturação da dívida em Portugal poderemos sair penalizados?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que é aconselhável resgatar os PPR´s, considerando que se houver reestruturação da dívida em Portugal poderemos sair penalizados?

Verifique as condições de resgate do seu PPR. Uma coisa é resgatar certificados de aforro (parece-me que se baseia nessa notícia) cujas taxas são baixas relativamente a certos depósitos a prazo, outra é resgatar um PPR depois de ter recebido benefícios fiscais. No fundo o que estou a dizer é para ter cuidado com as penalizações!...

Se nunca o declarou no IRS, pode levantá-lo, sem penalizações, desde que cumpra o prazo estipulado no contrato (pode ser de 1 ano ou mais)!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para além de ser importante ver que tipo de aplicação tem, deve também preocupar-se com a fiscalidade dos PPR. Os PPR são o melhor produto para poupar no LONGO PRAZO, devido à capitalização pelo bruto (isto é, nunca é tributado durante o prazo de investimento), só é tributado quando resgata, e se for dentro das condições paga 8%. Num depósito pga 21,5%!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PPR é o maior barrete de que pode haver, há que levantar o dinheiro logo que se possível e investir noutros produtos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PPR é o maior barrete de que pode haver, há que levantar o dinheiro logo que se possível e investir noutros produtos.

Como assim? Conhece a fiscalidade? Sabe o efeito que a capitalização bruta consegue?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que a rentabilidade média dos PPR é inferior a muitos depósitos a prazo, em alguns casos a rentabilidade é mesmo negativa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim é verdade, existem depósitos melhores que PPR, e por vezes esses até podem ter rentabilidade negativa. Concordo. Mas nesta discussão é importante compreendermos dois conceitos, o curto prazo e o longo prazo. É de estrema importância para quem quer investir bem o seu dinheiro. O PPR deve ser visto a longo prazo e para servir de complemento para a reforma. Quem queira realmente poupar para a reforma, tem PPRs no mercado que nos últimos 20 anos tem taxas anualizadas de 5%. O BPI é o melhor exemplo http://www.bpiinvestimentos.pt/Reforma/QuadroRentabilidades.asp, existem outros... Nos últimos 20 anos a inflação em portugal foi de 3,2%, quem fez o BPI Reforma Investimento tem uma rentabilidade de 5,25%. A média dos depósitos a prazo andou nos 3% (fonte INE). Quem fez o PPR e se não fez resgates nunca foi tributado, enquanto no depósito é sempre tributado no pagamento de juros a 21,5%, no PPR será a 8% (dentro das condições, mais de 60 anos ou reforma). Neste prazo, o mesmo tipo de poupança pode chegar a uma diferença acumulada de 15% a 20%. Tenho exemplos na familia.

O outro conceito, é o de curto prazo, onde fazemos uma aplicação a 6 meses ou 1 ano, para que em caso de emergência possa ter liquidez. Caso contrário, se tenho algum dinheiro e não preciso dele, também aqui devo alargar o prazo. Neste momento anda tudo louco com taxas de 5% nos depósitos, mas nos últimos dois anos (2008/2009/2010) as taxas andaram em média a 1% (fonte INE, falo na média dos depósitos em todos os bancos), contudo, em 2008 haviam depósitos a 5 anos com taxas de 5%, e nessa alturas ninguém os fazia, depois o mercado de taxa partiu-se todo e mais uma vez quem ficou a ganhar foi quem fez prazos mais longos. Ou seja, é importante diversificar no prazo e também na classe de activos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead