anamandra

Testamento contestado e provado inválido

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria que me informassem por favor acerca de uma caso passado na familia em que constou o seguinte:

A minha mae foi criada por um casal, seus tios, que não tinham filhos, desde os 3 meses de idade. Por sua vez o parentesco era do lado de seu pai biológico, que era entao irmao dessa tia. Foi criada e por sua vez tutorada pelos mesmos até completar a idade da emancipação, e posteriormente ter casado.

Sempre os considerei como avós e nao como tios, e fui criada pelos mesmos como uma neta. Eles acoradaram em testamento feito um ao outro, que quem falecesse primeiro, deixava tudo ao outro que ficasse.

Entretanto quem faleceu primeiro foi o tio, deixando a tia sozinha e já com uma saude muito debilitada. Quem foi cuidar então dela, foram os meus pais, visto que se criaram a minha mae, era como que óbio que assim fosse. Durante um periodo excepcionalmente em que os meus pais tiveram de se ausentar, ela ficou aos cuidados de uns afilhados.

Ora quando meus pais voltaram para ao pé dela, já os afilhados tinham revertido a situação em seu favor, e a tia já não queria lá os meus pais.

Esses mesmos afilhados arranjaram forma de a tia fazer novo testamento deixando tudo a eles. Ela entretanto faleceu, e óbvio que nessas alturas aparecem sobrinhos de todo lado. O certo foi que não calhou nada a ninguem.

Isto já la vão talvez uns 10 anos, e agora há coisa de dias fomos informadas eu e minha mãe por uma prima que o testamento foi contestado por alguns sobrinhos, e foi considerado inválido.

Neste caso, e visto que dos irmãos de minha tia, já só uma irma é viva, será ela a herdeira direta por direito, ou existe outra situação possivel? Tendo sido a minha mãe criada por eles, tem algum direito?

Agradeço o vosso esclarecimento.

Muito obrigada.

A.B.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se eles nunca a perfilharam, adotaram, etc, e se também não aparece referida em testamento, a tua mãe é uma sobrinha como as outras, sem qualquer direito extra.

Quanto a saber quem são os herdeiros, há um outro tópico onde já foi discutido o direito à herança entre sobrinhos e irmãos e acho que a conclusão foi que os sobrinhos têm direito mesmo quando os seus pais já faleceram. Dá uma vista de olhos a http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4279.0

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor