davidmleal

Obrigações Subordinadas CGD 2009/2019 - Aniversário

45 publicações neste tópico

Nunca pensei que isto poderia acontecer num banco como a CGD, mas aconteceu. No dia 11/05/2011 a CGD deveria ter pago pelos juros do 2.º cupão das Obrigações Subordinadas CGD 2009/2019 - Aniversário.

De acordo com a remuneração do 2.º cupão:

4,25% ou, por opção da Caixa, Euribor 12 m* + 1,15%

http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Poupanca-Investimento/Estruturados/2009/Abril/Pages/Obrigacoes-Subordinadas-Aniversario.aspx

Em 27/10/2010, recebi uma carta da CGD a dizer que iria exercer a opção de remunerar a partir do 2.º cupão, ou seja, euribor 12 m + 1.15%.

O que aconteceu no dia 11/05/2011:

Recebi a remuneração à taxa 4.25%. VERDADE!

Como não utilizo a conta à ordem da CGD (está sempre zero), preferi não fazer qualquer movimento com aquele dinheiro para não correr o risco da conta ficar a negativa.

Vi a conta logo na manhã do dia 12 de Maio, e supresa supresa!! a conta estava a zero, sendo que as operações de anulação dos juros tem data de 11/05/2011.

Ou seja, um cliente da CGD que deveria ter recebido juros dessa aplicação no dia 11 de Maio, não recebeu. No dia 12 de Maio continua a não receber. Com a consequência de não estar a capitalizar esses mesmos juros. Amanhã tenho de ir a um balcão da CGD e talvez escreva uma queixa ao banco de portugal. 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

David, já somos 2!

com a particularidade de no meu caso, a sequência de movimentos a débito e crédito ter sido uma enorme confusão, da qual me creditaram e debitaram varias vezes o valor do cupão, do seguinte modo:

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201 215,45 582,53

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201 215,45 797,98

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201 215,45 1.013,43

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201 46,32 797,98

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201 46,32 751,66

.....................582,53

de qualquer maneira, no meu caso não preciso de ir a uma agência, já que tenho o novo serviço de gestão de conta on-line, o Caixa Directa mais on-line.

já enviei mail e vou ver o que me dizem.

no teu caso vai tb dando noticias, aqui ou por mp.

abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já está regularizado e finalmente a conta está certa.

Pagamento efectuado somente no dia 13/05/2011. Dois dias depois.

Talvez mande o meu CV para CGD, se tem pessoal que faz este trabalho, então eles necessitam urgentemente pessoalmente competente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho reparado em gente mt nova nos balcões agora... deverá ser falta de experiência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já está regularizado e finalmente a conta está certa.

Pagamento efectuado somente no dia 13/05/2011. Dois dias depois.

Talvez mande o meu CV para CGD, se tem pessoal que faz este trabalho, então eles necessitam urgentemente pessoalmente competente.

Confere! e tb tenho a mesma opinião relativamente à (in)competência de grande parte dos funcionários bancários...

Já agora, fizeste contas p ver se eles fizeram o cálculo correcto dos juros? p ter recebido cerca de metade dos juros do 1.º a taxa deve estar mesmo muito baixinha, aí pelos 2%... :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está correcto. A taxa (tanb) desse periodo é de 2.399% = (1.15% + 1.249%).

E para daqui a ano a taxa será (tanb) = 3.323%

Vamos ver se a CGD acerta à primeira daqui a um ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também a mim me aconteceu o mesmo com "mete e tira" dinheiro na conta.

O que não me agradou nada foi esta opção da CGD de embarcar pela opção Euribor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também a mim me aconteceu o mesmo com "mete e tira" dinheiro na conta.

Mas era evidente que o ia fazer, minimizando os custos de financiamento. Resta-nos esperar que à medida que a taxa suba o produto comece finalmente a compensar. Se continuar assim, é pior q um depósito a prazo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Óla amigos é mais um para a coleção. mas o mais grave para mim é que depositarão na conta no dia onze os juros de 4.25% e depois retirarão não sei se isto é legal as pessoas devião juntar-se para obter uma explicação

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas ainda alguem hoje em dia, para produtos com 2 opcoes de calculo de rentabilidade, espera a mais favoravel?

Pessoalmente, quando um produto menciona "rentabilidade: xpto, com o minimo de X%", eu leio "rentabilidade: X%" :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas ainda alguem hoje em dia, para produtos com 2 opcoes de calculo de rentabilidade, espera a mais favoravel?

Pessoalmente, quando um produto menciona "rentabilidade: xpto, com o minimo de X%", eu leio "rentabilidade: X%" :D

Em regra, a grande vantagem das obrigações, por comparação com outros produtos, seria precisamente, a de proporcionar um rendimento fixo/certo, desde que a empresa/banco/País não entre em incumprimento!

Estes produtos indexados à Euribor, regra geral, deixam o cliente a perder...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Espero que no final do 5ºcupão se possa resgatar o dinheiro ou arranjão outra ratoeira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Espero que no final do 5ºcupão se possa resgatar o dinheiro ou arranjão outra ratoeira

Podes vender a tua posição das obrigações da cgd a qualquer momento. Não és obrigado a ficar com o investimento até ao final do periodo. Neste momento valem 98% do investimento inicial, ou seja, se tiveres investido 1000 € então à quem compre por 980 €.

http://www.euronext.com/trader/download/instrument-3048-EN-PTCG17OE0003.html?selectedMep=5

Em relação a uma liquidação antecipada no 5.º cupão. É a cgd que define se pretende efectuar a antecipação ou não, ou seja, o cliente não tem qualquer palavra no assunto. Irá fazer? Não acredito, era necessario que a euribor tivesse muito elevada ou ponto que seria mais economico para a cgd lançar financiamentos a taxa fixa.

Em relação à remuneração das obrigações.

Eu sabia que a cgd iria activar a remuneração variavel (euribor+spread) por ser mais economico que a fixa a longo prazo. Mas ao mesmo tempo continuo achar que é um bom produto, que proximo ano irá vencer à tanb 3.323%, ou seja, a sua remuneração está a par de varios dep. prazo de 12 meses. Por isso acho que é um bom produto para ter, numa optica de diversificar a nossa carteira de investimentos.

Agora vivemos tempos de grande concorrência sobre os depositos a prazo e por isso há várias taxas superiores a 3.323%, mas até algum tempo atrás alguns depositos remuneravam à taxa da euribor de 12 meses sem qualquer spread. Por isso é preciso ter um pouco de calma.

Eu recebi desculpas telefonicas por parte da cgd. Eles disseram que foi um erro informatico. Agora eu sabia que estava mal calculado logo no dia 11 e por isso não mexi no dinheiro (por tenho sempre a conta ordem da cgd a 0 €), mas talvez outro cliente da cgd podesse ter movimentado a conta e tivesse arriscado a ficar com a negativa. Eu só sei que a pessoa que cometeu esse erro na cgd deve estar em muitos maus lençois. Porque esta é uma aplicação que a maior parte do conselho administrativo detem pelo menos 1 obrigação, por isso o CA da CGD vai querer saber o que passou. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes vender a tua posição das obrigações da cgd a qualquer momento. Não és obrigado a ficar com o investimento até ao final do periodo. Neste momento valem 98% do investimento inicial, ou seja, se tiveres investido 1000 € então à quem compre por 980 €.

http://www.euronext.com/trader/download/instrument-3048-EN-PTCG17OE0003.html?selectedMep=5

Em relação a uma liquidação antecipada no 5.º cupão. É a cgd que define se pretende efectuar a antecipação ou não, ou seja, o cliente não tem qualquer palavra no assunto. Irá fazer? Não acredito, era necessario que a euribor tivesse muito elevada ou ponto que seria mais economico para a cgd lançar financiamentos a taxa fixa.

Eu sabia que a cgd iria activar a remuneração variavel (euribor+spread) por ser mais economico que a fixa a longo prazo. Mas ao mesmo tempo continuo achar que é um bom produto, que proximo ano irá vencer à tanb 3.323%, ou seja, a sua remuneração está a par de varios dep. prazo de 12 meses. Por isso acho que é um bom produto para ter, numa optica de diversificar a nossa carteira de investimentos.

Agora vivemos tempos de grande concorrência sobre os depositos a prazo e por isso há várias taxas superiores a 3.323%, mas até algum tempo atrás alguns depositos remuneravam à taxa da euribor de 12 meses sem qualquer spread. Por isso é preciso ter um pouco de calma.

Eu recebi desculpas telefonicas por parte da cgd. Eles disseram que foi um erro informatico. Agora eu sabia que estava mal calculado logo no dia 11 e por isso não mexi no dinheiro (por tenho sempre a conta ordem da cgd a 0 €), mas talvez outro cliente da cgd podesse ter movimentado a conta e tivesse arriscado a ficar com a negativa. Eu só sei que a pessoa que cometeu esse erro na cgd deve estar em muitos maus lençois. Porque esta é uma aplicação que a maior parte do conselho administrativo detem pelo menos 1 obrigação, por isso o CA da CGD vai querer saber o que passou. 

Pois, foi exactamente isso que me aconteceu, juntei este dinheiro com outro que tinha recebido do pagamento do trabalho e transferi para uma outra conta que me rende juros, ficando a da C.G.D. a negativo, no entanto, o que vale é que dei conta logo no próprio dia 12...p isso n chegou a estar 1 dia nessas condições...

Mas eles costumam sempre dizer que estas coisas não há qualquer intervenção humana, que é o "sistema informático" que processa este tipo de procedimentos.... agora por trás do dito sistema há responsáveis, claro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Noites,

Efectivamente, estou convicto de que a CGD está a perder qualidade! Dado que competetividade raramente tem! Começam a aparecer alguns produtos novos, mas a maioria das vezes não se enquadram no tipo de clientes que tem! Além de que a maioria dos Gestores que temos não ligam nenhuma à carteira do cliente, é uma vergonha autentica...

A sorte é que as fronteiras são perto... e a concorrência é interessante.

Bom Trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Também comprei obrigações CGD 2009/2019 ANIVERS , a conselho da minha gestora de conta. E, pelo que vejo, fiz mal, porque desconhecia as questões ligadas a estes produtos.

( e ainda não estou esclarecida, pois na CGD chutam para o lado... :o)

Como só de vez em quando é que vou à minha conta, qual não é o meu espanto quando vejo que  o valor desceu cerca de 50%!!!!

Telefonei para a CGD e deram-me a informação de que não me deveria preocupar pois a situação iria ser regularizada (????!!!) pois estava a ser seguida (??) e não me sabiam dizer mais nada por agora :o!

A minha questão é tão simples quanto isto. No final dos 5 anos ou dos 10 anos o dinheiro que se lá pôs é-nos devolvido? Eu, por exemplo comprei 8000 Euros (e agora aparece-me num extracto que o valor está a cerca de 50% - não tenho aqui presente o valor exacto). Quanto receberei em 2014 ou em 2019?

já nem falo nos juros...

Se as vender agora a perda é desta dimensão?

A CGD se eu as quiser vender, compra-as?

muito obrigado pelo esclarecimento que me possam dar

IV

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As obrigações funcionam deste modo.

Emprestamos dinheiro a uma entidade e ela fica comprometida a pagar-nos juros sobre esse dinheiro e a devolver o empréstimo no final, pelo mesmo valor que se entregou.

O que pode acontecer é trocarem-se essas obrigações em mercado secundário, isto é, vender o "empréstimo" que se vai receber a outra pessoa. Quando se faz isso, o preço de venda está sujeito a cotação actual. Se essa for 50%, perde 50% do dinheiro. Se for 105%, ganha 5%. Mas se mantiver até ao fim, independentemente da cotação, recebe sempre o valor inicial (excepto em casos de falência)

Isto dos juros, também fui apanhado da primeira vez. Tenho subscritas as obrigações subordinadas 2007/2017, que pagavam cupões crescentes a começar em 5%, e a partir do 5º ano pagavam sempre 5,8%.

Tinha depois um *, que dizia sujeito a switch. Na altura não fazia a mínima ideia do que era isso, mas depois vim a saber, no 2º ano, quando fizeram o switch, que já não pagava 5%, mas sim Euribor + x, ou seja, consideravelmente menos.

Do 6º ao 10º ano o cupão é fixo, mas pelos vistos a CGD tem a hipótese de reembolsar antecipadamente no final do 5º ano, e nesse caso lá se vão os 5.8%.

Alguém quer adivinhar o que a caixa vai fazer em 2012?  ;) Vá lá, não é muito difícil....

Nesta de 2009/2019, nem sequer compensa ficar para além do 5º ano, logo até é melhor se a caixa optar pelo reembolso antecipado.

Tendo em conta que todas as obrigações da caixa estão abaixo do valor inicial, é melhor manter. Mas que os DPs de hoje conseguem superar essas rentabilidades, ai isso sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As obrigações funcionam deste modo.

Emprestamos dinheiro a uma entidade e ela fica comprometida a pagar-nos juros sobre esse dinheiro e a devolver o empréstimo no final, pelo mesmo valor que se entregou.

....e se Portugal sair do Euro, o dinheiro (8000Euros) emprestado À CGD é devolvido (em euros) ou em escudos? É que se for em escudos há perdas violentas, não é?

O que pode acontecer é trocarem-se essas obrigações em mercado secundário, isto é, vender o "empréstimo" que se vai receber a outra pessoa. Quando se faz isso, o preço de venda está sujeito a cotação actual. Se essa for 50%, perde 50% do dinheiro. Se for 105%, ganha 5%. Mas se mantiver até ao fim, independentemente da cotação, recebe sempre o valor inicial (excepto em casos de falência)

e isso inclui voltar para o escudo?

Isto dos juros, também fui apanhado da primeira vez. Tenho subscritas as obrigações subordinadas 2007/2017, que pagavam cupões crescentes a começar em 5%, e a partir do 5º ano pagavam sempre 5,8%.

Tinha depois um *, que dizia sujeito a switch. Na altura não fazia a mínima ideia do que era isso, mas depois vim a saber, no 2º ano, quando fizeram o switch, que já não pagava 5%, mas sim Euribor + x, ou seja, consideravelmente menos.

também sofri o mesmo problema pois acreditei na gestora de conta da CGD. >:(

Do 6º ao 10º ano o cupão é fixo, mas pelos vistos a CGD tem a hipótese de reembolsar antecipadamente no final do 5º ano, e nesse caso lá se vão os 5.8%.

Alguém quer adivinhar o que a caixa vai fazer em 2012?  ;) Vá lá, não é muito difícil....

Nesta de 2009/2019, nem sequer compensa ficar para além do 5º ano, logo até é melhor se a caixa optar pelo reembolso antecipado.

pois...

Tendo em conta que todas as obrigações da caixa estão abaixo do valor inicial, é melhor manter. Mas que os DPs de hoje conseguem superar essas rentabilidades, ai isso sim.

Pois irei ter de aguentar... não vejo o que possa fazer :'(

eu acho que é muito grave a CGD vender estes produtos (em 2009, já sabendo que poderiam haver problemas...) a pessoas que sendo suas clientes há decadas e só têm as suas economias, dando informações de que são iguais a depósitos só diferindo no tempo (muito longo) . Estou chocada com a falta de ética e de profissionalismo da CGD. >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que é mais um caso de mau gestor.

Há pessoas que sabem bem do que falam e explicam tudo, e há outras que dominam menos o assunto e fornecem explicações incompletas.

Quanto à temática de se voltar ao escudo, já tenho visto muita discussão pela net fora.

Se isso realmente vier a acontecer, todos os depósitos/obrigações/poupanças portuguesas são convertidas de euros para escudos. É óbvio que há perdas posteriores com a desvalorização da moeda, pelo menos em relação ao resto do mundo.

Internamente, tudo passaria para escudos logo inicialmente não se nota a diferença, até a inflação disparar.

Activos estrangeiros ou em moeda estrangeira devem ficar nessa moeda. Nisso incluem-se contas em USD; CHF; GBP, respectivos depósitos a prazo, fundos de investimento estrangeiros, obrigações cotadas em moeda estrangeira, etc...

Em princípio, claro. Esse tipo de detalhes teria de ser esmiuçado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ruicarlov

Antes de mais, obrigada pela paciência nas explicações.

hoje em dia tenho vindo aos fóruns ver se percebo mais alguma coisa... e uma coisa eu percebi-

isto só se explica com as comissões do pessoal dos balcões.

Outra pergunta. Quando diz "todos os depósitos/obrigações/poupanças portuguesas são convertidas de euros para escudos" isso também se aplica aos PPR e seguros de vida que se tenham feito e que vençam daqui a 15 anos? É que fiz alguns ao longo dos anos na Fidelidade (CGD) e se calhar levanto-os...estou um bocado baralhada...

esta pergunta tem mais uma vez a ver com a protecção da moeda de poupança. é que elas foram feitas em Euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, parece que já me estou a falar de escudos em dois tópicos ao mesmo tempo.  :P

Não sei se devia dizer que os produtos da CGD eram desadequados. As rentabilidades prometidas estavam programadas para dois cenários: rápida subida da Euribor ou não. A Caixa nunca foi conhecida pela alta rentabilidade dos seus investimentos, e o que se tem conseguido dessas obrigações está dentro daquilo que espero da CGD.

Quanto aos PPR e seguros de vida, também devem passar para escudos. A mesma coisa para seguros de capitalização, empréstimos, acções portuguesas.

Só produtos ligados a empresas lá de fora é que não devem sofrer essa alteração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

muito obrigada!

:) :) :) :) :) :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de uma desvalorização de 98% para 52% do preço destas obrigações.

Hoje houve uma valorização no preço da nesta obrigação da cgd para 80%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, sou um visitante pouco assiduo do forum, mas hoje vi este tópico e como sou tambem um dos "apanhados" nestes negócios de letras miudinhas do banco do estado, surgiu-me uma duvida:como é que se compram estas obrigações no mercado?

Como andam tão desvalorizadas estava tentado a enterrar aqui mais algum ou pelo menos suavizar as perdas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead