Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Curioso

Anexo G

4 publicações neste tópico

Boa tarde a todos. Parabéns a este fórum!

Em 2010 vendi a minha habitação por 275K

Comprei-a em 2002 por 245k

Paguei ao banco a dívida de 198K

Vou comprar nova casa este ano de 2011 pelo valor de 350K e vou pedir empréstimo de 140K

No anexo G de 2010 tenho de preencher o valor em dívida ao banco no valor de 245K e o que declaro como intenção de reinvestir? É reinvestido 198K em 2010 e o restante em 2011? Se declaro em 2010 o valor de reinvestimento de 198K ele pede a matriz do imóvel, mas ainda não comprei para saber! Ou declaro reinvestimento dos 198K da dívida ao banco mais o restante no IRS de 2011 quando comprar o novo imóvel? Não me faz sentido dizer que reinvesti em 2011 a totalidade quando a amortização do empréstimo da casa antiga foi em 2010.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

amortização de empréstimo ao banco não é reinvestimento, a compra de casa nova para morar é que é.

Deves declarar que vais reinvestir 210.000€ em 2011 (correspondente àquilo que vais pagar do teu bolso).

Na verdade não reinvestes tanto, pois a tua mais-valia foi bem menor, mas ou a aplicação te obriga a meter um valor mais baixo ou depois o fisco faz as contas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas disseram-me que a amortização da dívida que tinha com o banco era considerado reinvestimento se comprasse uma nova casa de habitação!?

Com o dinheiro que recebi da venda de 275K paguei ao banco pelo empréstimo que tinha 198K. Só fiquei com 77K para comprar a nova.  ???

Enganaram-me?

Comprei a nova por 350K e pedi ao banco 140K, meti do meu bolso 210K. Então como recebi da venda da casa 275K vou ser tributado em 65K??? Apesar de ter pago ao banco pelo empréstimo antigo 198K???

Isto não faz sentido nenhum para mim. É uma roubalheira!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como é que queres que te digam se foste enganado se nunca disseste o que te disseram? :P

Estás aí a fazer uma grande confusão. Ou até mais do que uma:

* Em primeiro lugar, o que é tributado é a mais-valia, não o valor da venda da casa (isso sim, seria uma roubalheira). Ou seja, se tu compraste a casa por 245k e a vendeste por 275k, tiveste uma mais-valia de 30k e é só esse valor que interessa.

* Na verdade, segundo o código do IRS, o imposto até só incide sobre metade da mais valia

* Mais ainda, como compraste a casa em 2002, há que aplicar o fator de atualização (que para esse ano é de 1.15) e chegas à conclusão que até tiveste prejuízo na venda da casa e não fizeste mais-valias nenhumas, logo não há nada sobre que incidir imposto.

(para mais detalhes sobre estes cálculos lê http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743)

* Acresce que, tal como diz no Código do IRS, é excluído da tributação "se no prazo de 36 meses contados da data de realização, o valor da realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, for reinvestido na aquisição..."

* Ou seja, a única coisa que o fisco te exige que reinvistas para não seres tributado são os 275k-198k=77k

* Mas mais uma vez, isso não interessa muito, porque nem sequer tiveste mais-valia com a venda da casa...

Concluindo, concordo contigo - é uma roubalheira. O país aqui a precisar de dinheiro e tu não pagas um cêntimo de imposto sobre o dinheiro que fizeste com a venda da casa... quem diria! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0