viegaslx

Doacções - Associação dos amigos dos animais

6 publicações neste tópico

No ano de 2010 fiz donativos para uma associação dos amigos dos animais.

Sei que é para colocar no anexo H quadro 7, mas a minha dúvida é saber qual é o código beneficio. Alguém me pode ajudar?

PS: eu liguei para o 707 206 707 e não me souberam responder !!!!!!!!!!!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que nem todos os donativos são dedutíveis!

Para saber o código, é procurar por donativos, na aplicação do IRS. Estão lá todos os cenários suportados (a esmagadora maioria dos quais, descrita nos artigos 62º e 63º do Estatuto dos Benefícios Fiscais).

Outra hipótese é consultar o que diz no documento passado pela entidade. De acordo com o Artigo 66º:

Artigo 66.º

Obrigações acessórias das entidades beneficiárias

1 - As entidades beneficiárias dos donativos são obrigadas a:

a) Emitir documento comprovativo dos montantes dos donativos recebidos dos seus mecenas, com a indicação do seu enquadramento no âmbito do presente capítulo e, bem assim, com a menção de que o donativo é concedido sem contrapartidas, de acordo com o previsto no artigo 60.º;

...

2 - Para efeitos da alínea a) do número anterior, o documento comprovativo deve conter:

a) A qualidade jurídica da entidade beneficiária;

B) O normativo legal onde se enquadra, bem como, se for caso disso, a identificação do despacho necessário ao reconhecimento;

c) O montante do donativo em dinheiro, quando este seja de natureza monetária;

d) A identificação dos bens, no caso de donativos em espécie.

Ou seja, deverá dizer algo do género (que copiei de outro lado): "- os donativos monetários de empresas concedidos sem contrapartidas, nos termos do art.º 61 do EBF, podem ser considerados custos do exercício em sede de IRC, nos termos do disposto na alínea d) do nº 5 do art.º 62º do EBF, em valor correspondente a 150% do montante concedido;"

Caso contrário, é um mero recibo, sem direito a benefício fiscal e deves pedir à entidade que te passe um recibo nos moldes apropriados, se ainda fores a tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
eles passaram-me  recibos na altura e disseram-me que poderia colocar em IRS

Tens lá o endereço de mail deles. Manda-lhes um mail a perguntar onde ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, num forum de financas ninguem sabe a resposta a isto?! É preciso enviar um email à associação?!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá tmp-pt

Todas as opiniões são válidas, mas com toda a sinceridade o seu post pouco acrescenta à resolução.

Os membros do forum são pessoas que ajudam de forma gratuita e voluntária, não são fiscalistas, economistas ou outros ...istas profissionais e remunerados e como tal podem não ter resposta para tudo.

Neste caso a resposta à questão está descrita no post do Paulo Guia.

O código deve estar no recibo emitido pela entidade a quem foram feitos os donativos, em caso de dúvida, ou de outra forma para ter certezas mais vale mandar um e-mail à associação (algo que demora 5 mins) e dessa forma evita qualquer erro com as finanças.

Se nem a linha de apoio das finanças soube responder :)

Cumps e tudo de bom,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead