Zéboa

Dúvida IRS

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Dado ser a primeira vez que escrevo no fórum, não posso deixar de felicitar todos os presentes no fórum, pois prestam um verdadeiro serviço público.

Passando a minha dúvida, prende-se com o facto do Anexo B, quadro 4 C "opção pela aplicação das regras da categoria A".

Alguém me sabe explicar quais as vantagens e desvantagens do mesmo?

Em 2010 fui dos chamados "falsos recibos verdes", prestava serviços sempre à mesma entidade. Tive grande parte do ano a recibos, passando a contrato no final do ano.

Ao fazer a simulação do IRS com as opções "aplicação das regras de categoria A" e com "não aplicação das regras de categoria A", é claramente favorável a opção "não aplicação das regras de categoria A". O que me parece estranho...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Ao fazer a simulação do IRS com as opções "aplicação das regras de categoria A" e com "não aplicação das regras de categoria A", é claramente favorável a opção "não aplicação das regras de categoria A". O que me parece estranho..."

Deixa de ser estranho a partir do comento em que obteve rendimentos de trabalho dependente, excluindo-o da vantagem de ser um "falso recibo verde", para ser um "meio falso recibo verde".  :o

A vantagem da opção pelas regras da categoria "A" só o são verdadeiramente quanto o sujeito passivo não tenha rendimentos da categoria A.

Cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso tem a ver com o facto de as deduções específicas de cada categoria serem calculadas de forma diferente. Na categoria A é um valor fixo, na categoria B (no regime simplificado, pelo menos) é uma percentagem dos rendimentos.

Se os teus rendimentos forem baixos, compensa mais deduzir um valor fixo; se forem altos compensa mais deduzir uma percentagem do rendimento.

Parece menos estranho, agora? :)

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4417.msg34675#msg34675

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dúvida esclarecida.Obrigado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead