Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
LUTEI54

HERANCAS VS IRS

4 publicações neste tópico

A MINHA MÃE TINHA DIREITO POR HERANÇA,POR MORTE DE UMA TIA EM 1980, A UMA PARTE DE UM TERRENO RUSTICO. ENTRETANTO  A MINHA  MÃE FALECEU EM 2010.03.02.  ESSE TERRENO FOI VENDIDO EM 2010.05.13.    COMO HERDEIROS QUE SOMOS, O PAI E 4 FILHOS, COMO DEVEMOS PREENCHER O IRS E QUE VALORES APRESENTAR  CADA UM DE NÓS NO ANEXO G ? ( FOI FEITA A HABILITACAO DE HERDEIROS PARA CONCRETIZAR A VENDA).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O terreno era todo da tua mãe? Ou era apenas uma fracção? Para efeitos do que vou dizer a seguir, assumo que se fosse todo dela.

Também pode ser importante saber se vocês já apresentam todos declarações separadas ou se ainda há algum dos filhos que esteja incluído como dependente na declaração do pai (ou vice-versa - a partir de uma certa idade são os pais que começam a aparecer como dependentes dos filhos :)).

Cada um de vocês deve preencher o quadro 4 do anexo G da seguinte forma:

* em realização colocam o valor que coube a cada um pela venda (se o terreno foi vendido por 30.000€, o vosso pai escreve 10.000€ e cada um dos filhos 5.000€, assumindo que nas partilhas ficou 1/3 para ele e o resto para vós; se a divisão foi outra, adaptem ao vosso caso).

* em valor de aquisição devem colocar o valor pelo qual o terreno estava avaliado (o que constava da caderneta predial na altura em que ele passou para as vossas mãos, ou seja, quando foi feita a habilitação de herdeiros).

* em encargos, colocam as custas com todo o processo (preço das escrituras e habilitação de herdeiros, impostos, etc) na devida proporção que coube a cada um também

* finalmente em quota-parte a parte que cabia a cada um

Façam a simulação antes de submeter a declaração para confirmar que não há surpresas. Na dúvida, peçam para confirmar o preenchimento nas Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

No preenchimento do anexo g do irs tenho a seguinte dúvida, que pretendia ter esclarecida:

Numa herança para 2 irmãos casados sob comunhão de adquiridos, qual a % quota parte que deve ser colocada, 50% ou 25%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
No preenchimento do anexo g do irs tenho a seguinte dúvida, que pretendia ter esclarecida:

Numa herança para 2 irmãos casados sob comunhão de adquiridos, qual a % quota parte que deve ser colocada, 50% ou 25%.

Donde vêm os 25% ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora
Entrar para seguir isto  
Seguidores 0