Visitante Consultor

Legalizar serviço de consultor

9 publicações neste tópico

Boa tarde

Antes de mais as minhas desculpas de estou a colocar este tópico no sitio errado.

A minha questão é a seguinte:

Que é necessário em termos legais para ser um consultor financeiro independente?

Tenho vários conhecimentos mas queria trabalhar sem estar ligado a nenhuma empresa, porem não encontro nenhuma informação para saber se posso exercer esta actividade por conta própria sem ter empresa...

Desde já obrigado pelas respostas e ajuda que possam facultar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se for empresa o que é necessário para estar legalizado nesta área ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas mais uma vez,

Peço desculpa pela insistência mas é muito importante eu obter estas informações o mais rápido possível, visto ninguém ter me respondido estou a ver que ainda é mais difícil de saber do que eu pensava...

Ninguém faz a ideia de onde eu me possa informar sobre a minha questão?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha questão é a seguinte:

Que é necessário em termos legais para ser um consultor financeiro independente?

Tenho vários conhecimentos mas queria trabalhar sem estar ligado a nenhuma empresa, porem não encontro nenhuma informação para saber se posso exercer esta actividade por conta própria sem ter empresa...

Pode não responder cabalmente, mas é uma ajuda: http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_como-funciona

Questões e respostas: http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_faq

Portal da empresa: http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Geral/faqs/Criacao_Empresa/Empresa_na_Hora/

Simplex: http://www.simplex.pt/faqs/faqDetalhe04.html

Portal do cidadão: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/IRN/pt/SER_criacao+de+empresa+na+hora.htm

Por outro lado pode candidatar-se a trabalhar como  consultor independente para empresas de consultadoria, bastando para tal enviar CV e marcar entrevista.

Tem fundo de provisão? Lista de potenciais clientes?

Montar uma empresa pode ser barato, mantê-la já é outra história!...

Mas nada como ter espírito de iniciativa!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia JRibeiro

Obrigado pela resposta, mas a minha questão é mesmo trabalhar por conta própria ser criar uma empresa porque tal como disse isso encarrega custos elevados. A minha grande dúvida e que não consigo esclarecer em lado nenhum ( é que nem sei onde me dirigir para me informar..) é o que é preciso em termos legais para eu trabalhar por conta própria na área financeira , mais propriamente na reestruturação financeira..

A minha ideia era não estar ligado a nenhuma empresa porque senão "fico obrigado" aos protocolos deles, e como na área de reestruturação não concordo com preços e soluções das mesmas queria iniciar isto livremente e sozinho

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abre actividade, colecta-se com ou sem contabilidade organizada, e presta os serviços inerentes ao seu código de actividade.

Onde estão as duvidas?

Obrigado pela resposta, a minha dúvida é se tenho que ter ( se é que existe ) alguma licença ou algo semelhante para puder trabalhar neste ramo independentemente ...

Ou posso simplesmente abrir actividade, um escritório e começar a trabalhar? Estou a achar simples de mais...Já agora onde posso consultar os códigos de actividade?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado pela ajuda

Vou ver se contacto então uma sociedade de contabilistas para ver se me esclarecem as minhas dúvidas.

Basicamente os meus serviços é de aconselhamento e orientação para famílias com problemas financeiros onde a minha ideia é avaliar o seu grau de endividamento com um check up financeiro e encaminhar para uma solução, seja ela uma consolidação de créditos, plano de pagamentos ou insolvência, claro que para estes dois últimos casos teria que ter um advogado comigo para dar entrada dos processos, pois só eles têm o poder para avançar com uma insolvência ou plano de pagamentos.Tudo dependeria da situação do cliente.

Simplesmente ( que não é tão simples assim ) quero fazer este serviço mas sabendo que estou a agir bem perante a lei e que não estou a cometer nenhuma ilegalidade, várias empresas fazem este serviço, intermediação de resolução de dívidas e apresentam as soluções acima descritas, mas lá está são empresas...

Gostava de descobrir se só abrir actividade é suficiente ou se terei que ter alguma licença oara exercer esta actividade..

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é preciso nenhuma licença especial. Insolvencias, só com advogado. Aconselhamento financeiro, só por intermedio de empresa com poderes para tal. Vc só será intermediario.

Sim, quanto à questão da insolvência tenho alguns advogados dispostos a terem "parceria" comigo,no meu caso era mesmo ser "intermediário" mas fazendo eu o diagnóstico financeiro e tratar do respectivo dosisier até porque já o fiz mas em empresas onde trabalhei e depois "reencaminhar" para a melhor solução do cliente

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead