rmhm

Ajuda - ANEXO G - Venda/Compra de Imóveis

3 publicações neste tópico

Boa noite,

Provavelmente já se discutiu muito sobre isto. Como continuo com algumas dúvidas exponho o meu caso particular para que me possam ajudar de forma orientada ao que aqui indicarei.

Em 12/2009 a minha esposa vendeu um imóvel (onde viviamos) por 85.000eur. Este imóvel foi herdado em 11/2008 e avaliado pelas finanças em 70.490eur.

Estas transações foram por nós declaradas no anexo G da declaração IRS de 2009 - no campo 401 colocamos os valores e datas de realização e aquisição respectivamente, a identificação matricial do bem. Nesta mesma declaração, no campo 5 indicamos no campo 506 (valor de realização que pretende reinvestir) =85.000eur.

Em 02/2010, fizemos a compra de um novo imovel (habitacao permanente) por 225.00eur.

È necessário fazer algo na declaracao de IRS2010 para este efeito ou as Finanças vão cruzar esta informação (ou já o fizeram) e fica tudo resolvido - acrescento que este novo imovel já aparece no Patrimonio e está com a avaliação feita, etc.

Ou seja, venda feita em 2009, compra feita em 2010 - tenho de fazer algo no IRS de 2010 ou considero terminado o assunto?

Aguardo.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens de declarar a compra que é para as Finanças ficarem a saber quanto dinheiro foi reinvestido (neste momento sabem que o imóvel é teu mas não sabem se é esse que conta para o reinvestimento nem quanto te custou).

Preenches novamente o anexo G, indicando a venda novamente no quadro 4 e os dados do reinvestimento do quadro 5.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ter em atenção o artigo 10º do IRS na parte do reenvestimento.

Só é aceite o reevestimento se o imovel vendido seja habitação proprio e permanente e investido em outro imovel com a mesma natureza, ou seja o domicilio fiscal tem de estar no imovel vendido e depois no adquirido.

Evitar más noticias futuras.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor