YARA

Fundo pensoes colocado mal ha 3 anos: e agora?????

7 publicações neste tópico

Boa noite.

Ia meter o IRS familiar hoje e deparei-me com uma situação.

Já há 2 ou 3 anos que meto o Fundo de pensoes nos "acrescimos por imcumprimento de requisitos" em "ao rendimento".

Claro que recebi menos por isso...

Claro que o Estado estando a ganhar nao disse nada...

E agora????

Um documento que diz "Declara-se para efeitos do disposto no Artigo 21º do EBF por expressa remissao do nº3 do Artigo 16º do mesmo Estatuto que foram realizadas no ano tal contribuoçoes para o Fundo de Pensoes nos termos e valor indicado de seguida"...

Onde deve ser inserido???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi - qual é o incumprimento? Estás a levantar dinheiro do fundo?

O documento que recebeste declara que contribuiste para o Fundo de Pensões com os valores indicados. E que os podes deduzir no IRS... Se procurares no facilitador de preenchimento por PPR e clicares no link, saltas direto para o quadro 7 do anexo H. Adicionas uma linha com o código 711 e preenches o resto dos valores. Com um pouco de sorte até pode ser que já esteja pre-preenchido...

Outra alternativa: Na ajuda por temas, se procurares por fundo de pensões, também encontras as instruções para o preenchimento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O erro é que pus no Quadro 10 nos Acrescimos por incumprimento de requisitos "ao rendimento" (campo 1002) quando eu nao tirei nem levantei nada...

Resumindo, desde 2006 que ando a por ai e nas simulaçoes se tivesse posto no quadro 7, campo 711, tinha recebido mais 180/190€ em cada ano...

É possivel reverter de alguma forma a situaçao???

Pelo menos de 2008 e 2009???

Se fossemos nós a errar e a prejudicar o estado caiam-nos em cima, assim ninguem diz nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes tentar meter declarações de substituição. Não sei ainda é se vais a tempo...

Se fossemos nós a errar e a prejudicar o estado também ninguém dizia nada. Só quando há uma inspeção e aí tanto podiam descobrir que pagaste a mais como a menos, a situação era corrigida na mesma, acho eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poderei tentar meter declaraçao de substituiçao de que anos?

De todos??

É possivel meter de 2006,2007,2008 e 2009???

E multas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poderei tentar meter declaraçao de substituiçao de que anos?

De todos??

Já respondi que não sei. Mas podes ver se dá para meter, no portal das Finanças.

Consulta o Código do IRS, estão lá definidos os prazos, certamente... ou então pergunta nas Finanças.

Eu diria que mesmo assim é quase certo que terás de pagar uma coima - salvo erro as declarações de substituição sem penalizações só são aceites até 30 dias depois da primeira. Agora, se compensa ou não meter as declarações, só fazendo a simulação de quanto ficarias a ganhar a mais e de quanto vais pagar de multa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou la perguntar amanha.

Dizem que sao 4 anos se o Estado for prejudicado mas se for o contribuinte só sao 120 dias...

Vamos ver...

Vou informar-me melhor amanha numa Loja do Cidadao...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor