Silverio

Pedido de Ajuda - contrato de intermediação financeira

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Apesar de ser a primeira vez que coloco um topico, já sigo este Forum há bastante tempo e tem sido uma grande ajuda na minha gestão de finanças pessoais.

Rebebi um email de uma comercial do meu banco a solicitar o preenchimento de um questionário sobre o meu perfil de investidor e o contrato de intermediação financeira.

Eu nunca estive interessada em fazer qualquer tipo de investimentos com o meu banco e recusei aquilo que pensava ser uma proposta do banco.

A resposta foi a seguinte:

"No seguimento da Directiva Comunitária abaixo indicada (DMIF ( transposta para a legislação portuguesa, através do Decreto-Lei nº 357-A/2007)), tornou-se imperativo que as instituições de crédito tenham o perfil de investidor traçado em relação a todos os seus clientes, sendo inclusive e actualmente  um documento entregue aos novos clientes no momento da abertura de conta.

Trata-se de um questionário que serve apenas para traçar um perfil do cliente, por forma a aumentar o conhecimento do Banco em relação aos seus clientes e a alcançar-se  a melhor adequação possível nas propostas de produtos e serviços do Banco,  perfil esse que poderá ir sofrendo alterações a pedido do cliente ao longo do tempo.

Quanto ao contrato de intermediação financeira associado, este  não a vincula a nenhuma obrigação junto do Banco, servindo apenas para tomar conhecimento dos deveres da instituição de crédito e das normas em vigor relativas à relação (actual ou futura) entre o cliente/ investidor e a instituição de crédito." 

Será mesmo necessário preencher ambos os documentos solicitados ou trata-se de uma estratégia comercial?

Muito Obrigada,

Silverio

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, o banco tem que conhecer o perfil de risco do cliente, a isso está obrigado. Hoje em dia tipicamente apresentam o questionário logo na abertura de conta, mas as contas mais antigas podem não ter ainda essa informação (embora o banco se deva esforçar para a obter).

Basicamente, se da resposta ao questionário se vier a revelar que tens um perfil de aversão ao risco, por exemplo, o banco tem de te chamar a atenção sempre que tentes investir em produtos mais arriscados, alertando para o facto de serem de um perfil de risco superior àquele que é recomendado para ti. Acho que inclusive alguns produtos mais arriscados ficam fora do teu alcance, nesse caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve responder a esse questionário, serve para proteger o investidor mediante a apresentação de mais informação no momento da subscrição de produtos financeiros. Dessa forma irá estar mais salvaguardado. Os clientes particulares dos Bancos são clafissicados como "Investidor Não Profissional". Estes Clientes beneficiam de uma maior protecção, por disporem de menos informação e experiência.

Sem medos!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no caso do banco nunca ter solicitado o preenchimento do questionario de avaliação do perfil no momento do investimento , e sendo certo que apos uns anos o capital mantem-se  preso e sem vias de ser desbloqueado, de que forma poderei agir no sentido que recuparar os meus direitos ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead