MalaMen

Duvida preenchimento IRS

2 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Estava a preencher o IRS e surgiu-me uma duvida que talvez alguem me possa ajudar.

Trabalho por conta de outrem e estou colectado a recibos verdes para efectuar uns pequenos serviços ao longo do ano (Entre 1500€ e 2000€/ano).

Ao preencher o IRS se optar pela aplicação das regras da categoria A, o simulador indica-me que irei receber cerca de 400€, se não marcar estar opção, no simulador indica-me que recebo cerca de 500€.

Alguem me consegue explicar esta diferença? Naturalmente o normal será optar pela opção que me dá mais reembolso, no entanto gostava que alguem me explicasse se é indiferente escolher um ou outro, ou se é mais vantajoso um do que o outro (aparte do maior reembolso).

Obrigado antecipado a quem me possa ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso tem a ver com as deduções específicas de cada categoria:

* nos rendimentos da categoria A é um valor fixo (calculado em função do salário mínimo ou do IAS, não me lembro agora, sei é que anda acima dos 4000€)

* nos rendimentos da categoria B é de 30% dos rendimentos da categoria.

Ou seja, para rendimentos muito baixos, a fórmula de cálculo da dedução específica da categoria A é mais interessante. Por exemplo, imaginando uma situação limite em que se tinha 2000€ de rendimentos por conta de outrem e 2000€ em recibos verdes, passados sempre a uma mesma entidade, a opção pela tributação segundo as regras da categoria A, dá direito a uma matéria colectável nula (visto que os dois rendimentos somados nnão chegariam aos tais 4000€). A opção das regras pela categoria B dá direito a uma matéria coletável de 2000€ * 0,7 = 1400€, sobre a qual se vai calcular o imposto.

Obviamente, chega a um ponto em que a situação se inverte - em que o tal valor percentual é superior ao tal valor fixo e em que compensa optar pelas regras de tributação da categoria B. Fazendo uma pesquisa rápida pela net encontram-se vários sites onde é referido o valor global de rendimentos a partir do qual compensa mais a segunda opção (e é um valor relativamente baixo, algures entre 10.000€ e 15.000€).

Não encontrei nenhuma página com os valores deste ano, mas o princípio é o mesmo, só os valores mudam, é uma questão de fazer as contas. Deixo algumas para referência:

http://news.jpleconomistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1028:-irs-as-vantagens-da-opcao-pelas-regras-da-categoria-a-&catid=29:the-cms&Itemid=50

http://www.recibosverdes.org/financas/irs-outros-regimes

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead