nicsparks

alteração do reembolso do irs 2010

3 publicações neste tópico

Boa noite

ola

Fiz a minha simulação de IRS 2010 eencontrei uma disparidade no valor a reembolsar, sendo que em anos anteriores fui eu o reembolsado. As alterações no meu IRS de 2009 para 2010 foram:

- inciei actividade independente, paralela à actividade dependente na área da enfermagem, tendo optado o ano passado por ficar isento da retanção da fonte e sendo isendo pelo artigo 9º do Iva;

- tive menos despesas de educação , num valor de 2000€ a menos.

Possuo seguros num valor de 1400€ e despesas saude e educação no valor de 700€.

No ano passo fui reembolsado, sem actividade independente em cerca de 1300€ , este ano tenho que pgar 239€.

De um ano para o outro, com estas alterações tenho um montante a pagar elevado, tendo eu recebido o ano transato. O porque de tal disparidade?

Poder me ia explicar se o mesmo se deve à retanção na fonte da actividade dependente, que levou a esta disparidade tamanha?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende do valor auferido na categoria B se foi muito alto e não fizeste retenção pode ser explicado por aqui...passaste recibos verdes para apenas uma instituição? Se sim, simula optando pelas regras para a categoria A, e depois por fazer em separado e vê qual a mais vantajosa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não fizeste retenção na fonte estás à espera de quê? Não foste pagando ao longo do ano, tens de pagar agora no acerto de contas...

O facto de teres menos 2000€ de despesas de educação (parte das quais seriam deduzidas) também ajuda.

O que deves comparar é a coleta líquida, não o valor do reembolso. E mesmo aqui vais encontrar inevitavelmente diferenças, uma vez que as taxas de IRS subiram no ano passado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead