adec

E se o banco a quem se pediu credito habitação falir?

10 publicações neste tópico

Caso o banco a quem se pediu o credito habitação entre em falência, o que acontece ao imóvel? A divida é comprada por outro banco?Perde-se o imovel? Qual é a garantia que dão ao cliente?

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em qualquer empresa, em caso de dissolução, há uma entidade que fica encarregue da gestão de forma a que os activos sejam distribuidos pelos credores.

Neste caso, imagino que os créditos seriam comprados por uma outra entidade de forma a haver dinheiro para distribuir pelos credores. A partir desse ponto ficarias a pagar o dinheiro a essa terceira entidade.

Digo eu, pelo menos isto faz sentido para mim. Na prática não tenho a certeza, nunca li nada sobre isso.

Mas, já agora, a casa não é do banco, é tua. Não tens porque perder a casa. Tu deste-a como garantia do pagamento do empréstimo ao banco, não deste a capacidade do banco de a usar como garantia de outras coisas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas agora vou eu fazer uma pergunta completamente estupida.

Imagina o banco falir... tens lá as tuas aplicações, os teus trocos todos... juntamente com o credito á habitação...

Ficas sem dinheiro certo? porque depois não tens onde o ir buscar...

Então porque raio continuarás a pagar o crédito ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas agora vou eu fazer uma pergunta completamente estupida.

Imagina o banco falir... tens lá as tuas aplicações, os teus trocos todos... juntamente com o credito á habitação...

Ficas sem dinheiro certo? porque depois não tens onde o ir buscar...

Então porque raio continuarás a pagar o crédito ???

relativamente aos depositos e fundos de investimento estão garantidos até 25000 euros por dois fundos "a cargo" do banco de portugal e CMVM respectivamente. há um topico qui no forum sobre isso.

quanto aos creditos à habitação são considerados activos do banco e como tal serão vendidos a terceiros (normalmente outros bancos). Para o titular do credito a unica diferença é que deixa de pagar ao banco X (falido) e passa a pagar ao Banco Y.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

isso nos fundos, porque em depositos a prazo vai-se o dinheiro todo não é??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

isso nos fundos, porque em depositos a prazo vai-se o dinheiro todo não é??

Não se vai todo nem coisa que se pareça. O que não falta neste fórum é informação sobre o que perguntas....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas pessoal!

"Em caso de falência do banco o empréstimo da casa mantém-se e apenas passa a ter um credor diferente, que será a instituição responsável pela recuperação do banco ou a que tenha adquirido a carteira dos créditos. A responsabilidade de pagar o empréstimo mantém-se tal como acontecia antes." in diario economico

Espero que tenho ficado esclarecida esta duvida que nos atormenta a todos.

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é uma questão de lógica. Se assim não fosse até rezava para que o meu banco falisse. devo-lhes mais do que eles me ficavam a dever a mim.  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entao e se....todos os bancos falissem?!! haha

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se todos os bancos falissem acredita que a tua hipoteca ñ era a maior das tuas preocupações ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead