Beatriz

IRS 2008 Reformados

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

Uma senhora reformada começou a entregar a declaração de IRS em 2010, referente ao ano 2009. Agora recebeu uma carta das finanças a pedir justificação por não ter feito a declaração em 2009, referente ao ano 2008.

A minha dúvida é: O valor a partir do qual é obrigatório a entrega da declaração também era de 6.000€, em 2008? Ou era 6.100€?

Esta senhora tem de fazer agora a entrega dessa declaração? Se sim, tem de pagar multa, certo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A redação atual do Código do IRS, no que a esta questão diz respeito, já data, pelo menos, do fim de 2007:

Artigo 58.º

Dispensa de apresentação de declaração

Ficam dispensados de apresentar a declaração a que se refere o artigo anterior os sujeitos passivos que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isolada ou cumulativamente:

a) Rendimentos tributados pelas taxas previstas no artigo 71.º e não optem, quando legalmente permitido, pelo seu englobamento; (Red. Dec.-Lei n.º 238/2006 de 20/12 )

B) Rendimentos de pensões pagas por regimes obrigatórios de protecção social, de montante inferior ao da dedução específica estabelecida no n.º 1 do artigo 53.º (Red. Dec.-Lei n.º 238/2006 de 20/12 )

Artigo 53.º

Pensões

1 - Aos rendimentos brutos da categoria H de valor anual igual ou inferior a € 6 000 deduz-se, até à sua concorrência, a totalidade do seu quantitativo por cada titular que os tenha auferido. (Redacção da Lei n.º 67-A/2007 de 31/12)

...

Portanto, o limite já era o mesmo nessa altura.

Quanto a saber dizer se a senhora tem de apresentar ou não a declaração de rendimentos desse ano, só sabendo quais foram os rendimentos dela é que se pode responder. Mas se o tiver de fazer tem de passar multa, sim...

P.S: Já agora, no portal das finanças também estão disponíveis as redações anteriores de cada artigo, basta clicar no link "(redacção anterior)", no fim de cada página. Através da data indicada para a alteração na versão mais recente dá para ficar com uma ideia de quando é que entrou em vigor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Pauloaguia.

A senhora recebeu de reforma mais pensão de viuvez um total de 6.061€ referente a 2008, portanto ultrapassou os 6.000€.

Eu é que tenho a impressão de ter lido em qualquer lado que em 2008 o limite eram os 6.100€ mas já pesquisei e não encontro nada.

Obrigada mais uma vez

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2007 (declarações metidas em 2008) o limite eram os tais 6100€.

Desde 2008 (declarações metidas em 2009) o limite passou a ser 6000€.

Tenho uma vaga ideia que no ano passado já houve uma confusão deste género, com milhares de reformados a receber esse aviso e o fisco acabou por perdoar a multa se a declaração fosse metida até algum tempo depois. Quem sabe, pode ser que ainda tenha sorte...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Pesquisando sobre o assunto cheguei aqui e lembrei-me de perguntar, se se apercebeu se a multa terá sido perdoada ou não, tendo apresentado o IRS de 2008 apenas em 2012.

Estou com um problema para a minha avó de 87 anos... nunca entregou IRS por receber menos que o salário mínimo... mas devido à alteração na lei, desde 2008 que deveria apresentar. E só agora nos apercebemos, porque lhe cortaram a isenção da taxa moderadora, e fomos às finanças perguntar porquê. Não souberam explicar, mas disseram que talvez fosse por não ter entregue o IRS, e que devíamos entregar o IRS de 2008 em diante.

Agora pergunto, será que perdoarão as multas da entrega atrasada, pela idade avançada da minha avó, porque nunca a alertaram para tal, e porque não se apercebeu que era preciso? (nem eu me apercebi!)

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sim. Pagou 50€ de coima. Eu entreguei a declaração e enviei por email a explicação para a não entrega dessa declaração, assim como um pedido para que essa coima fosse perdoada devido à idade e à falta de informação da senhora, mas não perdoaram e teve de mesmo de a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela explicação.

Eu já tratei de entregar as declarações em atraso desde 2008... juntamente com elas um pedido de perdão da coima, em virtude de não haver prejuízo para o Estado...

A ver vamos, qual será o resultado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho o mesmo problema,fui hoje para tratar disso e aconcelharam-me a fazer o mesmo,pedir o perdão das coimas, por acaso tem uma minuta para eu ver mais ou menos como fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead