pauloaguia

Saldo Disponível

11 publicações neste tópico

Banco de Portugal muda regras

As regras das contas ordenado vão mudar. O saldo destas contas à ordem vai deixar de incluir os montantes de crédito automático disponibilizados pelos bancos e passará a mostrar apenas o dinheiro que efectivamente tem na conta.

Em causa está o descoberto autorizado oferecido pelos bancos, uma espécie de «plafond» de crédito que tem sido incluído no saldo disponível e que vai deixar de o ser, a partir de 25 de Junho. A alteração consta de um Aviso emitido quinta-feira pelo Banco de Portugal, segundo o qual no saldo disponível passa a constar apenas o montante que os clientes da banca têm na conta.

No aviso emitido, a instituição estipula que «as instituições de crédito devem informar com clareza os clientes sobre a remuneração que oferecem pelos fundos recebidos e os elementos caracterizadores dos produtos oferecidos, bem como sobre o preço dos serviços prestados e outros encargos a suportar pelos clientes». Ou seja, devem mostrar apenas o saldo disponível do cliente, excluindo assim valores que possam ser alvo de cobrança de juros, comissões e outros encargos.

Ou seja, nas contas ordenado deixa de ser possível aquela situação em que o saldo disponível muitas vezes está "inflaccionado" do "descoberto autorizado" e que leva tanta gente ao engano a gastar dinheiro que efectivamente não tem.

Torna-se mais fácil gerir o dinheiro e evitar gastar demais.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá pauloaguia

Obrigado pela informação.

Aí está uma coisa que eu nunca subscrevi! ;) E do qual nunca senti a minima falta! Não há como só gastar aquilo que se tem!

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aí está uma coisa que eu nunca subscrevi! ;) E do qual nunca senti a minima falta! Não há como só gastar aquilo que se tem!

Eu também nunca subscrevi (pelo meno sintencionalmente). Simplesmente um dia reparei que o meu Saldo Disponível estava muito acima do que devia. Perguntei ao Banco o porquê e explicaram-me que era uma espécie de adiantamento sobre o meu ordenado mas, que se o usasse, pagaria juros por ele. Desde então passei a ligar ao Saldo Contabilístico.

Como eu naquela altura muita gente ainda hoje nem sequer sabe que isto existe. E como durante algum tempo só aparecia o Saldo Disponível no talão MB, muita gente gastava o que não tinha sem se aperceber... e o pior de tudo é que nem toda a gente monitoriza o extracto e repara que o banco cobra juros por esse tipo de operações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora aí está mais uma boa prática do BPI, tenho a conta ordenado, mas esse plafond nunca aparece, aparece sempre o valor que efectivamente tenho, pelo que sei que quando chegar a zero tenho mais aquele X para mexer se quiser.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ia dizer o mesmo Hsfarao, até fiquei surpreendido quando li isso na net, porque no BPI esse valor só aparece a partir do momento em que o saldo fica negativo até ao montante do crédito, depois não querem que diga que o BPI ainda é o melhorzito? lolol.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ia dizer o mesmo Hsfarao, até fiquei surpreendido quando li isso na net, porque no BPI esse valor só aparece a partir do momento em que o saldo fica negativo até ao montante do crédito, depois não querem que diga que o BPI ainda é o melhorzito? lolol.

confirmo  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Não tenho nenhuma conta ordenado mas aparece-me a mesma situação. Isso é normal mesmo quando se trata de uma conta a ordem? Eu nunca gastei mais do que devia mas essa situação vefirica-se há pouco tempo. Chegava a ter mais 2.500€ na conta, situação que voltava ao normal  em poucos dias...

Obrigada pela informação!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho nenhuma conta ordenado mas aparece-me a mesma situação. Isso é normal mesmo quando se trata de uma conta a ordem?

As contas ordenado são contas à ordem... a única diferença (para além deste "adiantamento") é que é a conta onde é depositado o seu vencimento. Há bancos que nem fazem qualquer tipo de diferença - uma conta à ordem onde esteja domiciliado o vencimento é automaticamente uma conta ordenado.

Poderá ser o caso? É a conta onde lhe é creditado o salário? De qualquer forma, a única maneira de tirar isso mesmo a limpo é perguntando ao seu banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas ordenado são contas à ordem... a única diferença (para além deste "adiantamento") é que é a conta onde é depositado o seu vencimento. Há bancos que nem fazem qualquer tipo de diferença - uma conta à ordem onde esteja domiciliado o vencimento é automaticamente uma conta ordenado.

Poderá ser o caso? É a conta onde lhe é creditado o salário? De qualquer forma, a única maneira de tirar isso mesmo a limpo é perguntando ao seu banco.

Não é um vencimento de salário mas sim uma pensão, acho então que é a mesma coisa não é? E é normal que os saldos contabilístico e disponível fiquem iguais passados poucos dias, uma vez que essa situação ocorre há poucos meses? Mais uma vez obrigada pela atenção e desculpe as perguntas... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead