Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JoaoBarreto

Vou-me iniciar nos depositos a prazo

6 publicações neste tópico

Boas tardes.

Desde já quero agradecer ao criador deste forum, pois juntamente com o blog são uma fonte de informação muito boa.

Resolvi registar-me para divulgar e aprender com a vossa ajuda, o meu caso de inicio de investimentos.

Tenho 24 anos, e comecei a trabalhar à 4 anos na empresa familiar onde estou. Estou em casa dos meus pais, ou seja, não tenho grandes despesas, não tenho créditos e efectivamente estou a pensar comprar casa daqui a uns bons anos.

O que acontece é que abri à 4 anos no BBVA uma conta poupança habitação que me dá uma taxa de juro ridiculamente baixa. Daí a vontade de investir em depósitos a prazo. Vou retirar esse dinheiro que lá tenho, juntar mais algum da conta do ordenado.

Assim consegui juntar cerca de 6400€ que pretendo investir numa primeira fase, no plano do BEST a 120 dias (TANB 6,25%). E após o fim desse prazo investir em um de 1 ano.

Uma vez que não são possiveis reforços, vou continuar a por todos os meses dinheiro de parte como se ainda tivesse continuamente a juntar para a conta poupança habituação, renovando ao fim dos 365 e reforçando o novo deposito a prazo.

Sendo a primeira vez que executo tal operação, estou com alguns receios de que possa estar a proceder de forma errada em algum campo.

Quero com isto perguntar aos mais experientes, se há algo neste processo que poderei optimizar, mudar, alterar de forma a não ter nenhuma surpresa desagradável no decorrer de toda este processo de investimento.

Outra pergunta que faço, é se com 6400€ (sensivelmente), os depósitos a prazo serão o melhor/o mais aconselhavel investimento.

Desde já obrigado a todos e boa tarde.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, ha um tópico por aqui que fala sobre os depósitos a prazo. Penso que TANB 6.25% a 120 dias nem é muito e que consegues arranjar melhor por 6 meses. Tens os bancos online (bancos esses que não tem a transparencia de um banco com balcões) com taxas de juro bastante apelativas. Eu fiz um deposito a prazo recentemente de 21.000€ com TANB de 5.5% no bpi por 6 meses. Acabou agora dia 5 de Setembro e olha que foi o melhor que encontrei.

para além dos depositos a prazo tens também os produtos estruturados com risco mínimo. Tens a longo prazo, curto prazo etc etc. Também tem a ver se necessitarás do dinheiro brevemente ou nao, daí teres em conta o prazo do depósito.

Dá uma olhadela no tópico dos depositos a prazo e vê esse link

http://spreadsheets.google.com/pub?key=po-SSJ-mywLul7l-lvpMycQ

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ja agora, não editando a minha reply visto que a pergunta do joao barreto tbm é do meu interesse. Tendo em conta o facto de ele perguntar qual o melhor investimento para esses 6400€, a minha pergunta é a seguinte: Não será rentavel estar atento ao cambio e comprar uns bons dolares para que quando a economia dos states melhor possamos receber uns valentes trocos? Sei que isso é muito relativo mas se tivermos em conta que hj o euro subiu de novo em relação ao dolar e podendo o dolar vir a disparar para baixo, é ou não má opção?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acontece é que abri à 4 anos no BBVA uma conta poupança habitação que me dá uma taxa de juro ridiculamente baixa. Daí a vontade de investir em depósitos a prazo. Vou retirar esse dinheiro que lá tenho, juntar mais algum da conta do ordenado.

Se usaste essa conta para tirar benefícios fiscais, o facto de retirares o dinheiro sem ser para comprar casa / obras vai dar direito a penalizações. Terás que declarar isso na próxima declaração de IRS para basicamente restituir os benefícios fiscais a que tiveste direito. Tenta simular em primeiro lugar quanto é que vais perder com isso...

Assim consegui juntar cerca de 6400€ que pretendo investir numa primeira fase, no plano do BEST a 120 dias (TANB 6,25%). E após o fim desse prazo investir em um de 1 ano.

Uma vez que não são possiveis reforços, vou continuar a por todos os meses dinheiro de parte como se ainda tivesse continuamente a juntar para a conta poupança habituação, renovando ao fim dos 365 e reforçando o novo deposito a prazo.

Em vez de estares 1 ano à espera para reforçar o depósito e ter o dinheiro todo junto, podes ir constituindo vários depósitos assim que tiveres essa oportunidade. Como muitos bancos penalizam os juros em caso de levantamentos antecipados, se precisares de parte do dinheiro de repente, é muito melhor perder 1 mês de juros sobre uma quantia mais baixa do que 11 meses de juros sobre muito dinheiro.

Outra pergunta que faço, é se com 6400€ (sensivelmente), os depósitos a prazo serão o melhor/o mais aconselhavel investimento.

Isso não depende tanto do montante mas mais do teu perfil de investidor. Se fores averso ao risco, deves investir sobretudo em depósitos a prazo ou obrigações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não será rentavel estar atento ao cambio e comprar uns bons dolares para que quando a economia dos states melhor possamos receber uns valentes trocos?

Talvez sim, talvez não... pessoalmente acho que é um bocado arriscado, até porque o Euro também deve descer um bocado nos próximos tempos... mas claro, isso depende da análise que cada um fizer da situação, eu não percebo muito de FX.

Anda para aí um tópico onde é discutido isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ESpecula-se que o euro poderá subir ainda mais, apesar de agora estar descendente. Isto é uma crise que está a bater fundo, é melhor não apostar nisso, força no depósito.

6,25% é boa taxa, mas atenção, as taxas devem descer em janeiro, convém aplicares mensalmente até janeiro e ir vendo como as coisas estão, assim que houver zunzuns do BCE que vão mexer, aplicas a um ano à taxa mais alta.

Ontem o Trichet falou, manteve nos 4,25 mas já deu a entender que vai baixar qualquer coisa mas ainda não é já. Só que quando baixar os bancos vão baixar os depósitos uma beca.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0