mirasintra

Regulação do Esquentador

1 publicação neste tópico

Bom dia

Não sei se já existe algum tópico sobre este tema, mas após algumas pesquisas não consegui encontrar nada semelhante então decidi partilhar connvosco esta informação.

Para aqueles que tem aquecimento de águas por gás, que será com certeza a grande maioria, quantos é que se preocuparam em regular a temperatura e caudal de saida de agua quente? Quantos é que tem de constantemente regular a temperatura da àgua no próprio duche compensando a temperatura adicionando água fria?

Pois bem, eu tambem o fazia até há dois anos atrás.

Qual é a lógica de estarmos a gastar gás para aquecer demasiado a água se depois temos de acresentar água fria? Porque não regular logo a força da chama para aquecer apenas o suficiente a água para que possamos tomar o nosso banhinho quentinho sem ter que abrir sequer a água fria. Se pensarmos bem e em termos de comparação é o mesmo que acelerar o nosso carro e travar ao mesmo tempo.

No vosso esquentador encontram com certeza duas torneiras, uma para o caudal de agua vs temperatura e outra para a força da chama. Ora no meu caso eu tenho regulado o meu esquentador para caudal mínmo e temperatura máxima, ou seja viro a vávula para o símbolo da temperatura e agora desde as últimas três semanas que já tenho a força da chama no mínimo pois chega bem para tomar um banhinho de água bem quentinha. Temos de ter em atenção que o esquentador deve ser regulado pelos menos duas vezes ao ano de acordo com a temperatura ambiente.

Esta regulação vai variar de caso para caso, quer seja pela potência do esquentador, distância do esquentador ao Wc e até mesmo tipo de canalização utilizada. Mas poderão facilmente verificar a poupança. No meu caso para duas pessoas em que uma botija pequena alimenta apenas o esquentador dura facilmente quatro meses sendo que tomamos banho diariamente.

Esta alteração pode aumentar um pouco o consumo de àgua até esta sair quente mas mais uma vez encontrei solução para tal, enquanto a água corre até aquecer coloco essa água num balde que re-aproveito para regar plantas lavagens de chão ou mesmo para deitar pela sanita. Mesmo assim a àgua que gasto até sair quente não chega para meio balde o que não considero de todo um gasto extraordinário.

Espero que gostem do post e principalmente que vos sirva de algo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor