Visitante idalina pereira

União de facto: estado civil declarações IRS separado

20 publicações neste tópico

Bom dia a todos..

espero que alguém me possa ajudar numa questão que apesar das tentativas ainda não consegui que ma esclarecessem devidamente.

Eu vivo em união de facto com o meu namorado..este ano vamos apresentar as declarações de IRS em separado..a dúvida consiste no estado civil que devemos assinalar na declaração: solteira ou unida de facto na mesma?

Se a união de facto é equiparada ao casamento, e segundo sei existem ou existiram planos para que também os casais entregassem das declarações de IRS em separado: ora neste caso, os titulares continuavam casados e o estado civil a assinalar seria casado. No caso da união de facto, mesmo entregando as declarações separadas, pela mesma lógica, não deveríamos assinalar união de facto em vez de solteira??

Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda.

Cumprimentos, Idalina Pereira

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não há planos para os casados poderem entregar declarações em separado. Isso são boatos que voltam à baila todos os anos, mas não passam disso.

Quanto às uniões de facto, desde que estejam juntos e tenham a mesma morada fiscal há pelo menos dois anos (a contar até 31 de dezembro do ano a que dizem respeito os rendimentos) os casais podem optar entre fazer uma declaração de IRS em conjunto ou em separado. Se a fizerem em conjunto devem declarar união de facto. Se fizerem a entrega de duas declarações separadas devem indicar que são solteiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

???  Já li muitas perguntas e respostas sobre este assunto mas fico com a mesma duvida. Vivemos juntos desde Março de 2010, gostava de saber se no ano que vem em 2013 já posso por o IRS como união de factos ?

A outra pergunta é se já que vamos casar em 2013, já vai ser possivel por a declaração juntos mas como casados ou terá que ser como união de factos já que os rendimentos são referentes a 2012 ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

???  Já li muitas perguntas e respostas sobre este assunto mas fico com a mesma duvida. Vivemos juntos desde Março de 2010, gostava de saber se no ano que vem em 2013 já posso por o IRS como união de factos ?

A outra pergunta é se já que vamos casar em 2013, já vai ser possivel por a declaração juntos mas como casados ou terá que ser como união de factos já que os rendimentos são referentes a 2012 ?

O que conta é a situação em 31 de Dezembro do ano a que a declaração diz respeito.

Na declaração do próximo ano, o que interessa é a situação no fim deste ano, portanto. Como já estão a viver juntos há mais de 2 anos podem meter como união de facto, se vos convier (podem meter 2 declarações como solteiros, à mesma, têm essa opção). Como ainda não estão casados, não podem meter com esse estado civil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

???  Por ter-me enganado no ano volto a refazer a pergunta em relação ao estarmos juntos desde Março de 2011, pois no final deste ano já estaremos juntos 2 anos mas não 24 meses completos. Já em relação ao resto fiquei bem esclarecido.

Obrigado pela atenção

"Já li muitas perguntas e respostas sobre este assunto mas fico com a mesma duvida. Vivemos juntos desde Março de 2010, gostava de saber se no ano que vem em 2013 já posso por o IRS como união de factos ?

A outra pergunta é se já que vamos casar em 2013, já vai ser possivel por a declaração juntos mas como casados ou terá que ser como união de factos já que os rendimentos são referentes a 2012 ?"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro amigo "pauloaguia" mais uma vez esclarece-me se possivel

Segundo eu percebi voltando á minha duvida inicial no meu caso sendo a nossa morada fiscal a mesma desde Março de 2011 e não 2010, faz então no final deste ano, o 2 ano consecutivo.

Assim sendo poderei fazer a declaração em conjunto pois ela não tem tido rendimentos e isso será melhor para os 2.

Sim ou não ?

Obrigado pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

meu estado civil é casada, contudo vivo em união de facto a dois anos com meu actual companheiro, para efeitos de irs podemos fazer em conjunto uma vez que pela lei sou casada com outra pessoa?

por favor esclareçam-me se possivel

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou a viver com o meu companheiro há mais de 2 anos e temos uma filha menor, nunca apresentá-mos a declaração de irs juntos , mas a minha questão é :Em termos de entidade patronal devere-mos ser " considerados" na tabela de casados com dependente ou solteiros com dependente???

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou a viver com o meu companheiro há mais de 2 anos e temos uma filha menor, nunca apresentá-mos a declaração de irs juntos , mas a minha questão é :Em termos de entidade patronal devere-mos ser " considerados" na tabela de casados com dependente ou solteiros com dependente???

Obrigado

Na minha opinião devem ser tributados pela tabela de não casados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde vivo em união de facto desde março de de 2011, questiono se alguem me pode informar se este Ano já posso meter o IRS em conjunto embora só faça os dois Anos em Março de 2013 !???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde vivo em união de facto desde março de de 2011, questiono se alguem me pode informar se este Ano já posso meter o IRS em conjunto embora só faça os dois Anos em Março de 2013 !???

Creio que a data de referência é 31/12/2012.

Logo, em 31/12/2012 não cumpria o requisito.

Atenção às moradas fiscais terem de ser iguais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião devem ser tributados pela tabela de não casados.

"3 — As tabelas de retenção respeitantes aos sujeitos passivos casados aplicam-se igualmente às pessoas que, vivendo em união de facto, tenham exercido a opção pelo regime de tributação dos sujeitos passivos casados e não separados judicialmente de pessoas e bens, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 14.º do Código do IRS."

http://dre.pt/pdf2sdip/2010/05/098000001/0000200004.pdf

No entanto, quem está em união de facto pode optar sempre por entregar a declaração em conjunto ou separado. Assim, penso que cabe a cada um decidir se pretende comunicar à entidade empregadora para utilizarem uma ou outra tabela.

De qualquer das formas no final do ano, e com os acertos depois de entregue a declaração de IRS, desconta-se o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"3 — As tabelas de retenção respeitantes aos sujeitos passivos casados aplicam-se igualmente às pessoas que, vivendo em união de facto, tenham exercido a opção pelo regime de tributação dos sujeitos passivos casados e não separados judicialmente de pessoas e bens, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 14.º do Código do IRS."

http://dre.pt/pdf2sdip/2010/05/098000001/0000200004.pdf

No entanto, quem está em união de facto pode optar sempre por entregar a declaração em conjunto ou separado. Assim, penso que cabe a cada um decidir se pretende comunicar à entidade empregadora para utilizarem uma ou outra tabela.

De qualquer das formas no final do ano, e com os acertos depois de entregue a declaração de IRS, desconta-se o mesmo.

Obrigado por esse chamada de atenção.

A minha opinião sempre foi baseada nessa tal opção que os unidos de facto têm, o que pode ser tomada muito para além do inicio da aplicação das tabelas do ano a que respeitam os rendimentos. Mas, nesse seguimento então, não deixam de poder optar pela tabela que corresponderá à sua provável opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora viva,

Se bem percebi, o facto de se estar em união de facto, permite que uns anos possamos entregar a declaração de IRS em conjunto e outros anos não, conforme se verifique qual das situações nos seja mais vantajoso? correcto?

Já quem for casado tem de obrigatoriamente entregar a declaração em conjunto.

Se alguém me poder confirmar esta situação agradecia, é que apesar de já morarmos juntos à 9 anos, só desde 2010 temos a mesma morada fiscal, mas nestes últimos anos, nunca fizemos IRS em conjunto como união de facto, pois não sabíamos se depois poderíamos voltar a fazer em separado se fosse mais vantajoso.

A nível de descontos no trabalho e escalões de IRS e assim, isto não altera nada certo?

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, vivo em união de facto e entreguei a declaração passada como conjunta. Em termos fiscais, este ano é mais vantajoso apresentar em separado, posso fazê-lo?? Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, vivo em união de facto e entreguei a declaração passada como conjunta. Em termos fiscais, este ano é mais vantajoso apresentar em separado, posso fazê-lo?? Obrigada

Sim, em cada ano podem optar de forma diferente. A menos que se casem - a partir daí, só em conjunto ;)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em Setembro deste ano comecei a morar com o meu companheiro na mesma morada fiscal.

Na empresa alterei para União de fato. Procedimento correto??

Perguntaram se era um titular ou dois titulares?? Estando os dois empregados passa automaticamente, mesmo sem morarmos há mais de 2 anos na mesma morada fiscal, para dois titulares??

Obrigada pela atenção!

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em Setembro deste ano comecei a morar com o meu companheiro na mesma morada fiscal.

Na empresa alterei para União de fato. Procedimento correto??

Só é considerado união de facto depois de morarem juntos há pelo menos dois anos...
Perguntaram se era um titular ou dois titulares?? Estando os dois empregados passa automaticamente, mesmo sem morarmos há mais de 2 anos na mesma morada fiscal, para dois titulares??
Não há mudanças automáticas - tens sempre de informar a entidade patronal de qualquer alteração.

São dois titulares enquanto os dois tiverem rendimentos; se um ficar desempregado o outro tem todo o interesse em comunicar que passou a ser o único titular.

Mas só depois dos dois anos é que são considerados em união de facto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Vivo em união de facto desde fev. 2012, à partida posso entregar declaração de 2014 conjunta como uniao de facto?

Acontece que ainda nao comuniquei à minha entidade patronal e os meus recibos de vencimento reportam-se a 1 titular, mas o meu companheiro ficou desempregado em Agosto, posso entregar declaração de 2014 conjunta como uniao de facto na mesma?

Grata pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Vivo em união de facto desde fev. 2012, à partida posso entregar declaração de 2014 conjunta como uniao de facto?

Acontece que ainda nao comuniquei à minha entidade patronal e os meus recibos de vencimento reportam-se a 1 titular, mas o meu companheiro ficou desempregado em Agosto, posso entregar declaração de 2014 conjunta como uniao de facto na mesma?

Se já vivem juntos há mais de 2 anos (e se partilham essa morada fiscal há mais de 2 anos) podem entregar a declaração em conjunto, sim.

A menos que haja dependentes, salvo erro as tabelas de descontos de casados 2 titulares e união de facto são idênticas. No entanto, tens todo o interesse em comunicar à entidade patronal o facto de estarem em união de facto e de seres a única com rendimentos - é que a taxa de retenção na fonte é bastante mais baixo, vais ficando com mais dinheiro do vosso lado (em vez de teres de esperar que ele venha no reembolso só no ano seguinte).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead