Maria-João

Reparação automovel

2 publicações neste tópico

Será que as facturas de reparação automovel também darão para o IRS?

E as dos cursos de Verão dos miúdos durante as férias? Por exemplo cursos de culinária, será que se poderá colocar em despesas de educação?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A reparação do carro, regra geral não dá. A menos que se trate de um profissional liberal, com contabilidade organizada, e que possam ser consideradas despesas com a atividade (por exemplo, um caixeiro viajante é capaz de precisar do carro para trabalhar). Mas isso até o seu contabilista lhe saberá dizer se pode ou não ser declarado.

Os cursos dos miúdos julgo que não dão. Diz o artigo 83º do Código do IRS:

3 - Para os efeitos previstos neste artigo, consideram-se despesas de educação, designadamente, os encargos com creches, lactários, jardins-de-infância, formação artística, educação física, educação informática e explicações respeitantes a qualquer grau de ensino, desde que devidamente comprovados.

4 - Para os efeitos previstos nos números anteriores, as despesas de educação e formação suportadas só são dedutíveis desde que prestadas, respectivamente, por estabelecimentos de ensino integrados no sistema nacional de educação ou reconhecidos como tendo fins análogos pelos ministérios competentes, ou por entidades reconhecidas pelos ministérios que tutelam a área da formação profissional e, relativamente às últimas, apenas na parte em que não tenham sido consideradas como dedução específica da categoria A ou encargo da categoria B.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor