Tiago_Silva_87

Acto Isolado - Muitas dúvidas

5 publicações neste tópico

Bom dia,

Já trabalho por conta de outrem, onde já faço os meus descontos de 11% para a Segurança Social.

Surgiu agora uma oportunidade para fazer uma prestação de serviços para uma entidade financeira durante 3 semanas e meia, a full-time, onde vou receber 3 euros à hora, o que dará cerca de 378€.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Dá para calcular já o que vou realmente receber após os descontos, e quais são os descontos/IVA a pagar?

2 - É por norma alguma empresa pagar também subsidio de alimentação nestes casos?

3 - Onde,como e quando é que se passa o recibo do acto isolado?

Cumprimentos,

Tiago Silva

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - À partida só terás de cobrar IVA. Tipicamente os 23% sobre os 378€ (ou seja, terás de cobrar cerca de 465€), mas depende da atividade concreta (algumas não estão sujeitas aos 23% mas a uma das outras taxas de IVA).

Julgo que não tens de fazer retenção na fonte por um valor dessa ordem de grandez (mas se o fizeres, será à taxa de 21,5%).

2 - Não é costume, esse custo já deve ser considerado ao definir o preço do serviço.

Mas claro, podes combinar de forma diferente com a outra parte, sobretudo se forem custos que não eram previsíveis quando o trabalho foi contratado.

Todos os valores que recebas deves emitir recibo.

3 - Imprimes o recibo em triplicado (procura no portal das finanças, eles disponibilizam um template) e preenches. Entregas uma cópia à entidade que te pagou, outra nas Finanças, ao pagar o IVA (até ao final do mês seguinte) e outra fica para ti como comprovativo.

Podes também preencher uma versão eletrónica, diretamente no portal das Finanças ( http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/external/sire/obterActoIsoladoREForm.action ). A outra entidade pode consultar o recibo online, se precisar de ficar com um comprovativo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço a rápida resposta que me foi dada.

Para concluir, poderá este esquema representar os valores que irei ter de pagar e receber ?

Honorários               378€

IVA (23%)               86,94€

Soma 1 + 2               464,94€

IRS (21,5%)       81,27€

A receber 3 - 4       383,67€

Total sem IVA       296,73€

Com os melhores cumprimentos,

TS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Patricia Lopes

Boa tarde,gostava se puder que me ajudasse nalgumas questoes que nao entendi bem,a 1 é  se emitir um recibo por via do site das finanças como a empresa que supostamente vou trabalhar por 2 meses vai saber que emiti o recibo?

2 questao a data que se poe no fim é a data do comeco do trabalho ou do fim?

3 questao devo emitir o recibo em que fase?

Se me puder ajudar agradecia..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor