diabo11982

Aplicação Financeira de Dívida Soberana

6 publicações neste tópico

Quando se fala em reestruturação de dívida, tanto para Portugal como para a Grécia, é para acontecer quando?

Poderá ser em Maio, Junho, 2012, 2013…?

Estou confuso no que se refere a isto.

Isto porque eu tenho uma aplicação financeira constituida por dívida soberana portuguesa e grega, que fiz em 2008 (na altura ainda não se falava em crise da dívida soberana e era considerada uma aplicação que baixíssimo risco), cuja maturidade é atingida em 20/06/2011, e que prevê a perda do capital investido caso uns destes paises entre em falência.

Será que corro o risco de até dia 20 de Junho um destes paises entrar em falência?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso da Grécia, só lá para 2013 - até lá, à partida, os pagamentos estão assegurados pela intervenção europeia e do FMI. A menos que houvesse uma clara derrapagem face aos compromissos assumidos, e lhes cortassem o financiamento, o que não parece ser o caso (e dificilmente essas coisas aparecem de um mês para o outro).

Quanto ao caso português, está neste momento em discussão a ajuda externa. Assumindo que se chega a acordo, ela servirá para pagar já os compromissos de Junho, visto que o Teixeira dos Santos já veio dizer que não há condições para pagar depois de Maio sem essa ajuda. Se não chegarem a acordo... bem, aí só esperando para ver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fala-se que a Grecia vai reestruturar a divida, ate ao verao.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

fala-se que a Grecia vai reestruturar a divida, ate ao verao.

Posso estar errado, mas a reestruturação não tem a ver apenas com a garantia do pagamento dos depósitos exteriores nas entidades bancárias do pais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se houver reestruturacao da divida num país, todos os que investiram na compra da divida soberana, vao ter perdas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma reestruturacao nao implica necessariamente perda de capital investido. Pode tambem ser implementada atraves do prolongamento do prazo do investimento ou da reducao da taxa de juro.

Por outras palavras, um cenario de reestruturacao podera' nao ser tao sombrio ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead