mens

Factores que valorizam

24 publicações neste tópico

desde já dar os parabens deste blog ao qual já sou assiduo faz bastante tempo, pelo que so agora decidi registar-me;)

Pergunto aos experts aqui do blog, quais pensam ser aspectos que podem valorizar o valor de uma habitação....Imaginemos que existe um grande projecto para uma cidade, pensam que pelo facto de existir um projecto que atrairá centenas de trabalhadores, o preço de uma casa poderá inflacionar??? cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a pensar comprar casas em Sto Tirso para vender para o ano aos trabalhadores do call center da PT? :)

Se estás a falar de centenas de trabalhadores numa cidade como Lisboa ou o Porto o impacto é capaz de ser reduzido e muito dependente do tipo de empreendimento. Numa pequena cidade ou aldeia do interior é capaz de acontecer o que estás a pensar.

Não é à toa que a especulação imobiliária já começou em Alcochete, por exemplo. Ou que um T0 junto ao NorteShopping seja mais caro que um T1 ou mesmo T2 com qualidade equivalente em Santa Cruz do Bispo, que não fica muito longe (mas tem acessibilidades muito mais fracas e não é tão conhecido de quem procura casa).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lol...estou a falar de uma cidade pequena-média  com um investimento de muitos milhoes de euros que vai gerar muitos postos de trabalho...a questão é será que um imovel valoriza mais por estar mais perto desse mesmo investimento....é provavel que com o evoluir dos anos a taxa de ocupação incremente certo??? é que mal comece a trabalhar desejo adquir imovel juntamente com a minha namorada...espero emprego estavel relativamente remunerado tendo em atençao o país, e pelo que foi dito relativamente a arrendar vs comprar me encontro num impasse...Não sou desta cidade e a questão temporal pode ser factor decisivo uma vez que apenas ca pensava ficar uma dezena de anos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Factores que eu valorizo numa habitação:

Internos

-Áreas

-Acabamentos

-Qualidade e modernidade da cozinha e WC

-Ter varandas

-Ter uma boa garagem e arrecadação (2 lugares lado a lado são especialmente valorizados)

-Prédio médio (entre 5 a 8 andares)

-Algumas mariquices modernas (climatização, estores eléctricos, etc...)

-Separação quartos/sala

Externos

-Comércio na zona

-Próximo de transportes

-Sossego à noite

-Vizinhança calma

-Próximo do local de trabalho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ano é um bocado relativo...

A proximidade a escolas também me parece um factor relevante, para quem tem ou pensa ter filhos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é que que estou a pensar comprar casa ou apartamento...se casa uma com valor equivalente a 100 mil euros remodelada e com optimo aspecto, no caso de apartamento, um por cerca de 75 mil euros....apesar de, quiando começar a trabalhar, possuir-mos um bom orçamento, queria comprar num espaço relativamente curto (cercad e 18 anos) para desta forma nao me endividar muito...o que me aconselham visto que nao tenciono ficar cá mais do que uma dezena de anos....falo em posteiormente alugar ou e vender....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para conseguires valorizar bem a casa nesse espaço de tempo mais vale comprar uma casa velha e acabada a bom preço. Depois durante meia dúzia de anos vais investindo aos poucos em algumas remodelações. Quando saires estará bastante mais valorizada para vender ou mesmo arrendar (partindo do princípio que te ajeitas como senhorio ausente).

Outra opção era arrendar casa em vez de comprar... Em vez de pagares 10 anos de juros ao banco vais amealhando o dinheiro. Já investigaste o mercado de aluguer? As rendas são mais ou menos como as prestações do crédito de uma casa ou bastante mais baixas?

Mas se comprares, e se a ideia é vender no fim, tenta partir do pior possível para chegar ao melhor possível - a valorização assim é bastante maior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o mercado de aluguer parece-me ser bastante fraco com rendas a metade do preço de um credito (ponto a favor)....a casa que vi era remodelada e bastante em conta...relativamente aos juros espero poder indo fazer algumas amortizaçãoes...penso que apesar da escalada euribor, etc, etc,etc, este é um momento ideal apra comprar casa (parece um pensamento antitetico)pk certamente que pode comprar casa, possui maior poder para negociar com as imobiliarias (reparei que todas as casas que vi on line permanecem lá faz muito tempo, parecendo-me assim que o mercados e encontra estagnado)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

certamente que pode comprar casa, possui maior poder para negociar com as imobiliarias (reparei que todas as casas que vi on line permanecem lá faz muito tempo, parecendo-me assim que o mercados e encontra estagnado)

Reparas bem. Actualmente os preços andam por baixo por causa disso. Portanto, nisso concordo contigo - é um bom momento para comprar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho olhado atentamente para os preços...e o preço que separa uma apartamento de uma casa aki sao cerca de 20 mil euros...penso que comprar será melhor opção ate porque não penso contrair nenhum emprestimo, uma vez que tanto eu como namorada temos carros relativamente em muito bom estado e ja pagos;) (thanks mom and dad)...

domino relativamente bem o mundo dos spreads, ltv, etc etc, apesar de nao ter nada a ver com a área...agora a minha kestao é a seguinte, pensas que é mais facil alugar uma casa tipo T2 ou um apartamento???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

agora a minha kestao é a seguinte, pensas que é mais facil alugar uma casa tipo T2 ou um apartamento???

Não sei porquê, sempre que se fala em arrendar vem-me à cabeça um apartamento.

Se calhar, porque os apartamentos tipicamente são mais baratos que as casas, as rendas são mais baixas também. Quem tem capacidade de pagar uma renda alta normalmente compra.

Mas claro, depende de muita coisa. Se calhar no campo as pessoas mais depressa procuram uma casa que um apartamento. Na cidade é seguramente ao contrário.

Uma sugestão: pergunta aí numa imobiliária da zona. Melhor que ninguém eles conhecem o mercado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e axa ke uma casa se poderá valorizar muito num prazo de 10/15 anos??? esta questao é bastante complexa...sei ke o apartamento se aluga bem mais depressa, mas estou habituado numa casa e nao me irei adaptar a um apartamento, contudo sei ke o seu posterior aluguer seria bastante mais facilitado...sei ke se comprar um apartamento o pago bastante mais rapido ....é complicado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e axa ke uma casa se poderá valorizar muito num prazo de 10/15 anos??? esta questao é bastante complexa...sei ke o apartamento se aluga bem mais depressa, mas estou habituado numa casa e nao me irei adaptar a um apartamento, contudo sei ke o seu posterior aluguer seria bastante mais facilitado...sei ke se comprar um apartamento o pago bastante mais rapido ....é complicado

Depende de muita coisa. Por exemplo, tendo em consideração que as casas agora andam quase a preço de saldo, se fizeres uma boa compra a probabilidade de se valorizar bem são grandes. A menos que daqui a 10/15 anos haja uma crise ainda mais grave que esta :P

E depois claro que também depende da casa. Se comprares uma casa velha, e fizeres uma obras de renovação, consegues vendê-la por muito mais dinheiro que o que investires. Se comprares uma casa novinha em folha, daqui a 10/15 anos já terá perdido aquele aspecto novo e isso faz perder um pouco o valor (o que não quer dizer que não valha muito mais do que hoje).

E finalmente depende da sorte. Ouvi uma vez uma história de quem tenha comprado uma casa porque sabia que ia passar uma autoestrada perto o que ia valorizar muito o apartamento. O que não contava é que os acessos fosse passar mais perto da casa do que a autoestrada... e tenha ficado com um daqueles muros muito lindos por causa do ruído a 50m das janelas... Daqui a 15 anos tanto podes ter um shopping ao lado como um cemitério como um jardim como um bairro residencial. Também há que estar atento a isso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois a cidade em kestao é abrantes e parece-me estar em franco desenvolvimento...a escolha tera que ser bastante ponderada...diga-me uma coisa, axdas possivel baixar os preços que as imobiliarias apresentam em sites on-line??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

diga-me uma coisa, axdas possivel baixar os preços que as imobiliarias apresentam em sites on-line??

Cada caso é um caso. E cada casa também :)

Há casas que já estão expostas ao preço mínimo que o vendedor está disposto a aceitar. Há outras que ainda podem ser negociadas. Eu ainda me lembro, quando andava à procura de casa, que havia uma senhora de uma imobiliária que quando se chegava à parte do preço, ela acrescentava logo a seguir, de mão ao alto, junto à boca, como quem conta um segredo: "mas é negociável". Parecia tique :D

Seja como for, fazeres um choradinho, dizer que a vida está complicada e que estamos em crise e a seguir fazer uma contra-proposta por um valor mais baixo não custa nada. O pior que te pode acontecer é não descerem abaixo daquele valor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois a cidade em kestao é abrantes e parece-me estar em franco desenvolvimento...a escolha tera que ser bastante ponderada...diga-me uma coisa, axdas possivel baixar os preços que as imobiliarias apresentam em sites on-line??

Em minha opinião isso é perfeitamente possível. Tens é que ser bom negociador.

Este é daqueles tipos de negócios em que o contacto pessoal funciona a favor do cliente.

E como costumo dizer o não está sempre garantido... por isso não custa tentar um sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda....é que por exemplo ja vi em duas imobiliarias distintas existir um diferença de 5000 euros

outra coisa;) sorry....é normal as imobiliaruias oferecerem a escritura e todos os processos inerentes a esta???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[...] possivel baixar os preços que as imobiliarias apresentam em sites on-line??

Totalmente. Falo por experiência própria. Eu diria que um desconto de entre 10%-15% face ao preço apresentado é possível em muitos casos (é só encontrares um caso em que haja forte necessidade de venda).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, o azar de uns pode ser a sorte de outros e como isto anda as probabilidades não sao assim tao baixas. Acho que agora é uma boa altura para comprar casa e não acredito que daqui a 10/15 anos haja outra crise isto porque me parece que os portugueses precisam de chegar ao fundo do poço para abrir os olhos. Já não falta muito para isso portanto, a ver se aprendemos de uma vez por todas.

A comparação é simples: Se tens um problema de saúde recorres a um médico que é uma pessoa especializada nessa área. Se tens um problema financeiro, por norma deverias procurar uma pessoa especializada nessa área e não desatares a fazer coisas descabidas como pedir créditos a torto e a direito, comprar coisas desnecessárias só porque são oportunidades únicas sem nunca teres em atenção as consequencias.

A divergência de preço para as imobiliárias tem a ver com as comissões penso eu. Quanto ao tratarem do crédito, eu n tenho a certeza mas penso que as imobiliárias não te podem tratar do empréstimo porque os mediadores imobiliarios não podem ser mediadores de crédito. É qualquer coisa do género, daí n sei se oferecem o valor da escritura. O resto tratam eles em parceria com empresas de consultoria financeira. Eu penso que isto só é assim a pouco tempo devido a não haver legislação antigamente.

Tal como o hsfaro disse, o contacto pessoal favorece o cliente mas tens de saber negociar.

Corrijam-me se disse alguma coisa de errado porque na questão das imobiliárias não tenho a certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, o azar de uns pode ser a sorte de outros e como isto anda as probabilidades não sao assim tao baixas. Acho que agora é uma boa altura para comprar casa e não acredito que daqui a 10/15 anos haja outra crise isto porque me parece que os portugueses precisam de chegar ao fundo do poço para abrir os olhos. Já não falta muito para isso portanto, a ver se aprendemos de uma vez por todas.

A comparação é simples: Se tens um problema de saúde recorres a um médico que é uma pessoa especializada nessa área. Se tens um problema financeiro, por norma deverias procurar uma pessoa especializada nessa área e não desatares a fazer coisas descabidas como pedir créditos a torto e a direito, comprar coisas desnecessárias só porque são oportunidades únicas sem nunca teres em atenção as consequencias.

A divergência de preço para as imobiliárias tem a ver com as comissões penso eu. Quanto ao tratarem do crédito, eu n tenho a certeza mas penso que as imobiliárias não te podem tratar do empréstimo porque os mediadores imobiliarios não podem ser mediadores de crédito. É qualquer coisa do género, daí n sei se oferecem o valor da escritura. O resto tratam eles em parceria com empresas de consultoria financeira. Eu penso que isto só é assim a pouco tempo devido a não haver legislação antigamente.

Tal como o hsfaro disse, o contacto pessoal favorece o cliente mas tens de saber negociar.

Corrijam-me se disse alguma coisa de errado porque na questão das imobiliárias não tenho a certeza.

Sim de facto a imobiliarias ñ podem facturar aos bancos mas como a ASAE  ;) ainda ñ se lembrou disso deixam andar embora ao que sei até ao final do ano isso vai mudar até pq as grandes imobiliarias já estão a criar as suas empresas de consultadoria ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que muitos já encheram os bolsos a conta disso. Não havendo legislação, apenas fazem o crédito que melhor lhes interessa e não que melhor seja para o cliente. Não que o cliente não fique com uma boa mensalidade, psread etc mas...se dentro desses parametros eles simplesmente vão para onde lhes der mais dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado colegas de forum;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mens :)

Entre Novembro e Janeiro de 2008 andei à procura de casa, eis os factores que ponderei na minha escolha:

- a casa tinha de ser nova, a estrear.

- tinha de ter parqueamento ou garagem no rés-do-chão.

- tinha de ser o último andar.

- tinha de ter elevador.

- tinha de ter ar-condicionado.

- dispensava lareira.

- dispensava banheira de hidromassagem.

- dispensava uma 3ª casa de banho.

- tinha de ter uma sala e uma cozinha grande.

- tinha de ter uma dispensa.

- tinha de ter uma boa arrecadação.

- tinha de ser central: ter todo o comércio perto, serviços públicos, etc.

- tinha de ter pelo menos uma das frentes desafogada.

- tinha de ter uma boa orientação solar.

Todos os itms que enunciei são-me importantes mas uns são mais que outros. Por exemplo, não era por ter lareira que eu deixava de comprar a casa.

Hoje, que já estou a morar na casa, posso acrescentar mais duas coisinhas à lista:

- tinha de ter um bom estendal.

- dispensava a aspiração central.

- fachadas que dão para ruas muito movimentadas têm de ter um bom sistema de insonorização.

Quanto à negociação do preço.

Tive a minha casa à venda de Janeiro a Abril deste ano (2008). Comecei por pedir 80.000eur, em Maio vendia-a por 69.000eur.

Uma boa estratégia é, ir ver a casa particularmente. Se gostarmos muito dela, acharmos que está cara e o proprietário não baixar o preço, dali a algumas semanas, telefonar novamente ao proprietário para ver se a casa continua disponível e se o preço, entretanto, baixou.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead