Visitante ruimag

IRS Declaração online sem NIB

19 publicações neste tópico

Queria submeter uma declaração de IRS mas sem indicar o NIB (porque se trata de uma pessoa que não tem contas no banco em seu nome). Mas ao tentar submeter, não aceita e pede que introduza um NIB válido.

Alguém sabe se há forma de submeter a declaração, sem indicar o NIB?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Voltas a submeter e aparece uma mensagem a avisar que a declaração está sem NIB, colocas o visto e submetes.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pela ajuda.

No entanto, depois de colocado o visto em "Confirmo o NIB indicado", dá um erro a dizer que não foi indicado um NIB.

Ora não me parece que seja a solução e, sinceramente não percebo porque é que obrigam a indicar o NIB. Esquecem-se que pode haver pessoas que não tenham contas bancárias (como é o caso).

Existirá outra forma de contornar a situação?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No entanto, depois de colocado o visto em "Confirmo o NIB indicado", dá um erro a dizer que não foi indicado um NIB.

Ora não me parece que seja a solução e, sinceramente não percebo porque é que obrigam a indicar o NIB. Esquecem-se que pode haver pessoas que não tenham contas bancárias (como é o caso).

Existirá outra forma de contornar a situação?

Não sendo viável a solução apresentada, parece-me que se deve dirigir à sua Repartição de Finanças e colocar essa mesma dúvida.

Se a solução for a mesma, sempre fica mais descansado!...

Cumps

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já enviei algumas sem NIB e a mensagem que me aparece é qualquer coisa como, declaro que vi os alertas, coloco o visto e submeto. Até hoje ainda não tive problemas nesse sentido.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já enviei algumas sem NIB e a mensagem que me aparece é qualquer coisa como, declaro que vi os alertas, coloco o visto e submeto. Até hoje ainda não tive problemas nesse sentido.

Ainda este ano quando entreguei a declaração com o meu pai tambem apareceu isso, um erro qualquer relacionado com os seguros e que não era erro. Por isso colocamos o visto nesse aviso e entregámos

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Inacreditável o que se passa neste país.... já esgotei todas as hipoteses para preencher a declaração de IRS sem NIB. Nunca tive problemas em anos anteriores e este ano não consigo submeter a dita declaração. Tentei então o caminho mais fácil, ou seja, abrir uma conta bancária. Fui a um banco muito conhecido e surpresa...! Não posso abrir conta pois exigem comprovativo de morada. Como não tenho facturas em meu nome ou documento que comprove que moro naquele sitio, não me deixaram abrir a dita conta! Conclusão....Sem comprovativo de morada não tenho conta, sem conta não tenho nib e sem nib não tenho irs.......Vou mudar de país!!!1 :(

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Voltas a submeter e aparece uma mensagem a avisar que a declaração está sem NIB, colocas o visto e submetes.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveito para deixar a minha opinião:

a) Na declaração IRS ("folha de rosto") existe um quadro que tem um espaço para se colocar o NIB. Ora, na minha opinião, quem não tem NIB não introduz qualquer número, nem assinala o "visto".

B) Quanfo se tenta submeter a declaração, surge um quadro "com erros" onde o contribuinte terá de assinalar que tomou conhecimento de que não introduziu qualquer NIB na declaração. Aí sim, deve assinalar o "visto".

Esta é a minha opinião.

Já conseguiu enviar a declaração?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consegues validar a declaração antes de a submeter? Dá algum erro? Se dá erro logo aí, tens de o corrigir...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso colocar na declaração de IRS em papel o NIB que não o meu? ou seja de outrem?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que sim. No entanto, ao entregar a declaração em papel coloque essa questão.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu posso por no irs por net o n/do NIB de outra pessoa uma vez que nao tenho conta no banco

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu posso por no irs por net o n/do NIB de outra pessoa uma vez que nao tenho conta no banco

Não é preciso ter conta no banco - se não se indicar um NIB, o reembolso é feito por vale postal, salvo erro.
0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Não é preciso ter conta no banco - se não se indicar um NIB, o reembolso é feito por vale postal, salvo erro.

Confirmo!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de aparecer o alerta, tem que se clicar em validar e depois submeter.

Quanto aparecer a janela para confirmar o NIF e password, tem que se clicar no visto abaixo e já está...

Espero que ajude...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Desde que existe a declaração IRS online sempre a submeti com o NIB descriminado. Por circunstâncias da vida, a minha única conta a qual foi sempre a mesma desde criança está de momento inutilizável. Assim, submeti a declaração este ano 2014 sem informar o NIB. Na sequência recebi o cheque do "Tesouro" mas, como expliquei, de nada me serve até porque o dito cheque não é endossável obrigando a que eu seja titular da conta onde ele for eventualmente depositado...

Já me dirigi a minha repartição e, sem grandes conversas, sugeriram a "cedência de crédito", isto é, que o cheque fosse reemitido no nome de outrem. Entretanto em pesquisa constato ser possível o reembolso por vale postal tal como descrito no decreto-lei 492/88, artº 21, ponto 1, alínea B do Regulamento da Cobrança e dos Reembolsos: "Cheque ou vale postal sacados sobre a conta à ordem para reembolsos de que a DGCI é titular nos restantes casos."

No momento em tratava com a funcionária - rude por sinal que, quando disse não poder usar a minha conta  franziu as sobrancelhas como se eu fosse algum criminoso - perguntei sobre vales postais, (antes de ter conhecimento da lei específica) o que ela negou ser possível. Estou indeciso porque no momento tratava da tal "cedência de crédito", e não sei se ela respondeu nesse contexto e não sobre o reembolso...

Resumindo, ainda estou para resolver esta situação e amanhã vou de novo à repartição, daí precisar de ajuda em como fazer o pedido para que o reembolso seja efectuado por vale postal, sem que eles lá inventem desculpas e razões uma vez que esta forma está prevista na lei àqueles que não usarem da

transferência bancária.

Grato desde já pela ajuda prestada. Bem haja!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Resumindo, ainda estou para resolver esta situação e amanhã vou de novo à repartição, daí precisar de ajuda em como fazer o pedido para que o reembolso seja efectuado por vale postal, sem que eles lá inventem desculpas e razões uma vez que esta forma está prevista na lei àqueles que não usarem da transferência bancária.

Hoje em dia essa forma caiu em desuso, é logo enviado o cheque. Na altura creio que me recordo das Finanças terem apresentado uma razão (com algum cabimento) para essa alteração mas não me lembro qual era.

Vais lá, referes o decreto-lei e dir-te-ão o que é preciso fazer. O que pode acontecer é que te peçam para incluíres o cheque junto com o pedido (para o poderem anular) ou que te digam que tens de esperar até o cheque caducar e depois pedir o reembolso explicitando a forma (conforme está previsto no decreto-lei que referiste). Mas isso só sabes quando lá chegares. Ou, eventualmente, coloca a questão através do e-balcão do portal das finanças, pode ser que tenhas uma resposta mais rápida...

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vais lá, referes o decreto-lei e dir-te-ão o que é preciso fazer. O que pode acontecer é que te peçam para incluíres o cheque junto com o pedido (para o poderem anular) ou que te digam que tens de esperar até o cheque caducar e depois pedir o reembolso explicitando a forma (conforme está previsto no decreto-lei que referiste). Mas isso só sabes quando lá chegares. Ou, eventualmente, coloca a questão através do e-balcão do portal das finanças, pode ser que tenhas uma resposta mais rápida...

Olá e muito obrigado pela pronta resposta!

Quando me dirigi a primeira vez levei o cheque junto com a nota de liquidção, exactamente para que pudesse ser anulado.

Cair em desuso não é motivo para me ludibriarem quando expliquei que não tinha conta utilizável. Era simples terem respondido "vale postal" em vez de me impingirem uma "cedência de crédito". A verdade é que não existe lei que me obrigue a contratar um serviço de terceiros para que a DGCI cumpra a sua parte, neste caso uma devolução.

Mas eles lá arranjam boas desculpas quando se trata de empurrar todos quantos conseguirem para o sistema bancário. E digo isto na perspectiva da certeza que, mais cedo ou mais tarde, o dinheiro físico desaparecerá... Nessa altura também surgirá outra boa justificação, a de que com o dinheiro digital acabará a corrupção. Não é à tôa que a corrupção é um tema constante na comunicação social, pois cedo será apresentada a solução. Sem grande análise parecerá ser excelente mas no final das contas será mais um aprisionamento do cidadão comum que à mínima divergência (política, financeira, legal) com o "estado", acabará por ver o seu acesso ao seu "dinheiro" bloqueado... Tudo à distância de um clique.

Mais uma vez muito obrigado pelo auxílio, Paulo. E perdão pelo desabafo. Um grande bem haja.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead