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Fragilidade BPI?

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«Muito genérica e abstractamente o banco justifica o encerramento dos 18 balcões com razões de ordem comercial e de reorganização interna», lê-se no Parecer da Comissão de Trabalhadores do BPI, que a Agência Financeira teve acesso.

Adianta o documento que, depois de um período de crescimento, com a abertura de várias dezenas de balcões, «o banco BPI dá agora uma imagem de fragilidade com o desinvestimento do encerramento de um número significativo de balcões».

Justificações de Norte a Sul

Conforme se lê no Parecer enviado à Administração do banco, no caso dos balcões de Cebolais de Cima e de Estreito de Câmara de Lobos essas razões são fundamentadas «pela redução substancial da carteira de negócio, em razão da diminuição da população que as regiões têm vindo a sofrer, bem como no processo de migração de contas para balcões com capacidade de resposta às necessidades dos clientes».

Já no caso dos outros 16 balcões, a fundamentação para o encerramento baseia-se alegadamente «na redução substancial da carteira de negócio, em particular do crédito à habitação, e no facto de se ter apurado a existência de estabelecimentos geograficamente próximos».

Balcões rentáveis também encerram

No entanto, apesar de todas as razões apontadas, «alguns dos balcões a encerrar têm actualmente boa rentabilidade, havendo mesmo balcões que ganharam o prémio SIM em períodos recentes, incluindo em 2011», alertam os trabalhadores.

Em relação às recolocações, que abrangem perto de 50 trabalhadores, «verifica-se ter havido em muitos casos um esforço em encontrar soluções de transferência para locais próximos. Há, no entanto, situações em que os trabalhadores vão passar a ter custos acrescidos de deslocação [que os funcionários reclamam que deverão ser pagos pelo banco]. Constata-se haver ainda, infelizmente, alguns casos a aguardar definição».

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Se o banco encerra balcões enquanto está sólido dá uma imagem de fragilidade. Se não encerra e depois começa a ter problemas financeiros teve falta de visão por deixar as coisas chegar ao ponto a que chegou. Enfim, é-se preso por ter cão e por não ter :P

Tanto quanto julgo saber (apesar de não acompanhar de perto estas coisas) o BPI está bem e recomenda-se. Se a estratégia deles agora passa por encerrar alguns balcões para racionalizar os custos, tanto melhor para eles.

Preocupa-me muito mais, por exemplo, o Millennium, que às vezes tem 2 e 3 balcões uns em frente aos outros (mercê das várias compras que foi fazendo ao longo dos anos) e que tarda em os fechar, mesmo quando não têm afluência que justifique manter tanto balcão aberto... e a situação financeira do Millennium é bem mais preocupante que a do BPI... mas esse ponto de vista já não aparece tanto nas notícias :-\

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No final de Dezembro, estes eram os números de recurso líquido junto do BCE por parte dos Bancos portugueses:

BCP - 14,2 M.Milhões

CGD - 6,6 M.Milhões

Santander - 4,3 M.Milhões

BES - 3,9 M.Milhões

BPI - 1,0 M.Milhões (actualmente em 0 segundo informação do Banco de Portugal)

O BPI é actualmente o único dos grandes Bancos Portugueses que não tem emprestimos até ao final do ano junto do BCE. Isto explica também o facto de Bancos como o BCP pagarem taxas acima dos 5% nos depósitos (estão aflitos, e precisam de dinheiro para fazer face a responsabilidade diárias). O BCP no ano passado fechou mais de 20 balcões, e Santander este ano vai fechar 25. São sinergias que as empresas devem fazer dos seus recursos (humanos e de estrutura) e adaptar-se ao meio envolvente. Ao contrário do Governo e Empresas Públicas, as medidas são tomadas tarde demais ou nunca...

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