nandolx

IRS - Duvidas

2 publicações neste tópico

Boa noite,

eu estou com algumas duvidas em relação ao irs:

1 - a minha companheira divorciou-se venderam a casa que tinham. Como muitos portugueses tentaram "fugir" às finanças fazendo a escritura abaixo do valor real, no entanto foram fiscalizados e tiveram de pagar o imposto que faltava para o real valor da venda.

O valor da escritura rondou os 89000 quando o valor real foi de 129000 e vendida por 139000.

As mais valias serão calculadas pelo valor da escritura e o valor de venda ou pelo valor actualizado depois da inspecção e o valor de venda?

Deverei colocar somente 50% do valor da compra e de venda em virtude de já estar separada ou a totalidade do valor?

2 - Por outro lado na empresa dela todos os anos os empregados compram acções (ela nunca declarou a compra) e em 2010 vendeu algumas que ja tinham a mais de 12 meses. Irá ter algum problema por não ter declarado a compra?

agradeço desde já a ajuda e desculpem o testamento...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - devem declarar como valor de compra o valor atualizado pelas Finanças.

Se a casa tinha dois proprietários que fazem a declaração em separado, cada um declara a sua parte. Sigam as instruções de preenchimento, está lá dito como fazer.

2 - A compra não se declara, só as mais(ou menos)- valias, ou seja, só se declara no momento da venda (e aí indica-se o valor porque foram compradas).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor