Mi*

Ajuda - Comprar casa

8 publicações neste tópico

Olá a todos,

Sou novo no fórum e quero começar por felicitar e agradecer todos o que para ele contribuem, pelas preciosas informações que aqui vão sendo recolhidas.

Estou a pensar comprar casa e estou a escrever para pedir a vossa ajuda/opinião sobre o meu caso concreto. Ando mesmo muito indeciso sobre se esta será uma decisão correcta:

Devo começar por dizer que até começar a procurar casa sempre pensei que o Aluguer seria preferível a um Crédito à Habitação (para quem começou a trabalhar 2/3 anos), principalmente pela porção de liberdade que continua do nosso lado ao invés de estar empenhada junto de um banco. Mas assim que comecei a procurar a "minha" casa, passei logo a ver as "potenciais" vantagens em comprar ao invés de alugar (as razões explico-as em baixo). No entanto, face às últimas noticias sobre a crise nos mercados financeiros e bancários, assim como a assustadora subida da Euribor, voltei ao ponto de partida e estou a repensar toda a situação a partir do zero. Em baixo, alguns dados concretos sobre o meu caso e sobre a casa que procuro.

- Procuro uma casa no centro de Lisboa, sendo que a que tenho em vista está à venda por  125.000€. Não tenho grande experiência para poder avaliar qual o "real" valor da casa, mas tenho considerado um valor aproximado de 130.000€. Trata-se de um T1+1 junto da Costa do Castelo, a menos de 5mins. a pé da Praça da Figueira, em bairro histórico, remodelada, com facilidade de estacionamento, com cerca de 65m2 de área útil, sem condomínio... Estas informações já as confirmei após visita.

Relativamente ao crédito, consigo dar como entrada 25.000€, tendo o banco de me financiar os restantes 100.000€. Se, Prazo=40anos; Spread=0,45% => Prestação ~500€ + 20€ (seguros)

- Tenho um rendimento mensal fixo de 1.366€, estando a efectivo na minha empresa.

Ora, comecei a considerar a compra em vez do aluguer por 3 razões:

1- Da pesquisa da oferta existente em Lisboa, verifiquei que é praticamente impossível encontrar uma casa com características semelhantes às que procuro para arrendar com uma renda mais baixa que o valor da prestação de um crédito.

2- Confio que uma casa como a indicada, em especial por se situar em Lisboa, dificilmente se desvalorizará no futuro.

3- Devido ao elevado valor das rendas, e grande procura que existe em relação a uma habitação em Lisboa. Imagino que caso tivesse de trocar de casa, poderia sempre alugar estaa casa em por um valor que me permitisse fazer face à quase totalidade das despesas da casa, sem ter de a vendar à primeira proposta que aparecesse.

Estas são as impressões e considerações que me têm levado a considerar a compra desta casa, mas para ser sincero não estou assim tão seguro delas. Apesar de não ficar com uma taxa de esforço muito grande, desagrada-me a ideia de ficar preso a um empréstimo por 40 anos. Mas se for correcto que uma casa em Lisboa terá sempre um bom mercado tanto para arrendar como para vender, já não me sinto mais aliviado com o empréstimo.

Gostaria de ler os comentários, nomeadamente de pessoas que compraram casa em Lisboa. E saber até que ponto consideram este uma compra segura ou não.

Obrigado,

Miguel

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Miguel,

Já leu o artigo <a href="http://www.pedropais.com/2008/09/15/casa-comprar-ou-arrendar/">Casa: comprar ou arrendar</a>, escrito pelo Paulo Aguiar? Parece-me que no seu caso é muito relevante e pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Contudo, tenha em mente que a decisão final é sempre sua. E a compra de uma casa é fortemente emocional (para o bem e para o mal), nem sempre o que fará mais sentido será a opção escolhida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De qualquer forma com esse LTV deves conseguir 0,4% de spread qualquer coisa é só dizer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De qualquer forma com esse LTV deves conseguir 0,4% de spread qualquer coisa é só dizer.

Esses LTV são mesmo lindos...

o meu apartamento foi avaliado em 109,000 Eur

Compra por 100,000 Eur, pedi 98.900 Eur de empréstimo.

E obtive 0.8% de Spread...

(peço desculpa ter usado este tópico)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses LTV são mesmo lindos...

o meu apartamento foi avaliado em 109,000 Eur

Compra por 100,000 Eur, pedi 98.900 Eur de empréstimo.

E obtive 0.8% de Spread...

(peço desculpa ter usado este tópico)

Claro, então pediste quase 100% de capital, querias o quê?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2- Confio que uma casa como a indicada, em especial por se situar em Lisboa, dificilmente se desvalorizará no futuro.

Extremamente importante este ponto quando se compra uma casa.  ;)

40 anos é que um prazo um bocado puxado. Mas como és sozinho, a prestação não pode esticar mais. Tá ok. Já agora, sem querer intrometer, que banco é?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não fui a nenhum banco, mas das simulações que tenho feito o CaixaGalicia, parece ser o que oferece as melhores condições. Quero esta semana ir lá falar com eles, e depois ir sempre pelo menos à CGD e BEST, dos quais sou cliente, e ao Totta e BPI que me recomendaram como sendo dos mais procurados para CH.

Em relação ao Spread, qual o valor minímo que neste momento acham possível conseguir, para as condições que referi.

Em relação à localização da casa em Lisboa, estou curioso sobre qual será a avaliação do banco. Tenho lido noticias a dizerem que se tem verificado uma baixa nas avaliações feitas pelos bancos de uma maneira geral.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho lido noticias a dizerem que se tem verificado uma baixa nas avaliações feitas pelos bancos de uma maneira geral.

Sim, estão mesmo a mandar por baixo as avaliações, chegam a ser ridiculas, e os construtores também não estão nada satisfeitos.

Cada vez mais casas para vender, e não se vendem também por causa disso

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor