cfvlisboa

IRS para 2010

9 publicações neste tópico

Boa tarde,

a minha dúvida é a seguinte:

Custumo comprar alguns medicamentos para a minha avó, agora com as alterações do IRS em que é preciso colocar o NIF nas facturas da farmácia por ex. como faço, se for possível, para colocar essas despesas no meu IRS ?

Posso colocar o meu NIF nas compras que faço para ela ? Mas a receita dos medicamentos está em nome dela.

Ou agora não existe maneira de declarar estas despesas no IRS ?

Obrigado,

cfvlisboa

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As maneiras de declarar as despesas são mais ou menos as mesmas de antes - eventualmente dantes estava era a ser declarado algo que não devia...

Se a tua avó viver contigo e tiver rendimentos baixos, podes perfeitamente incluir as despesas relacionadas com ela na tua declaração. Diz o código do IRS a este respeito:

Artigo 82 .º

Despesas de saúde

1 - São dedutíveis à colecta 30% das seguintes importâncias:

a) Aquisição de bens e serviços directamente relacionados com despesas de saúde do sujeito passivo e do seu agregado familiar, que sejam isentas de IVA, ainda que haja renúncia à isenção, ou sujeitas à taxa reduzida de 6 %;

B) Aquisição de bens e serviços directamente relacionados com despesas de saúde dos afilhados civis, ascendentes e colaterais até ao 3.º grau do sujeito passivo, que sejam isentas de IVA, ainda que haja renúncia à isenção, ou sujeitas à taxa reduzida de 6 %, desde que não possuam rendimentos superiores à retribuição mínima mensal e com aquele vivam em economia comum;

c) Os juros de dívidas contraídas para o pagamento das despesas mencionadas nas alíneas anteriores;

d) Aquisição de outros bens e serviços directamente relacionados com despesas de saúde do sujeito passivo, do seu agregado familiar, dos seus ascendentes e colaterais até ao 3.º grau, desde que devidamente justificados através de receita médica, com o limite de (euro) 65 ou de 2,5 % das importâncias referidas nas alíneas a), B) e c) se superior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia ou seja,

A morada fiscal é a mesma, eu vivo com a minha avó.

posso declarar no meu IRS desde que na factura tenha o meu NIF, certo ?

não há problema de haver cruzamento de dados e a receita na farmácia estar com outro nome ?

'desde que não possuam rendimentos superiores à retribuição mínima mensal e com aquele vivam em economia comum;' não percebi :| isso são que valores?

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não, não podes fazer isso.

o que é exigido pelas Finanças é que as facturas tenham o nome do contribuinte e é isso que é geralmente colocado nas farmácias

vocês só podem deduzir despesas médicas em conjunto se porventura declararem o IRS como agregado familiar - isto é, se entregarem apenas uma declaração de IRS conjunta - com os dois rendimentos e com as duas despesas.

mas para isso deverias primeiro fazer contas e ver se é vantajoso.

se entregares da forma que dizes arriscas - se fores fiscalizado nos próximos 4 anos - a pagar multa e a ter que entregar nova declaração.

se não fores fiscalizado não te acontece nada, evidentemente. Mas isso é completamente aleatório, como entenderás...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

'desde que não possuam rendimentos superiores à retribuição mínima mensal e com aquele vivam em economia comum;' não percebi :| isso são que valores?

Salvo erro o salário mínimo está em 485€ / mês.

Ou seja, se ela tiver um rendimento anual inferior a 6790€ podes incluir as despesas dela na vossa declaração...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia ou seja,

A morada fiscal é a mesma, eu vivo com a minha avó.

posso declarar no meu IRS desde que na factura tenha o meu NIF, certo ?

não há problema de haver cruzamento de dados e a receita na farmácia estar com outro nome ?

Cumps.

és tu que pagas os medicamentos? se sim, o recibo vem em teu nome e podes incluir no teu irs...  não é necessário NIF

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas segundo a nova lei não é obrigatório colocar o NIF nas facturas da farmácia ??

sim eu pago, mas só algumas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas segundo a nova lei não é obrigatório colocar o NIF nas facturas da farmácia ??

sim eu pago, mas só algumas.

Segundo o que percebi o que é obrigatório nas facturas da farmácia é o nome da pessoa e não o NIF, mas falou-se tanto nisso que não fiquei com certeza se terá sido esta a conclusão do assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é efectivamente o nome que deve ser colocado na factura da farmácia

mas não há inconveniente em colocar os dois, nome + NIF

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead