Hugo00

Crédito habitaçao (IRS)

5 publicações neste tópico

Olá a todos.

Pessoal é o seguinte, tenho um crédito habitação em conjunto com a minha namorada, fazemos o irs em separado (não estamos casados nem como união de facto, mas já vivemos na mesma casa há mais de 6anos) no irs linha  "731" eu meto metade do valor do credito habitação, e a minha namorada outra metade, sempre fizemos isso.

Ontem fomos fazer o irs como sempre fizemos e qual é o meu espanto que na linha "731" da minha namorada, não aceita nenhum valor referente a esta habitação.

Este valor é só aceite no meu numero  fiscal.

Agora a minha duvida.

Será que é ilegal o que andei a fazer?

Será que o banco só andou a declarar hás finanças o meu numero fiscal (tendo o credito habitação e a conta bancaria em dois nomes)?

Espero que tenha conseguido ser explicito.

Cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se quer o crédito, quer a casa estão em nome dos dois e ambos têm a morada fiscal nessa casa, não têm feito nenhuma ilegalidade - o banco é que provavelmente entregou uma declaração incompleta às Finanças.

Preencham habitualmente e, se forem chamados pelas Finanças, justifiquem-se com os factos.

Agora, o problema provavelmente já poderia ter sido detetado na declaração enviada pelo banco - vinha em nome dos dois, com as contribuições de cada um? Se não, porque não pediram para corrigir essa declaração?

Independentemente do resto entrem em contacto com o banco, para evitar que o problema se repita nos próximos anos.

Agora, se algum daqueles 3 pressupostos que referi no início da minha resposta não se verificar, então talvez um de vocês não possa mesmo deduzir estas despesas no IRS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pauloaguia pelo seu esclarecimento, a declaração que o banco me envia, vêm só no meu nome com o total todo.

Não pedi para corrigir este aspecto, porque a 1vez que tive essa duvida, há uns 6 anos atrás, telefonei para a minha agência, e o gerente da conta disse-me para dividir o total, pelos os dois que não havia problema.

Então foi o que fiz, só este ano é que tive o problema que referi anteriormente.

Amanhã então passo pela agência, e peço para começaram a enviar-me as declarações com o nomes dos dois.

Muito grato pelo esclarecimento.

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e a casa está em nome dos dois ou só de um?

confiram no site das finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está no nome dos dois, mas mesmo assim vou conferir no site das finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead