miguel665

Penhora de casa por incumprimento no credito habitacao

26 publicações neste tópico

Bom dia a todos, em primeiro lugar felicito todos os administradores e utilizadores deste forum pela ajuda e esclarecimentos prestados nas mais variadas áreas. Á muito tempo que sou leitor do forum, mas nunca participei. Infelismente recebi à pouco tempo um noticia que me apanhou desprevenido, e sem saber como agir para resolver o problema. Ínicio este tópico, na esperança de compreender como se processam os processos de execução por incumprimento no pagamento do crédito a habitação.

O que se passa é o seguinte:

Vivo na casa de familiares e soube recentemente que estes deixaram de pagar as prestações do credito Habitacao à cerca de 1 ano. Nunca me comunicaram o que se estava a passar, e sinceramente nunca me apercebi de nada. Acontece que há cerca de 20 dias atrás, tiveram uma conversa comigo e uma vez que eu vivia com eles, e a situação era grave contaram-me o que se passava. Receberam uma carta dos advogados do banco, que lhes dava 20 dias para pagar a totalidade da divida. Ao analisar a situação, tentei ajudar com algumas poupanças que tenho para que se retomasse o credito, ou chegar a agum tipo de acordo com banco... Após conversa com a advogada responsável pelo processo, esta informou-me que o banco não aceitaria qualquer tipo de acordo, apenas aceitaria o pagamento da totalidade da dívida. Ora bem, a totalidade da dívida não consigo pagar, nem tenho rendimentos suficientes para conseguir credito para comprar a casa. Apesar de tudo a advogada sempre simpática, percebendo a minha preocupação, disse me que apesar da carta apenas dar como prazo limite para pagamento total da divida os 20 dias, este seria um processo que se arrastaria durante vários meses até à sua conclusão, nunca menos de 8 meses..e que durante esse tempo podia ser que se conseguisse arranjar uma solução... ( tenho algum receio em acreditar, embora gostasse, uma vez que ela trabalha para o banco e não para nós...)

O que gostaria de pedir aos utilizadores do forum era que me esclarecessem acerca dos vários passos desde o inicio ate ao final do processo de execucao e penhora da casa.

Recapitulando:

*Mensalidades em atraso desde à 1 ano;

*Carta enviada pelo escritorio de advogados que representam o banco, estabelecendo como prazo limite para pagamento total da divida, 20 dias;

*Já existe um oficial de penhora nomeado.

Pelo que li, os titulares da divida ainda têm e receber mais duas cartas, antes de terem de entregar a casa ou pagar a totalidade da divida.... Com que intervalo são enviadas estas cartas?

Antes da penhora, é estabelecido um prazo para que os habitantes da casa a abandonem (de livre vontade) , ou simplesmente são apanhadas de surpresa no dia e têm de abandonar a casa??

Quanto tempo costuma demorar um processo destes?

Sinto-me impotente para ajudar as pessoas que sempre me ajudaram , e ainda por cima me tentaram proteger de toda esta situação... O minimo que posso fazer é perceber como estas coisas funcionam para que consiga saber quanto tempo tenho para pensar numa solução, ou quem sabe num possivel acordo com o solicitador, advogado ou banco...

Desde já o meu obrigado a todos

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei exatamente qual o conteúdo da primeira carta, nem estou por dentro de todos os passos a seguir, mas parece-me lógico que tenham de receber pelo menos uma carta do tribunal a declarar a penhora. Nessa altura, salvo erro, é-lhes dada a possibilidade de contestar e/ou de propor outros bens à penhora que cubram a totalidade da dívida (de certeza que têm um prazo de vários dias para responder a isto).

Quando a penhora estiver decidida prepara-se a execução - muitas vezes, se a casa for vendida em leilão, por exemplo, as pessoas continuam a morar lá, até para poderem mostrar a casa a potenciais compradores interessados.

Suponho que eles tenham que abandonar a casa, no máximo, até ao dia da venda.

Pronto, isto foi o que o "senso comum" me disse :) Se calhar não é exatamente assim, mas não acredito que ande muito longe disto.

Quanto ao tempo que demora, eu estimaria uns meses ainda... se chegará aos 8 ou não, isso não faço ideia.

No Fórum da Casa há também vários tópicos sobre este tema, és capaz de ter interesse em dar uma vista de olhos por lá também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos, desde já agradeço todos os testemunhos.

Hoje fui ao tribunal para saber efectivamente como se encontra o processo, e que pode ser feito para um possivel acordo...

O técnico que me atendeu foi bastante atencioso, mas infelismente não me conseguiu ajudar... Informou me que o processo estava dependente do agente de execução, e agora era com ele... Aconcelhou me a falar com o proprio agente de execução para que me possa esclarecer todas as minhas duvidas...

Passei a tarde a tentar ligar para o agente de execução, sempre sem sucesso..o telefone toca...toca .... e ninguem atende...

Já estou tão confuso que não sei que fazer para ajudar... Será que realmente já não há acordos possiveis e que a casa até ja pode estar vendida?????? Já nao sei que pensar....

Obrigado a todos mais uma vez, pela paciencia de lerem estes textos de uma pessoa que não fazem a minima ideia quem é...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos, desde já agradeço todos os testemunhos.

Hoje fui ao tribunal para saber efectivamente como se encontra o processo, e que pode ser feito para um possivel acordo...

O técnico que me atendeu foi bastante atencioso, mas infelismente não me conseguiu ajudar... Informou me que o processo estava dependente do agente de execução, e agora era com ele... Aconcelhou me a falar com o proprio agente de execução para que me possa esclarecer todas as minhas duvidas...

Passei a tarde a tentar ligar para o agente de execução, sempre sem sucesso..o telefone toca...toca .... e ninguem atende...

Já estou tão confuso que não sei que fazer para ajudar... Será que realmente já não há acordos possiveis e que a casa até ja pode estar vendida?????? Já nao sei que pensar....

Obrigado a todos mais uma vez, pela paciencia de lerem estes textos de uma pessoa que não fazem a minima ideia quem é...

Existe um apoio que a Deco pode dar ao sobre-endividamento, tente contactar a Deco que se calhar ainda poderá negociar alguma coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O melhor é contratar um/a advogado/a, ou seja, alguém que defenda os seus interesses e o oriente. É, certamente, a pessoa mais indicada para o efeito. E se não tiver meios para pagar um/a, pode sempre pedir apoio judiciciário na Segurança Social, ou melhor, os seus familiares, dado que eles é que são parte no processo judicial.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Poupas, obrigado pela sua participação, tem toda a razão, mas o contaco na segurança social para o apoio de um advogado já foi feito, o parecer foi desfavoravel...

Segundo a segurança social os meus familiares não têm direito a advogado..

Eles até tinham uma vida boa, tinham bons rendimentos, ao que me apercebi  os problemas começaram quando um deles teve de se reformar  antecipadamente por ter sofrido um AVC, e levou-lhes levou quase metade do vencimento..

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o processo já se encontrar em tribunal duvido que a DECO possa ajudar, aliás uma das grandes queixas da DECo é que quando as pessoas os contactam é já tarde demais, se ainda não existe processo então seria caso de tentar pedir ajuda.

Se a advogada do banco te disse que o banco não aceita nenhum acordo, o agente de execução também não irá aceitar, isto porque a aceitação do acordo depende do banco não do agente de execução que é um mero executor.

Efectivamente antes da penhora os donos da casa são citados e têm 20 dias para pagar ou para se opor à execução, o que deverão fazer atraves de um advogado e após pagamento da taxa de justiça. Após os 20 dias o processo prosseguirá com a penhora, sendo que a penhora poderá ser da casa e não só, poderão ser penhorados outros bens.

caso já esteja a correr processo, há a opção do pagamento da divida pela totalidade, sendo que o valor em divida já não é o valor das mensalidades do ultimo ano mas sim o valor indicado no processo executivo.

Como o banco não aceita acordo de pagamento poderá ocorrer a venda da casa após a penhora, aqui há duas alternativas ou os executados (donos da casa) tentam vender a casa, ou esperam pela venda judicial, esta ultima opção é normalmente mais desfavorável para os executados uma vez que o valor base da venda corresponde a 70% do valor da casa. No caso de conseguirem encontrar interessados em comprar a casa teriam que ter sempre a concordância do banco, isto porque como a casa está penhorada para fazer a escritura de compra é necessário que seja efectuado o cancelamento da penhora e o levantamento da hipoteca pelo banco, o que o agente de execução e o advogado do banco podem fazer no momento da escritura contra a entrega dos cheques visados para pagamento das quantias em divida.

em termos de prazos é dificil saber, primeiro porque não percebi exactamente em que estado está o processo, e depois porque depende da forma de trabalhar do agente de execução, do advogado do banco e do tribunal, mas à partida direi que a informação da advogada que referia 8 meses é bastante razoável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola a todos os que participaram neste tópico, hoje finalmente consegui falar com o agente de execução.. foi extremamente simpático e explicou me em que situação se encontra o processo.. Já passaram os 20 dias que haviam para reclamar, o próximo passo,  é a venda da casa... Pouco tenho a fazer.. Perdi todas as forças que ainda restavam.. nunca pensei passar por uma situação destas.. se ao menos os meus familiares me tivessem informado desta situação no seu inicio... enfim.. tambem nao os consigo julgar... sempre foram tudo para mim...

Desisto... Vou arranjar forças para ultrapassar isto.. nao sei ainda onde.. mas hei de conseguir..

Mais uma vez, obrigado a todos..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A razão da minha vinda á este forum, foi simplesmente na procura de respostas para um problema q vejo aqui ser o de muita gente.

Só tenho q me solidariezar com todos eles e esperar q chegue a minha vez. Porque pelo andar da carruagem, também eu -e a minha familia- serei mais uma vitima da especulação e venda de sonhos, por parte dos banqueiros.

Se fosse hoje nunca teria possibilidades para comprar casa, porque os bancos não me emprestavam o dinheiro, mas á 1 ano atrás, tudo foi diferente, só não pedi mais porque não quis.

Agora as facilidades e as simpatias por parte do banco acabaram.

Não sei o q fazer e dizer aso meus filhos, se dentro de algum tempo a minha mulher não conseguir arranjar trabalho, porque ficou desempregada e a situação reverteu-se totalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A razão da minha vinda á este forum, foi simplesmente na procura de respostas para um problema q vejo aqui ser o de muita gente.

Só tenho q me solidariezar com todos eles e esperar q chegue a minha vez. Porque pelo andar da carruagem, também eu -e a minha familia- serei mais uma vitima da especulação e venda de sonhos, por parte dos banqueiros.

Se fosse hoje nunca teria possibilidades para comprar casa, porque os bancos não me emprestavam o dinheiro, mas á 1 ano atrás, tudo foi diferente, só não pedi mais porque não quis.

Agora as facilidades e as simpatias por parte do banco acabaram.

Não sei o q fazer e dizer aso meus filhos, se dentro de algum tempo a minha mulher não conseguir arranjar trabalho, porque ficou desempregada e a situação reverteu-se totalmente.

Compreendo perfeitamente a angustia, mas uma coisa é certa desengane-se quem pensa que a família fica na casa até ao leilão, isso é demagogia pura e dura, ou seja, assim que o processo chegar a tribunal, e com as facilidades, que hoje estão contempladas na lei, em caso de incumprimento terão de sair (ou seja despejo). O problema é tal, que muitas famílias destroem as casas antes de sair (entenda-se paredes e outros), ao contrario do que muitos forenses referem e defendem, a minha opinião é esta:

- Ou se chega a entendimento com o banco em causa (renegociando o pagamento, ou contraindo um empréstimo proveniente de outra instituição financeira, familiares ou outros);

- Ou se começa a pensar no futuro (a insolvência de uma família tem regras e penso que deve consultar para saber do que se trata)

Bom em qualquer dos casos, deve sempre, ponderar o que realmente lhe convém ou qual será a melhor forma de resolução, não se iluda com conversas fiadas, (que vai ficar na casa até ao leilão, que o processo vai demorar muito) enfim...

As afirmações que fiz sustentam-se no facto de eu ter adquirido um imóvel em leilão proveniente de um caso parecido.

Enfim os sonhos que os bancos vendem como alguns falam, são mesmo sonhos e que podem ser concretizáveis, porem, a evolução das vidas de cada um de nós é que pode não ser um sonho, cada vez há mais desemprego e acumular de créditos ao consumo, e outras causas que nem vou mencionar.

Desejo-lhes boa sorte mas precisam ponderar todos os factores

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite preciso saber se eu não pagar a divida do cledito habitação do banco em portugual eles podem penhorar a minha casa no brasil se tenho só aquele unico bem la

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E qual e o banco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite preciso saber se eu não pagar a divida do cledito habitação do banco em portugual eles podem penhorar a minha casa no brasil se tenho só aquele unico bem la

Olá, tenho tentado ler sobre dívidas no estrangeiro (você é cidadão português ou imigrante, já agora?) e este é um caso que consegui ler algures, de um italiano a viver em Portugal que passou pelo mesmo - ficou sem emprego e deixou de conseguir pagar o empréstimo aqui.

Para dívidas de crédito a habitação, os bancos podem SEMPRE penhorar os activos de uma pessoa no seu país de origem. Bancos como CGD e Bes, por exemplo, são muito mais rápidos a fazê-lo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas a minha situação diferente mas pode sequer me possam ajudar. Sai recentemente da suíça deixando um crédito pessoal por pagar no valor de 5000 euros  +_. A instituição financeira (gemoney) pode vir a Portugal penhorar bens ou vencimentos? Agradeço a vossa resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Gostaria que me informassem se é possivel a penhora de um imovel ilegal (não registado na conservatoria do registo predial), no caso concreto uma vivenda.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite . li o seu mail atentamente.

chegaram lhe a fazer algo?

cumprimentos

Bom dia.

Gostaria que me informassem se é possivel a penhora de um imovel ilegal (não registado na conservatoria do registo predial), no caso concreto uma vivenda.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite a minha duvida é a seguinte:

uma amiga minha tem a casa penhorada devido a uma divida de um veiculo automóvel , mas  a casa ta em dia de pagamento. que ela esta a pagar todos os meses . e tem uma filha menor.

A questão é a que ela tem direito ?

Pode ela estar em casa de dia  e a noite ir dormir a casa de familiares sem perder a casa ?

E em relação a filha ?

Pode ela sair de casa  e tem que pagar algo ?

obrigado  os meus comprimentos 

sera que me podem ajudar nesta questao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BOA TARDE.

GOSTARIA DE SABER SE O BANCO PODE PENHORAR UMA CASA SEM LICENSIAMENTO POIS JA ME ENVIARAM O PROCESSO DE PENHORA DO TERRENO ONDE ESTA SE ENCONTRA MAS NÃO SEI EM TERMOS LEGAIS ATÉ QUE PONTO PODEM MEXER NA CASA PORQUE PARA TODOS OS EFEITOS ELA NÃO TEM LICENÇA.

MUITO OBRIGADO

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola' a todos

Tenho divida com banco portugues que descobri recentemente ja' se encontra em fase de execucao.

Estou a negociar com banco resolucao, nao tenho nada em meu nome.

Unico medo que tenho e' que vao a casa onde vive minha parceira e 2 bebes e levem recheio.

Passo metade do mes nessa casa e metade no estrangeiro.

Alguem me pode ajudar com esta duvida?

Podem ir a casa de alguem e levar coisas sem aviso?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Eu sou divorciada e tenho em comum com o meu ex.marido uma casa onde habito eu e os meus filhos, menores, até às partilhas, que já foram pedidas por mim em tribunal no final do ano passado. Em Janeiro o meu ex. marido deixou de pagar a pensão de alimentos aos filhos e eu tive que optar entre pagar a casa ou dar comida às crianças. Durante 5 anos fui sempre eu que paguei a totalidade do empréstimo, desde Janeiro tenho pago metade do empréstimo.

O banco pode executar a casa? Mesmo metade do valor estando a ser pago??

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JA ANDO COM UM PROCESSO DE EXECUSAO NO SANTANDER Á 3 ANOS E NAO SEI POR KUANTO MAIS TEMPO VAI ARRASTAR.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PODEM SIM, JA TOU EM PROCESSO DE EXUCUSAO Á 3 ANOS E TAMBEM NAO TEM LICENÇA, MAS DEIXA KE ELES TRATAM DE TUDO.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Eu sou divorciada e tenho em comum com o meu ex.marido uma casa onde habito eu e os meus filhos, menores, até às partilhas, que já foram pedidas por mim em tribunal no final do ano passado. Em Janeiro o meu ex. marido deixou de pagar a pensão de alimentos aos filhos e eu tive que optar entre pagar a casa ou dar comida às crianças. Durante 5 anos fui sempre eu que paguei a totalidade do empréstimo, desde Janeiro tenho pago metade do empréstimo.

O banco pode executar a casa? Mesmo metade do valor estando a ser pago??

Obrigado

O divórcio está efetivamente consumado?

O banco tomou conhecimento?

Já foi ao banco expor essa situação ou tomou a liberdade de assumir que deverá pagar apenas metade uma vez que a outra metade deverá ser paga pelo seu ex?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia eu sou fiadora de uma casa em que os proprietários deixaram de pagar já à mais de dois anos. A minha dúvida é a seguinte podem penhorar os nossos bens da casa, tipo sofás camas, roupa de cama, computadores, t.v, loiças... o que temos em casa...

Desde já muito obrigada

Tânia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

A minha dúvida e a seguinte, tenho um amigo que recebeu a dias um policial em casa com o aviso que a casa lhe seria penhorada se ele não paga-se os 2 messes de atraso que tem com o cofidis, pois bem o rapaz fez tudo o que podia pediu ajuda a todos que conhecia mas infelizmente como todos os Portugueses andam com a " corda no pescoço"  ninguém lhe pode ajudar, a quantia ate não e muito elevada são só 500 euros, 2 prestações.

Ele ate tem pago a horas e nos dias correctos, tudo bem que por vezes pode-se atrasar uns dias, mas acho que não e razão de mandar alguém embora da própria casa quando ate está a ser cumpridor das quantias mensais que tem que pagar.

Se houver alguém no forum que me possa dar uma "Luz" daquilo que ainda se pode fazer para que ele e a família não sejam despejados. 

Obrigado a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead