davidmleal

Caixa Aforro Poupe Mais

43 publicações neste tópico

Capital Mínimo

Poderá constituir o Caixa Aforro Poupe Mais a partir de €300, em qualquer Agência da Caixa, e proceder a entregas subsequentes a partir de €100.

Prazo

5 anos, materializável num Depósito a Prazo semestral com renovação automática por mais 9 semestres.

A data de início do depósito corresponde à data da sua constituição, i.e., à data da celebração do contrato de abertura de conta Caixa Aforro Poupe Mais.

http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Depositos-Prazo/Pages/Caixa-Aforro-Poupe-Mais.aspx

Remuneração

As taxas de juro anuais nominais brutas (TANB) são variáveis, iguais à Euribor 6M* acrescida de um spread semestral crescente para o prazo de 5 anos, i.e., com um prémio semestral de permanência:

Taxas de juro anuais nominais brutas (TANB):  Semestre TANB

1º Euribor 6M* + 1,40% 

2º Euribor 6M* + 1,50%   

3º Euribor 6M* + 1,60% 

4º Euribor 6M* + 1,75% 

5º Euribor 6M* + 1,90% 

6º Euribor 6M* + 2,00%

7º Euribor 6M* + 2,10%

8º Euribor 6M* + 2,25%

9º Euribor 6M* + 2,35%

10º Euribor 6M* + 2,50%

*Média da Euribor 6M, base 360, verificada no mês anterior à data de início do depósito, ou à data de cada entrega subsequente (reforço) ou à(s) data(s) de pagamento de juros, arredondada à milésima.

Cada entrega de capital é tratada autonomamente para efeitos de cálculo de juros. Os juros são calculados à taxa de remuneração aplicável desde o dia em que é efectuada a entrega até à véspera da data de pagamento dos juros, inclusive.

Reforços

Após a entrega inicial de capital na data de abertura de conta, podem ser realizadas entregas subsequentes de capital (reforços) em qualquer momento. Montante mínimo de cada entrega de capital subsequente: 100 €

Mobilização antecipada

A mobilização antecipada pode ocorrer a qualquer momento, de forma total ou parcial (mínimo de 300), de acordo com a seguinte regra:

- em cada data de pagamento de juros (semestre) ou no vencimento, sem penalização dos juros, ou;

- a qualquer outro momento fora das datas referidas, com penalização da totalidade dos juros do período em curso para o montante mobilizado antecipadamente.

Nos levantamentos parciais, o valor a movimentar bem como o remanescente não poderão ser inferiores ao mínimo definido para a entrega inicial.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tinha reparado, interessante para fazer um pé-de-meia juntado pequenas quantidades mensalmente (creio que é o único produto da CGD que permite reforços). É baseada na Euribor a 6 meses, que é uma incognita, mas que nos próximos tempos (1 ano?) terá um comportamento ascendente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu ja fiz

é sempre interessante manter esta conta pois no final do prazo as taxas comecam a ficar interessantes. e é mto flexivel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes-me confirmar a taxa do depósito e quando o fizeste?

Eu estou a aguardar mais uns dias, porque (in)felizmente a Euribor está a subir.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a euribor indexada a este produto é sempre a média da euribor 6M do mês anterior.

ou seja, no meu caso, como subscrevi em Abril, a média da Euribor 6M do mês de Março foi 1.574 (acho eu), e' essa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Média Euribor 6 meses  Março = 1,483%

Remuneração 1.º Semestre = 1,483% + 1.400% = 2.883 % (TANB)

Alerta desta aplicação:

Outras condições

Durante a vigência do depósito, a Caixa poderá alterar unilateralmente as condições constantes da presente FIN, inclusive as taxas de remuneração, mediante prévia comunicação ao titular. No caso de alteração das taxas de remuneração, as novas taxas só serão aplicáveis às entregas de capital realizadas após a entrada em vigor dessa alteração.

Esqueci de mencionar este ponto que somente pode ser visto FIN, e para não dizerem que estou a promover um produto da CGD e depois esqueço de mencionar um ponto importante, eu peço desculpa pela minha omissão. Mas como este produto permite desmobilizar parcial ou total, então não há risco tão grande de ter uma rentabilidade baixa no produto.

Pessoalmente, já investi um pequena quantia neste produto.  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Informação que me tinham  dado é que seria a média dos últimos 30 dias e não do mês anterior. Alguém pode confirmar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Informação que me tinham  dado é que seria a média dos últimos 30 dias e não do mês anterior. Alguém pode confirmar?

Remuneração

As taxas de juro anuais nominais brutas (TANB) são variáveis, iguais à Euribor 6M* acrescida de um spread semestral crescente...

*Média da Euribor 6M, base 360, verificada no mês anterior à data de início do depósito, ou à data de cada entrega subsequente (reforço) ou à(s) data(s) de pagamento de juros, arredondada à milésima.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, já investi um pequena quantia neste produto.

Ok, entao fizeram-te a MESMO a taxa 2.883 %. Obrigado pela info.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para isso mais vale o depósito online a 1 ano q é de 3,1%

E tem o de 3 anos de 3,675% com capitalização de juros...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para isso mais vale o depósito online a 1 ano q é de 3,1%

E tem o de 3 anos de 3,675% com capitalização de juros...

o de 3 anos não é mobilizável e a taxa fixa e anual, ao passo que neste vai subindo sempre ao longo do prazo e provavelmente chegará a esse valor logo no 3.º semestre/ 2.º ano, bastante que para isso a euribor atinja os 2%, algo que é provável que aconteça...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Sou novo por estas andanças! E ontem coloquei este post http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4691.new;topicseen#new, sendo que me foi sugerido este produto da CGD. Também me foi sugerido o Idolos do Santander, mas não sei ao certo porquê - talvez comodismo ou por sempre em casa todos serem clientes da CGD e nunca ter havido problemas ou talvez por causa da "crise" - mas não me sinto confortável psicologicamente para mudar de banco.

Assim pergunto se há alguma explicação para leigos, sobre o que é este Caixa Aforro Poupe Mais? É que não percebo mesmo nada disto, mas gostava de ter o € a render num produto seguro. Pois debaixo do colchão não me está a render nada!

Por exemplo se eu abri-se a conta com 500€ penso que é o máximo permitido depois podia fazer apenas 1 reforço mensal 100€ ou vários reforços? E para tirar o € sem perder nada só no dia em que fizesse 6 meses é isso?

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Sou novo por estas andanças! E ontem coloquei este post http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4691.new;topicseen#new, sendo que me foi sugerido este produto da CGD. Também me foi sugerido o Idolos do Santander, mas não sei ao certo porquê - talvez comodismo ou por sempre em casa todos serem clientes da CGD e nunca ter havido problemas ou talvez por causa da "crise" - mas não me sinto confortável psicologicamente para mudar de banco.

Assim pergunto se há alguma explicação para leigos, sobre o que é este Caixa Aforro Poupe Mais? É que não percebo mesmo nada disto, mas gostava de ter o € a render num produto seguro. Pois debaixo do colchão não me está a render nada!

Por exemplo se eu abri-se a conta com 500€ penso que é o máximo permitido depois podia fazer apenas 1 reforço mensal 100€ ou vários reforços? E para tirar o € sem perder nada só no dia em que fizesse 6 meses é isso?

Cumps.

Estás a confundir tudo, rapaz! o mínimo para abertura é sim de 300 € e quanto ao máximo é um valor muito, muito elevado...que não vale a pensares nele!

quanto a reforços podes fazer a qualquer altura, desde que com o tal minimo de 100 €..

quanto a levantamentos, tb podes fazer em qualquer altura, com penalização total de juros, ou seja, se for antes dos 6 meses em que fizeste determinada entrega, não recebes rendimento por esse capital.  fui claro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a confundir tudo, rapaz! o mínimo para abertura é sim de 300 € e quanto ao máximo é um valor muito, muito elevado...que não vale a pensares nele!

quanto a reforços podes fazer a qualquer altura, desde que com o tal minimo de 100 €..

quanto a levantamentos, tb podes fazer em qualquer altura, com penalização total de juros, ou seja, se for antes dos 6 meses em que fizeste determinada entrega, não recebes rendimento por esse capital.  fui claro?

Ok. E se eu quiser retirar o € não o posso fazer em nenhuma altura sem perder os juros ganhos? Ou há possibilidade de retirar apenas os juros? Pergunto isto porque se por qualquer motivo precisar de mexer no dinheiro seja em que altura for perco os ganhos adquiridos então?

E a nível de custos de abertura ou anuidade tenho alguma?

Outra pergunta isto é 1 depósito a prazo ou não tem nada ver uma coisa com outra?

Mas isto é seguro ou seja não perco o €?

Por exemplo se eu abrisse a conta amanhã com 500€ durante os próximos 12 meses coloca-se 100€/mês quanto é que lucrava ao fim de 1 ano? Aproximadamente claro.

Para aderir a este produto tem de ser aos balcões? É que on-line só encontro os POP-Net!

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1- Como disse, para não perderes juros apenas levantando a cada 6 meses. Podes optar por ver creditados na tua conta à ordem associada ou somadas ao capital acumulado na conta-poupança.

Portanto, se quiseres "levantar" logo os juros para a conta à ordem basta que indiques quando abrires a conta essa opção.

2- claro que não, era só o que mais faltava ter custos por constituir uma poupança!

mas desde que não tenhas despesas de manutenção na conta à ordem associada, isso é diferente!

3- não é um dep. a prazo "comum", na medida em que permite reforços e tem suporte de caderneta associado. portanto, a caixa chama-lhe "conta-poupança" (ou conta a prazo), com conta à ordem associada.

4-claro que sim! relaxa rapaz! é uma poupança ao abrigo do "fundo de garantia de depósitos", portanto, perfeitamente normal, não estás a investir na bolsa nem sequer na divida do estado português para teres tanto receio!

5- dos 500 € iniciais *2,88 % (TANB inicial) =  cerca de 511,3

quanto aos reforços não vai aumentar muito a poupança, mas é uma questão de fazeres a conta...

nos primeiros 5 meses.. 100 € * (2,88 % /n), em que n é o número de meses que faltam para terminar 1 ano de vida da conta

nos restantes 6 meses.. 100 € * (taxa Euribor a 6 meses que vigorar no mês anterior a essa data + 1,50%)

segundo a informação da Caixa, o cálculo dos juros incide sobre cada entrega separadamente e, se optares pela capitalização dos mesmos ao montante acumulado,há que contar com isso nos cálculos, o que faz subir ligeiramente a poupança...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A 1 de Abril de 2011 subscrevi a conta poupança aforro poupe mais.

Deveria ter recebido a remuneração do 2.º semestre no dia 1/04/2012, mas por algum motivo recebi a 31/03/2012 (data valor).

Depois de ir hoje à cgd, confirmaram a minha suspeita, é um erro informatico porque este ano de 2012 é um ano bissexto, ou seja, tem 366 dias em vez dos habituais 365 dias. Mas o sistema informatico assumiu 365 dias.

Acontece que a remuneração deste 2.º semestre será paga com menos 1 dia, sendo possivel que a cgd venha corrigir no 3.º semestre com o acrescentar desse dia. Mas como a remuneração (taxa) do 2.º semestre é superior ao 3.º semestre, eu pedi a reposição dos calculos e a cgd irá corrigir.

Escrevo isto no dia 2 abril para não acharem que é mentira. Enfim um dia tenho mandar uma carta para administração da cgd a reportar esses erros, em que o cliente detecta e são da culpa da cgd (ano passado foram as obrigações 2009/2019).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que erro aconteceu nessas obrigações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4796.0

Nunca pensei que isto poderia acontecer num banco como a CGD, mas aconteceu. No dia 11/05/2011 a CGD deveria ter pago pelos juros do 2.º cupão das Obrigações Subordinadas CGD 2009/2019 - Aniversário.

De acordo com a remuneração do 2.º cupão:

4,25% ou, por opção da Caixa, Euribor 12 m* + 1,15%

http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/Poupanca-Investimento/Estruturados/2009/Abril/Pages/Obrigacoes-Subordinadas-Aniversario.aspx

Em 27/10/2010, recebi uma carta da CGD a dizer que iria exercer a opção de remunerar a partir do 2.º cupão, ou seja, euribor 12 m + 1.15%.

O que aconteceu no dia 11/05/2011:

Recebi a remuneração à taxa 4.25%. VERDADE!

Como não utilizo a conta à ordem da CGD (está sempre zero), preferi não fazer qualquer movimento com aquele dinheiro para não correr o risco da conta ficar a negativa.

Vi a conta logo na manhã do dia 12 de Maio, e supresa supresa!! a conta estava a zero, sendo que as operações de anulação dos juros tem data de 11/05/2011.

Ou seja, um cliente da CGD que deveria ter recebido juros dessa aplicação no dia 11 de Maio, não recebeu. No dia 12 de Maio continua a não receber. Com a consequência de não estar a capitalizar esses mesmos juros. Amanhã tenho de ir a um balcão da CGD e talvez escreva uma queixa ao banco de portugal. 

David, já somos 2!

com a particularidade de no meu caso, a sequência de movimentos a débito e crédito ter sido uma enorme confusão, da qual me creditaram e debitaram varias vezes o valor do cupão, do seguinte modo:

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201  215,45    582,53

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201  215,45    797,98

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201    215,45  1.013,43

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201    46,32  797,98

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201  46,32    751,66

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201    215,45  797,98

.....................582,53

de qualquer maneira, no meu caso não preciso de ir a uma agência, já que tenho o novo serviço de gestão de conta on-line, o Caixa Directa mais on-line.

já enviei mail e vou ver o que me dizem.

no teu caso vai tb dando noticias, aqui ou por mp.

abraço!

11-05-2011 CUPOES COCGD 2009 201    215,45  797,98

Também a mim me aconteceu o mesmo com "mete e tira" dinheiro na conta.

O que não me agradou nada foi esta opção da CGD de embarcar pela opção Euribor.

Óla amigos é mais um para a coleção. mas o mais grave para mim é que depositarão na conta no dia onze os juros de 4.25% e depois retirarão não sei se isto é legal as pessoas devião juntar-se para obter uma explicação

Podes vender a tua posição das obrigações da cgd a qualquer momento. Não és obrigado a ficar com o investimento até ao final do periodo. Neste momento valem 98% do investimento inicial, ou seja, se tiveres investido 1000 € então à quem compre por 980 €.

http://www.euronext.com/trader/download/instrument-3048-EN-PTCG17OE0003.html?selectedMep=5

Em relação a uma liquidação antecipada no 5.º cupão. É a cgd que define se pretende efectuar a antecipação ou não, ou seja, o cliente não tem qualquer palavra no assunto. Irá fazer? Não acredito, era necessario que a euribor tivesse muito elevada ou ponto que seria mais economico para a cgd lançar financiamentos a taxa fixa.

Em relação à remuneração das obrigações.

Eu sabia que a cgd iria activar a remuneração variavel (euribor+spread) por ser mais economico que a fixa a longo prazo. Mas ao mesmo tempo continuo achar que é um bom produto, que proximo ano irá vencer à tanb 3.323%, ou seja, a sua remuneração está a par de varios dep. prazo de 12 meses. Por isso acho que é um bom produto para ter, numa optica de diversificar a nossa carteira de investimentos.

Agora vivemos tempos de grande concorrência sobre os depositos a prazo e por isso há várias taxas superiores a 3.323%, mas até algum tempo atrás alguns depositos remuneravam à taxa da euribor de 12 meses sem qualquer spread. Por isso é preciso ter um pouco de calma.

Eu recebi desculpas telefonicas por parte da cgd. Eles disseram que foi um erro informatico. Agora eu sabia que estava mal calculado logo no dia 11 e por isso não mexi no dinheiro (por tenho sempre a conta ordem da cgd a 0 €), mas talvez outro cliente da cgd podesse ter movimentado a conta e tivesse arriscado a ficar com a negativa. Eu só sei que a pessoa que cometeu esse erro na cgd deve estar em muitos maus lençois. Porque esta é uma aplicação que a maior parte do conselho administrativo detem pelo menos 1 obrigação, por isso o CA da CGD vai querer saber o que passou. 

Pois, foi exactamente isso que me aconteceu, juntei este dinheiro com outro que tinha recebido do pagamento do trabalho e transferi para uma outra conta que me rende juros, ficando a da C.G.D. a negativo, no entanto, o que vale é que dei conta logo no próprio dia 12...p isso n chegou a estar 1 dia nessas condições...

Mas eles costumam sempre dizer que estas coisas não há qualquer intervenção humana, que é o "sistema informático" que processa este tipo de procedimentos.... agora por trás do dito sistema há responsáveis, claro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que grande trapalhada  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recebi a seguinte resposta da CGD:

Estimado Cliente,

Reportamo-nos ao contacto efetuado com a Caixa, relativo ao tema em Assunto, que nos mereceu a melhor atenção.

Conforme ficha de informação normalizada (FIN) que lhe foi entregue, o produto financeiro Caixa Aforro Poupe Mais é, de facto, um depósito a prazo mobilizável antecipadamente, com prazo de 5 anos e pagamento semestral de juros.

Registamos a sua preocupação pelo facto de ter recebido os juros referentes ao terceiro semestre do seu  depósito a prazo Caixa Aforro Poupe Mais no dia 2012-03-31, no entanto podemos confirmar que esta é, efetivamente, a data correta para o pagamento dos referidos juros em virtude de o corrente ano ser bissexto e o período referente ao terceiro semestre ser contabilizado de 2011-10-01 a 2012-03-31.

Na expectativa de continuar a merecer o privilégio da sua preferência, apresentamos os melhores cumprimentos,

Gabinete de Apoio ao Cliente

Rita Almeida

(Coordenadora)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Registamos a sua preocupação pelo facto de ter recebido os juros referentes ao terceiro semestre do seu  depósito a prazo Caixa Aforro Poupe Mais no dia 2012-03-31, no entanto podemos confirmar que esta é, efetivamente, a data correta para o pagamento dos referidos juros em virtude de o corrente ano ser bissexto e o período referente ao terceiro semestre ser contabilizado de 2011-10-01 a 2012-03-31.

Constitui a poupança a 01-04-2011, por isso aquilo recebi de juros refere-se ao segundo semestre: 1.º ERRO.

Dias :

1.º Semestre : 1/04/2011 a 01/10/2011 = 183 dias

2.º Semestre : 1/10/2011 a 31/03/2012 = 182 dias

Eles deviam pagar a 1/04/2012, agora por ser ano bissexto altera as contas do semestre. Ridiculo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me incompreensivel...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que vou fazer queixa ao banco de portugal. Este tipo de erros tem de ter consequências, não basta a dizer que o ano é bissexto para dizer que afecta o numero de dias do semestre.

Ou escrever que é a remuneração do 3.º semestre, quando é do 2.º semestre (ainda por cima este produto praticamente tem um ano e alguns dias).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que raio se passou aqui...

Aderi à pouco tempo a este produto (Aforro Poupe Mais) e não esperava ver os problemas que foram relatados aqui.

No entanto, optei pela capitalização de juros. Alguém sabe se através do serviço caixadirecta é possível ver em algum lado que optou pela capitalização?Como tive que fazer o agendamento não sei até que ponto essa informação foi compreendida pela senhora que me atendeu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Tendo em conta a continuação da descida das taxas euribor, aconcelham a manutenção desata conta para alguém que vai entrar no 3.º semestre?

Cumprimentos,

Sandra Ferreira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead