Vanbru

Poupanças no exterior em caso de saída da zona euro?

2 publicações neste tópico

Meus caros,

Com toda a convulsão que vivemos, surgem, ocasionalmente, opinadores que dizem que Portugal pode ter de abandonar a Zona Euro. Convido-vos a ignorar se isso é ou não provável ou viável. Assumamos que isso acontece, para efeitos da questão que vos vou colocar:

Se Portugal sair do Euro, o nosso dinheiro perderá valor, certo? I.e., quem tenha, por exemplo, 10 mil euros, ao ver esse montante convertido para a moeda nacional, verá esses seus 10 mil euros a deixarem de o ser, ou antes, terão em moeda nacional um valor inferior ao que tinha quando a poupança era expressa em euros. Estou certo no raciocínio?

Se assim for, ter o dinheiro depositado fora do país, numa economia da Zona Euro, significa que os 10 mil euros continuam a ser 10 mil euros, e portanto o depositante retém o valor das suas poupanças. Faz sentido pensar assim? Se faz, que mecanismos existem para constituir poupanças no exterior?

Estamos familiarizados com a abertura de contas em Portugal: papelada, comprovativos, ir ao balcão ou fazê-lo via net. Mas, e se for uma poupança no estrangeiro, como é que isto se processa? Admito que seja possível mas não sei como se faz, nem tão pouco se isto faz algum sentido ou se justifica o esforço.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só por sair do Euro o dinheiro não desvaloriza (muito).

Agora, o problema é que as políticas económicas que Portugal necessariamente teria que adotar para sair da situação em que está, quase de certeza que passariam por injetar capital desvalorizando a moeda.

Quanto às poupanças, em Portugal já tens alguns bancos que permitem a abertura de contas em dólares, por exemplo, e certamente nesse cenário, muitos mais permitiriam a abertura de contas em euros.

Não seria preciso andar a passar pela confusão de abrir uma conta no estrangeiro.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead