smoreira

Juros e amortizações crédito habitação

4 publicações neste tópico

Boa noite,

Adquiri um apartamento em 2009 em conjunto com o meu namorado, fizemos a escritura em nome dos dois, bem como o crédito à habitação. No entanto, como eu sou a primeira titular da conta relativa ao crédito à habitação, recebo uma carta com os juros e amortizações para efeitos de IRS, apenas em meu nome.

Uma vez que eu e o meu namorado fazemos o IRS em separado, já que não temos a mesma morada fiscal há mais de dois anos, ele fica sempre penalizado porque não pode apresentar despesas referentes ao crédito à habitação. Sendo o empréstimo em nome dos dois, não deveríamos receber duas cartas do banco com metade para cada um? Mesmo recebendo só uma carta em meu nome, podemos dividir e colocar metade cada um no IRS ou obrigatoriamente só eu é que posso colocar?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A conta de onde sai a prestação está em nome dos dois, certo? ele também paga a prestação certo? Logo, ambos podem deduzir as despesas.

Peçam ao banco para vos mandar duas declarações separadas, ou pelo menos uma onde conste o nome dos dois. Se o banco não o quiser fazer (não vejo nenhum bom motivo), ele que declare a parte dele nas despesas à mesma. Se vier a ser fiscalizado pelas Finanças, tem sempre como provar que pagou aqueles valores através dos extratos de conta - as Finanças depois que se entendam com o banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção :

Uma vez que eu e o meu namorado fazemos o IRS em separado, já que não temos a mesma morada fiscal há mais de dois anos

Para deduzir encargos sobre a habitação, a morada para efeitos fiscais tem de ser a morada em questão associada ao credito habitação. Pelo que entendi por aquilo que escreveste então a morada fiscal do teu namorado não é a morada do imovel em questão, por isso ele não pode deduzir esses encargos no seu IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A nossa morada fiscal é a mesma, só não a temos é há mais de dois anos, por isso é que fazemos o IRS em separado ainda.

Uma vez que o banco já enviou a informação para as Finanças, poderá ainda fazer duas declarações em separado ou uma em nome dos dois, enviando uma declaração de rectificação para as Finanças? Se não o fizer, irão aparecer os valores pré-preenchidos apenas na minha declaração...

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor