Visitante manuel pereira

certificados de tesouro

13 publicações neste tópico

o investimento nos cert. tesouro,tem garantia do estado portugues no reembolso total do investimento feito,ou tem um valor maximo de garantia, como por exº o fundo de garantia dos dep bancarios  (100.000 euros até 31.12.2011 e depois desta data 25.000 euros),

no que se refere aos investidores particulares.?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Os certificados do tesouro não são abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, contudo, eles gozam de uma natureza estatal, sendo divida pública portuguesa. Existe risco de crédito da dívida pública em caso da Republica Portuguesa entrar em incumprimento.

Contudo, mesmo que isso acontece-se o Estado dificilmente iria penalizar a poupança dos seus cidadãos. Penso que apesar do IGCP ter trancado as taxas na última emissão, 7,10% ao final de 10 anos, é uma taxa muito interessante para quem quer(e pode) poupar a longo prazo.

Rui Costa

http://espacopoupanca.blogspot.com/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebo nada de economia, mas penso que é preciso acreditar em alguma coisa para se fazer algo na vida.

As regras sobre a subscrição de CT são claras: os juros são os definidos à data da subscrição. Se assim não fosse seria uma fraude grave que afectaria muitos Portugueses e em que o Estado de Direito deveria intervir. Não quero acreditar nisso.

Também investi, pouco, porque como a maioria dos portugueses não tenho fortuna. Além de que a regra será diversificar as aplicações financeiras.

Penso que só quem investir "muito" poderia ter medo de não ter os juros prometidos. Mas parece ser certo e tem-se verificado que aos 6 meses pode ser levantado o dinheiro investido. No 1º ano em que verifique o absurdo de não se cumprir o contratado, retiro-o. Até ver mantenho a aplicação. Aliás investi em Outubro e agora vou levantar para investir com as novas taxas de juro.

Que lhes parece?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebo nada de economia, mas penso que é preciso acreditar em alguma coisa para se fazer algo na vida.

As regras sobre a subscrição de CT são claras: os juros são os definidos à data da subscrição. Se assim não fosse seria uma fraude grave que afectaria muitos Portugueses e em que o Estado de Direito deveria intervir. Não quero acreditar nisso.

Também investi, pouco, porque como a maioria dos portugueses não tenho fortuna. Além de que a regra será diversificar as aplicações financeiras.

Penso que só quem investir "muito" poderia ter medo de não ter os juros prometidos. Mas parece ser certo e tem-se verificado que aos 6 meses pode ser levantado o dinheiro investido. No 1º ano em que verifique o absurdo de não se cumprir o contratado, retiro-o. Até ver mantenho a aplicação. Aliás investi em Outubro e agora vou levantar para investir com as novas taxas de juro.

Que lhes parece?

Parece-me que deves seguir os teus instintos. Fiz uma operação idêntica no mês passado e até agora não estou arrependido. Temos que nos manter serenos e pensar positivo.

Já agora podes dizer (aproximadamente) a partir de que montante consideras elevado?

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa pergunta... depende do que cada um tem ou precisa... eu diria acima de 100 000€.

Obrigado pelo apoio. Hoje e amanhã estou à espera da evolução do assunto "Troika".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa pergunta... depende do que cada um tem ou precisa... eu diria acima de 100 000€.

Obrigado pelo apoio. Hoje e amanhã estou à espera da evolução do assunto "Troika"

.

Tambem é essa a minha ideia: elevado acima dos 100.000€.

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recebi hoje esta resposta ao mail que enviei ao IGCP a pedir informações sobre garantias dos certificados do tesouro.

Gostaria que comentassem.

Um braço

Data:  Wed, 4 May 2011 12:28:26 +0100 [12:28:26 WEST]

De:  <****@igcp.pt>

Para:  

Assunto:  FW: Mensagem enviada via site

Cabeçalhos:  Mostrar todos os cabeçalhos

Entrada – 12383  *  Saída – 8069

Exmo. Senhor  

No seguimento do seu contacto, comunicamos que o cenário sugerido por V.Exª. não se enquadra, de forma alguma, em qualquer hipótese actualmente em estudo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

Confirmamos que nos termos do nº 15 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, “ Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.”

Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa.

Esperamos ter esclarecido V. Exª. e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

INFO

De: IGCP

Enviada: terça-feira, 26 de Abril de 2011 12:41

Para: INFO

Assunto: Mensagem enviada via site

Editado por Pedro Pais: por favor não publiquem informação pessoal sobre terceiros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recebi hoje esta resposta ao mail que enviei ao IGCP a pedir informações sobre garantias dos certificados do tesouro.

Gostaria que comentassem.

Um braço

Data:  Wed, 4 May 2011 12:28:26 +0100 [12:28:26 WEST]

De: <****@igcp.pt>

Para:  

Assunto:  FW: Mensagem enviada via site

Cabeçalhos:  Mostrar todos os cabeçalhos

Entrada – 12383  *  Saída – 8069

Exmo. Senhor  

No seguimento do seu contacto, comunicamos que o cenário sugerido por V.Exª. não se enquadra, de forma alguma, em qualquer hipótese actualmente em estudo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

Confirmamos que nos termos do nº 15 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, “ Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.”

Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa.

Esperamos ter esclarecido V. Exª. e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

INFO

De: IGCP

Enviada: terça-feira, 26 de Abril de 2011 12:41

Para: INFO

Assunto: Mensagem enviada via site

A resposta naturalmente não pode ser outra!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa."

Das últimas coisas que o Estado deverá alguma vez fazer (só em condições extremas) seria penalizar os seus aforradores. Isto iria provocar um descrédito total nos cidadãos de qualquer país e irrecuperável. Quem compra CT, não deverá ter qualquer receio, aliás, é uma excelente aplicação a 5 ou 10 anos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por curiosidade - qual foi "o cenário sugerido por V.Exª."?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li ate' agora quatro respostas do IGCP a diversos assuntos (garantia do capital investido, juros quando as OT 5 estao com taxa superior 'as OT 10, etc).

Todas comecavam por

Deve fazer parte do template :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Li ate' agora quatro respostas do IGCP a diversos assuntos (garantia do capital investido, juros quando as OT 5 estao com taxa superior 'as OT 10, etc).

Todas comecavam por

Deve fazer parte do template :D

Ah, percebi :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead