mega_neo

Pedido de ajuda nas decisões

12 publicações neste tópico

Olá pessoal, como estão?

Pedro, devo dar-te os parabens pelo blog e pelo fórum. De facto é um excelente serviço à comunidade.

Gostaria de colocar aqui umas questões com o objectivo de me ajudarem a decidir para onde me viro em questões de investimentos e poupanças.

Tenho algum dinheiro, derivado de poupanças de 20% do meu ordenado desde que comecei a trabalhar, que queria investir com vista a complemento de reforma.

De momento estou num impasse sem saber onde o colocar. Sou cliente BIG e esse dinheiro (10.000€, em conjunto com outro de uma poupança de mais médio prazo) está em standby na superconta.

Estou dividido em me voltar para os Fundos do Fund Advisor, e deixar lá por muitos anos, visto que o risco no muito longo prazo se vai diluindo um pouco, ou colocá-lo num produto financeiro que um funcionário do BIG me aconselhou, que é o BigLink.

Para além disso, pensei também em outros fundos que possa ver em outros locais.

Estou mesmo dividido.

Como é complemento de poupança estou a pensar num horizonte de 10 anos ou mais. E deverá ser reforçado assim que possível (atingir o montante de reforço mínimo ou mensalmente).

Depois, tenho também o remanescente que quero fazer para uma poupança com um pouco menos de risco, mas tb com um horizonte de mais ou menos 5 ou poucos mais anos, para pensar em casa ou outros investimentos relativos.

Tenho um fundo de emergência de perto de 5000€ numa conta à ordem que penso mudar para um DP de resgate simples para alguma eventualidade.

Tenho ainda outro tanto em certificados de aforro que não sei o que fazer com eles. Se os deixo estar ou se os coloco numa outra poupança/investimento de médio prazo, para ajudar na melhoria de vida, investimento relativo ou mudar de carro.

O que acham? quais as melhores oportunidades para este tipo de pensamento? Ou estou a pensar tudo errado e o q tenho lido não me está a entrar bem na cabeça?

Obrigado desde já pessoal

Abraços

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

Neste momento certificados do tesouro subscritos em Abril,deve ser a melhor opção.

Taxa deve rondar os 7.4%. a 5 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado. Isso sim é uma proposta para algum tempo.

Mas não vou por todo o meu dinheiro no mesmo cesto.

Até porque tem destinos/finalidades e tempos diferentes.

Mas obrigado pela dica

mais alguém?

Ou será que não me expliquei bem? Posso tentar outra vez se for necessário.

Deixem os vossos comentários

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a opção for por depositos a prazo o BIG e o BANIF têm algumas boas propostas (estão disponiveis nos  respectivos sites).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado lothar_m

Vou investigar.

As opções podem ser variadas. Tudo consoante o tempo disponivel para investimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado lothar_m

Vou investigar.

As opções podem ser variadas. Tudo consoante o tempo disponivel para investimento

Realmente eles no BIG estão a apostar muito no aconselhamento do BIG link aos clientes e trata-se de uma instituição que tem fama de prestar um bom serviço aos clientes.

Por acaso, agora que falas nisso estou a pensar resgatar alguns fundos que lá tenho e investir 2000 € nesse produto, a repartir em partes iguais pelas carteiras equilibrada e agressiva.

Já agora, se o teu horizonte é de muito longo prazo e quiseres apostar na valorização do mercado accionista, tens tb no BIG o equity advisor, no qual tens de colocar pelo menos 10.000 €...eu nesse só ainda não apostei porque o montante é um pouco puxado e as bolsas tb não estão muito apelativas neste momento...

Tens ainda no BIG as obrigações de divida soberana (Portugal, Grécia, Irlanda...) mas pessoalmente acho que os certificados do tesouro são um melhor investimento, nas circunstâncias actuais!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E os CT voltaram a subir.

Epah, é bom demais para não aproveitar. E não acredito que o pequeno investidor seja prejudicado pois não acredito que portugal entre na bancarrota. Irá haver dinheiro para os pagar, certo?

Digam-me uma coisa. Tenho CA de entre 94 e 2002. será que os CT estão a render mais agora, do que esses mesmo com prémio de permanências?

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
E não acredito que o pequeno investidor seja prejudicado pois não acredito que portugal entre na bancarrota. Irá haver dinheiro para os pagar, certo?

Quando alguma coisa corre mal, normalmente são os pequenos que se lixam... :-\

Digam-me uma coisa. Tenho CA de entre 94 e 2002. será que os CT estão a render mais agora, do que esses mesmo com prémio de permanências?

Quase de certeza que sim. Mas acho que quer no site dos CTT quer no do IGCP podes encontrar simuladores onde confirmas isso facilmente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E os CT voltaram a subir.

Epah, é bom demais para não aproveitar. E não acredito que o pequeno investidor seja prejudicado pois não acredito que portugal entre na bancarrota. Irá haver dinheiro para os pagar, certo?

Abraços

Se esperares cinco anos, os CT compensam mais do que os CA. Mesmo que estes sejam antigos. Digo isto tendo em conta as taxas actuais de ambos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas pessoal.

Digam-me se estou a pensar bem:

Os certificados de aforro, como instrumento de poupança tb está protegido pelo fundo de depósitos do banco de portugal certo?

Os certificados do tesouro não, como veículo de investimento.

Mas, se portugal abrir falência/insolvência, e não poder pagar, quer um quer outro serão perdidos certo?

É que estou com medo que tal aconteca e perca o meu dinheiro, embora pense que não será mt fácil.

Isto está correcto? De qq das formas irem perde-los, logo mais vale apostar no que vale mais, certo?

abraços e obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Digam-me se estou a pensar bem:

Os certificados de aforro, como instrumento de poupança tb está protegido pelo fundo de depósitos do banco de portugal certo?

Errado - não se trata de um depósito a prazo, mas sim de um produto de dívida...

Os certificados do tesouro não, como veículo de investimento.
??? Ora explica lá então quais são, a teu ver, as diferenças entre CAs e CTs. É que me parece que há aí muita confusão ;)

Mas, se portugal abrir falência/insolvência, e não poder pagar, quer um quer outro serão perdidos certo?
Não me acredito que chegue a tanto, mas se algum deles for afetado, o outro provavelmente será também, parece-me certo....

Isto está correcto? De qq das formas irem perde-los, logo mais vale apostar no que vale mais, certo?

Se estás a investir assumindo que vais perder mais vale nem investir em primeiro lugar.

Mas acho que percebo o que queres dizer e concordo - pessoalmente prefiro o investimento em CTs ao investimento em CAs porque a taxa de juro a médio prazo é mais atrativa. Neste momento só compensam mais os CAs se for para levantar o dinheiro antes dos 5 anos.

Há aqui uma pequena nuance: a taxa dos CAs está indexada à Euribor, que está em subida. Daqui por 5 anos, pode dar-se o caso de a remuneração dos CAs estar nos 5% ou 6%, se a Euribor subir bastante. Pessoalmente não me acredito muito que suba o suficiente para compensar e, desse ponto de vista, continuo a preferir os CTs...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Errado - não se trata de um depósito a prazo, mas sim de um produto de dívida...

Ups, Obrigado pela correcção. Então, sendo assim tb não está abrangido por essa garantia. Obrigado. Tira muitas dúvidas

??? Ora explica lá então quais são, a teu ver, as diferenças entre CAs e CTs. É que me parece que há aí muita confusão ;)

Certo, Paulo, confusões aqui é o q não falta :P

As diferenças maioritárias que via entre os dois era que um era o objectivo de cada um, CA poupança, tipo depósito a prazo, e CT investimento tipo OT para publico em geral.

Foi a diferença que fiz.

Penso que estou errado quanto aos dois

Não me acredito que chegue a tanto, mas se algum deles for afetado, o outro provavelmente será também, parece-me certo....

Pois, como pensei. Obrigado

Se estás a investir assumindo que vais perder mais vale nem investir em primeiro lugar.

Mas acho que percebo o que queres dizer e concordo - pessoalmente prefiro o investimento em CTs ao investimento em CAs porque a taxa de juro a médio prazo é mais atrativa. Neste momento só compensam mais os CAs se for para levantar o dinheiro antes dos 5 anos.

Há aqui uma pequena nuance: a taxa dos CAs está indexada à Euribor, que está em subida. Daqui por 5 anos, pode dar-se o caso de a remuneração dos CAs estar nos 5% ou 6%, se a Euribor subir bastante. Pessoalmente não me acredito muito que suba o suficiente para compensar e, desse ponto de vista, continuo a preferir os CTs...

Pois, tb não acho que a euribor vá a valores tão altos assim tão rapidamente.

Se bem que os CA que eu tenho já têm alguns anos.

Mesmo assim acho que o que ganharam anteriormente, mesmo com prémios de permanência que virão, a juntar à euribor possivel dentro dos 5 anos, não deverá chegar aos 5,5% (+/- taxa liquida ao final dos 5/10 anos) dos CT.

Obrigado Paulo, acho que quanto a estes produtos vou mudar mesmo de um lado para o outro. Obrigado.

Agora o restante da minha dúvida, tens alguma opiniao mais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead