mix_10

Amortização parcial - Redução do tempo ou prestação

2 publicações neste tópico

Boa Tarde

Tenho um empréstimo já lá vão 7 meses, e agora em Março decidi amortizar parcialmente mil € e, como tinha lido no blog compensa mais reduzir o tempo do empréstimo em vez de reduzir na prestação mensal.

Acontece que hoje recebi um e-mail do banco (Santander) que não é possível reduzir o tempo do empréstimo!!

"As amortizações parciais apenas podem incidir sobre o montante, não podendo ter reflexo no prazo do empréstimo.

O que podemos fazer, quando acumular um valor considerável de amortizações, é pedir uma alteração contratual para redução de prazo do empréstimo."

Como sendo o meu 1º empréstimo e 1ª amortização, agradecia imenso que me ajudassem, se perante a lei posso pedir redução do tempo e o banco está a tentar iludir-me, ou realmente só com uma grande quantia amortizada poderei pedir a dita alteração contratual??

O meu objectivo era, amortizar pelo menos mil € por ano, no mínimo, e com a redução do tempo do empréstimo, como se encontra no blog, poupasse mais juros.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguns bancos aceitam mudar o prazo do empréstimo sem grandes problemas. Outros nem por isso. A verdade é que normalmente não são obrigados a fazê-lo, pois o contrato não prevê esse tipo de alteração.

(Quando assinaste o contrato com o banco, imagino que o prazo foi uma das coisas que lá ficou definida).

Obviamente, se fizeres um pedido de alteração contratual, o banco também é livre de o aceitar ou não, conforme lhe apetecer. Pode também fazer uma contra-proposta (tipicamente aproveitam essas alturas para tentar impor um aumento de spread - "nós damos-lhe o que quer, se nos der algo em troca"). Também és livre de aceitar ou recusar a contra-proposta, ou seja, nunca perdes nada em tentar propor alterações ao contrato.

Não há condições mínimas para pedir alterações contratuais. Em teoria podes ir todos os dias ao banco pedir para te reverem o prazo ("água mole em pedra dura..." - repara que o banco não definiu o que considerava ser um "valor considerável de amortizações" ;)). Claro que a probabilidade de veres essas pretensões realizadas serão tanto maiores quanto maiores as diferenças relativamente às condições iniciais.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead