Susana

Cartão de Cidadão - Alguém já tem?

31 publicações neste tópico

Finalmente parece que o Cartão de Cidadão já está disponivel para todos... já se começa a ver publicidade e folhetos informativos espalhados por aqui.

Para mais informações podemos consultar os sites www.cartaodecidadao.pt ou www.portaldocidadao.pt

Aqui em Matosinhos a indicação é que deveremos ir à Conservatória do Registo Civil.

Já alguem pediu o seu Cartão de Cidadão? Será tão facil como parece? Quanto tempo estão a demorar para a entrega?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não é para todos - a Maia e o Porto (incluindo a loja do cidadão), por exemplo, ainda não emitem este documento. Mas está quase :)

Mas, já agora, sendo o CC uma das medidas do Simplex, porque é que não havia de ser fácil? ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tenho CC acerca de 1 ano. Tou a residir nos Açores! O processo de adesão é muito simples, apenas levar à conservatória, ou outro local com essa finalidade e levar todos os documentos (BI, Contribuinte, Segurança Social, Sis. NAcional de Saúde e Crt de Eleitor-este facultativo). Entretanto no mesmo local, é nos retirado os dados biométricos (foto, impressão digital, assinatura) todos são retirados no local e de forma digital. 2 semanas depois temos apenas 1 cartão na carteira. ou melhor 3 (cartão cidadão, carta condução e cartão de pagamento). o cartão tem pouca informação visivel, no entanto qd o tiver de o apresentar, a instituição q o pedir deverá ter um leitor, onde só tem acesso ao que nós quisermos através de password.

Hugs

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Carta de condução??? Sério???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Carta de condução??? Sério???

Ele quer dizer que o CC não substitui a carta de condução, por isso tem que continuar a andar com ela na carteira...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não é para todos - a Maia e o Porto (incluindo a loja do cidadão), por exemplo, ainda não emitem este documento. Mas está quase :)

Mas, já agora, sendo o CC uma das medidas do Simplex, porque é que não havia de ser fácil? ;)

yeah, right.... tb ainda estamos à espera dos 150.000 empregos que iam ser criados....  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já tenho CC acerca de 1 ano. Tou a residir nos Açores!

Pois, aí foi por onde começou a fase piloto. Imagino que nessa altura era tudo mais simples e rápido. Queria saber como estão as coisas agora....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

yeah, right.... tb ainda estamos à espera dos 150.000 empregos que iam ser criados....  :P

Já faltaram mais... Da última vez que vi referência a isso no jornal já ia em mais de 100 000. Mas isto é meio off-topic.

Pois, aí foi por onde começou a fase piloto. Imagino que nessa altura era tudo mais simples e rápido. Queria saber como estão as coisas agora....

Na fase piloto houve muita coisa que correu mal. Os serviços não estavam preparados, ninguém conhecia, etc. Agora acho que as coisas já rolam melhor.

Por cá, como o distrito do Porto só conheceu o CC há relativamente pouco tempo acho que ainda há casos de pessoas que apresentam o cartão e ninguém sabe o que é. Mas com o tempo as coisas vão ao sítio.

Quanto à emissão do cartão propriamente dita, acho que não há grandes confusões. Normamelmente nos primeiros dias tem havido afluxos de curiosos que querem tirar logo o cartão a correr, mas depois normaliza - não fica muito pior do que era dantes para tirar o BI.

Pelo menos é o que tenho lido aqui e ali, eu só preciso de renovar o BI para o ano, ainda não passei pela experiência :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas a todos...

Estou neste momento em fase de renovação do BI e nao está facil, aqui na zona de Lisboa as lojas do cidadão estão a "abarrotar", palavras de uma funcionaria de lá. Indicou me então outras alternativas nomeadamente as coservatorias que provavelmente por serem menos conhecidas tambem têm menos gente (espero eu).

Quanto à funcionalidade do Cartão do Cidadão ainda nao conheço muito bem o que podemos ou nao fazer com ele a não ser que temos de pagar 12€ para tratar dele!!

Divagando um pouco 12€ X 10.000.000 de portugueses sao??...:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É muito dinheiro mas acredito que enquanto se pagar a adesão nao passe dos 30/40%. Eu particularmente não vejo necessidade de o ter já e também até me faz confusão o estado "vende-lo" em vez de "da-lo".

Agora vejamos, pago 12€ por um cartão que contem um chip. Se por ventura acontece alguma coisa ao chip, tenho de perder uma manha ou um dia na loja do cidadao? Imaginemos que estou no estrangeiro, o que sucede?

Ainda digo mais, no documento abaixo refere que a curto prazo poderão ser 5 documentos a subistituir pelo cartão o que me da a entender que quando assim for, terei de pagar outra vez. Ainda por cima só é valido por 5 anos enquanto que um contribuinte e um BI duram bem mais.

http://www.cartaodecidadao.pt/images/stories/Manual_Cartao_de_Cidadao_v1.1.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BI já era pago (7€, se não me engano, acho que já não era actualizado há muito tempo)

A validade do BI também era de cerca de 5 anos. Pelo menos o meu é...

O cartão não perde a validade por acontecer alguma coisa ao chip. Os números de identificação estão todos visíveis no exterior do cartão. Agora, as outras funcionalidades relacionadas com o chip é que deixam de estar disponíveis, claro.

Se perderes o cartão no estrangeiro não é diferente do que se perderes outro documento qualquer hoje em dia - tens que o renovar. Se for só o problema do chip deixar de funcionar no estrangeiro acho que quase nem se coloca, uma vez que lá fora não há nenhum serviço que leia aquele chip quase de certeza. Agora se precisares de aceder a um serviço através de certificado digital presente no chip do cartão, sim, és capaz de ter problema...

Quanto à possibilidade de o CC substituir outros documentos para além dos actuais, só terás que pagar outra vez quando o fores renovar. E nessa altura entregas o tal documento adicional para ser substituído e ser incorporado no CC... pelo menos é o que faz sentido, agora os cartões também não foram substituídos todos compulsivamente, a maioria das pessoas espera pelo acabar da validade do BI para ir tirar o novo cartão...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na questao da validade falo do BI porque creio que todos os outros documentos que estão inseridos no CC não têm validade. Verdade seja dita que tambem terias de te deslocar a loja do cidadao na mesma por causa do BI portanto por aí até nem ha grande difuculdade.

O cartão não perde a validade por acontecer alguma coisa ao chip. Os números de identificação estão todos visíveis no exterior do cartão. Agora, as outras funcionalidades relacionadas com o chip é que deixam de estar disponíveis, claro.

Eu creio que nao disse que perdia a validade, apenas estava a levantar a questao de estares fora do país e precisares de usar o cartão e o mesmo ter o chip marado. Sinceramente nao sei se la fora teras algum serviço que leia o chip, daí a minha questão.

Ja agora, sendo necessario um aparelho que leia cartoes para ligares ao computador, sao eles que o fornecem tbm? (era bom era)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ja agora, sendo necessario um aparelho que leia cartoes para ligares ao computador, sao eles que o fornecem tbm? (era bom era)

Tenho ideia que eles o fornecem, sim (para além de vários outros fornecedores).

Da última vez que li alguma coisa sobre isso, no entanto, estava esgotado em quase todas as conservatórias e lojas do cidadão :P

Naturalmente tens que pagar pelo aparelho...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu creio que nao disse que perdia a validade, apenas estava a levantar a questao de estares fora do país e precisares de usar o cartão e o mesmo ter o chip marado. Sinceramente nao sei se la fora teras algum serviço que leia o chip, daí a minha questão.

Nao fornecem... custa 16eur e compras no mesmo sitio onde tiraste o cartao.

Eu, como informatico e curioso, vou comprar um leitor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lol 28€ pelo cartão e pelo aparelho, multiplicando por 10.000.000 ui ui

Acho que me vou ficar pelos documentos antigos que já é chulice a mais.Em vez de fornecerem o cartão e sermos nós a pagar o aparelho nao...pagamos os dois. Ainda para mais com a desvantagem de se perdermos, serem logo 4/5 documentos. Ainda se viesse com um "tracking device" eu comprava :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lol 28€ pelo cartão e pelo aparelho, multiplicando por 10.000.000 ui ui

Nem toda a população portuguesa tem documentos de identificação nacional. Há as crianças, os imigrantes, os mais velhos que têm BI vitalício, etc.

Acho que me vou ficar pelos documentos antigos que já é chulice a mais.

O BI foi extinto. Mais cedo ou mais tarde vais ter que mudar ;)

Em vez de fornecerem o cartão e sermos nós a pagar o aparelho nao...pagamos os dois. Ainda para mais com a desvantagem de se perdermos, serem logo 4/5 documentos.

Eu acho que isso é vantagem... Prefiro ter que tirar outra vez 1 do que 4/5 :) E ocupam bem menos espaço na carteira :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diga-se de passagem que o CC é OBRIGATÓRIO ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meritório seria o CC, não 1 em 3 , mas 1 em muitos dos outros cartões que temos de carregar na carteira. Nem há já muitos modelos de carteiras, com divisórias suficientes para tanta identificação!

Para mim, o Cartão do Cidadão, é fruto de toda uma mascarada que nos pretendem vender, para nos dar a ilusão de avanço tecnológico, país futurista, líder na inovação e outras patranhas que tais!... Levamos a vidinha, a correr de repartição para repartição, para ficarmos com um cartão todo bonitinho e moderno. Haja paciência!

Bom, mas se se dá a extinção do B.I., bom, lá teremos que aderir "voluntariamente"!

Na minha próxima reencarnação, quero ser Português, outra vez!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nem toda a população portuguesa tem documentos de identificação nacional. Há as crianças, os imigrantes, os mais velhos que têm BI vitalício, etc.

Mesmo os BI's vitalícios ou com 10 anos de validade têm de tirar o cartão do cidadão. Têm 8 anos a partir de 2007.

Eu fui renovar o meu B.I. no dia 30 set, tive azar porque foi dos primeiros dias em que chegou a máquina (o quiosque), e as funcionárias não captavam nada daquilo, estavam a ter ajuda de um técnico. Tinha muita gente à minha frente, mas o processo em si não demora mais de 5 minutos.

Como já fez quase um mês e ainda não recebi a carta PIN para ir levantar, fui lá e o cartão já lá está (a funcionária mostrou-mo). A carta deve chegar esta semana.

Só fica de facto mais barato para quem vai tirar todos os documentos de início. Depois de ser todos os cartões, só o B.I. tem de ser renovado. E e a renovação eram 7/8€. Pelo cartão único paguei 12€. Mas compensa em segurança, já viram o fácil que é aldrabal o antigo B.I.? Basta perder o B.I. e alguém colocar uma fotografia de uma pessoa com idade similar e facilmente se usurpa a identidade de alguém

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

é até encontrarem uma forma de aldrabarem este

Já encontraram (pelo menos o sistema é idêntico ao usado pelo CC). Acho que houve dois tipos na Holanda ou assim que passaram no aeroporto com identificação falsa.

Mas continua a ser mais difícil do que aldrabar o BI...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que continua a ser mais difícil, o B.I. roubar uma carteira/encontra uma carteira perdida na rua com um B.I. do mesmo sexo que o nosso. A altura tem de ser similar, a idade é mais ou menos, e voilá! Aposto que até se consegue levantar dinheiro do banco! É o documento que pedem como identificação!

Muitas vezes também pedem o contribuinte, e os antigos de papel são ainda mais fáceis de falsificar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[Como já fez quase um mês e ainda não recebi a carta PIN para ir levantar, fui lá e o cartão já lá está (a funcionária mostrou-mo). A carta deve chegar esta semana.

O meu marido foi tirar o CC à Loja do Cidadão no Porto... tirou a senha às 11h e foi atendido por volta das 17h30....  ::)  :o  (claro que ele não ficou lá à espera esse tempo todo, saiu para continuar o seu trabalho e depois voltou á tarde... )

Passado uma semana recebeu a tal carta com o PIN e voltou à Loja do Cidadão para levantar o CC... e isso demorou 1h!!! :o

Em relação ao leitor de cartões, são realmente €16, o que eu acho um abuso!!! A mim parece-me outro negócio do Estado com alguma empresa... mais um "Magalhães"!...

Porque é que não podemos ter uma senha como temos para o site das Finanças e da Seg. Social gratuita??? Se a pessoa quissesse adicionar informação ao seu cartão ia a um site e com a senha acedia ao seu perfil e pronto....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque é que não podemos ter uma senha como temos para o site das Finanças e da Seg. Social gratuita??? Se a pessoa quissesse adicionar informação ao seu cartão ia a um site e com a senha acedia ao seu perfil e pronto....

E depois como e' que o site passava a informaçao para o cartao? :)

Ja agora, o leitor de cartoes nao e' obrigatorio. So para quem quiser tirar partido das novas funcionalidades do cartao (como a escrita na area de bloco de notas ou os certificados pessoais digitais). Quem apenas o quiser como cartao de identificaçao nao tem de comprar mais nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead