tmazevedo

Resgatar ou não Certificados Aforro B para outra aplicação a prazo?

4 publicações neste tópico

Gostaria de colocar-lhe a seguinte dúvida.

Possuo cerca de 10000 euros (caso os resgatasse hoje) em certificados de aforro, alguns de 98 outros de 2000 e 2002. Gostaria de saber se é mais vantajoso resgatá-los e aplicar em contas a prazo como a do Banco Big 3.75% a 18 meses, pois nunca sei bem se terei de usar o dinheiro.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabe qual o valor que tem nos certificados de aforro ao fim deste tempo?

Pode saber usando o seguinte simulador: http://www.igcp.pt/gca/?id=66

Encontra uma tabela de reembolso da série respectiva aqui: http://www.ctt.pt/feapl/jsp/certaforro/public/certificadosreembolsoListB.jsf?lang=def&serie_Nr=B

Depois das contas, verifique se quer resgatar e investir nos produtos que referiu!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hoje o valor total dos certificados vale os cerca de 10000 euros sendo que fora investido cerca de 7500 euros, ou seja se os vendesse todos hoje teria uma rentabilidade na ordem dos 33%.

Agora o que eu não sei é quanto é que ficam a render, caso os deixe permanecer por mais 2 , 3 ou 11 anos?  agora pelo que estudei usando este exemplo da conta do big 3.75% a 18meses (poderá ser outra com as mesmas características mas com taxas melhores, tem é de ter a possibilidade de resgate) se fizer 8 aplicações consecutivas sem rentabilizar o juro de cada ano tenho 441.56 euros por ano que significa que ao fim das 8 aplicações perfaz a totalidade de 3532 euros, se os juros fossem também capitalizados teria um juro liquido no final de 4128 euros.

Agora não sei se estou ver bem as coisas e se estou a ter em conta todos os pormenores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro os CAs hoje em dia estão indexado à Euribor. Ou seja, todos os anos rendem a uma taxa próxima da Euribor. Atualmente esta taxa está um bocado baixa quando comparada com as que são praticadas em alguns DP, mas nos próximos tempos a tendência é para esta taxa subir (mas se calhar a dos DPs também)

Tentar fazer contas sobre o futuro não dá. É mais uma questão de intuição e arriscar na que parece ser melhor. Em caso de dúvida, avança-se com metade por um lado e metade por outro ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead