jorge96

Banco Montepio sugere falsos programas de segurança

4 publicações neste tópico

O Montepio é um dos maiores e mais antigos bancos portugueses. Visando tomar em consideração a segurança dos seus utilizadores, o Montepio, assim como outros bancos, propõe aos seus clientes instalarem várias soluções de segurança. Tal não aparenta ser um problema, não fossem algumas dessas soluções de segurança falsas.

logo_Montepio.jpg

“No passado dia 24 de Fevereiro de 2011, após ter-me dirigido a esta página do banco Montepio (http://www.montepio.pt/v10/PT/jsp/online/MGMulticanalSeguranca/SuasPreocupacoes.jsp), reparei que entre, aplicações de segurança perfeitamente legítimas, também são sugeridas FALSAS aplicações de segurança. Tal informação é mencionada na parte Utilize software Anti-Spyware”, relata o nosso leitor m00nbl00d num tópico criado no fórum ZWAME.

Quem acede à secção em questão, depara-se com a seguinte página:

Montepio21.png

De todas estas soluções de segurança existentes, quatro delas são falsas (NoAdware, Spywarebot e Swatit!), das quais um dos links não funciona (Swatit!), também uma ameaça. Quanto ao Spyware Nuker, a empresa dona do programa mudou, pelo que o domínio agora apresenta para uma verdadeira solução de segurança a partir de 2004. O que queremos dizer com falsas? Há um termo em informática que chamamos de rogue security software, software que se aproveita de engenharia social para fazer com que os seus criadores lucrem, fazendo os utilizadores acreditar que o seu computador está infectado, e fazendo-os comprar a solução de segurança falsa para se livrar das milhares de ameaças existentes.

São essas quatro soluções de segurança falsas que vamos instalar numa máquina virtual para mostrar aos nossos leitores a gravidade da situação. Lembramos que isto apenas afecta computadores que executam o Sistema Operativo Windows, o que não indica que não existam soluções idênticas para outros sistemas.

Iniciámos uma análise com todos, ao mesmo tempo, que fizeram uma busca ao nosso computador por itens maliciosos. O resultado:

Montepio3.jpg

Como pode verificar, estes programas obrigam o utilizador a registar a sua cópia do programa para removerem os itens infetados. Para nós, é inadmissível que uma instituição bancária deixe passar tal coisa.

Mas a história não fica por aqui. O leitor ainda relata: “No passado dia 24 de Fevereio de 2011 entrei em contacto com o serviço de apoio do Montepio por sessão de web chat, alertando-os para esta situação, tendo igualmente fornecido esta informação. Foi-me dito que iriam resolver esta verdadeira trapalhada! Hoje, dia 13 de Março de 2011, passadas mais de 2 semanas, ainda continua tudo na mesma! Isto é completamente inaceitável, pois ignoraram o meu alerta”.

Para os que foram infetados, recomendamos o uso do Malwarebytes’ Antimalware Free, se não pretender pagar por nenhuma solução de segurança, e recomendamos, também, o uso do Microsoft Security Essentials ou do antimalware Avira, também gratuitos. Se ainda procura segurança adicional, instale a extensão Web of Trust, compatível com todos os browsers mais utilizados.

Resta-nos agradecer, uma vez mais, ao leitor m00nbl00d pelo alerta, e recomendar aos clientes do banco que façam pressão junto da empresa para que a mesma remova estes links do website e crie um acesso com https, uma falha de segurança também bastante grave para um banco.

Fonte: KeroDicas

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lamentavel

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desliguei-me completamente dessa porcaria de banco.

Speedbird

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O único banco que até agora vi dar bons conselhos, foi o Barclay's que até oferecia 1 licença do Kaspersky aos clientes.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead