Rui Clemente

Poupar Energia

39 publicações neste tópico

Boas,

Muito se fala em poupar. Eu tenho andado a fazer uns testes e consegui reduzir a minha factura da EDP e da Agua bastante mesmo.

Para além de se deixar de ter os aparelhos em stad-by onde reduzi mesmo foi na iluminação.

O construtor do meu apartamento deixou-me 23 projectores nos tectos falsos cada um de 50 W. o que é um exagero.

Procurei um método de reduzir a potência ate que achei umas lâmpadas em LED de um consumo de 1.6 W com a cor de halogéneo. Como devem de calcular a redução é imensa.

Na água o simples facto de ter comprar os redutores de caudal que o AKI vende por 5€ reduzi o consumo de água em casa em 1/3...

Somando tudo acho que consegui poupar cerca de 40 a 50€ mensais. Logicamente estas poupanças têm a ver com o tempo que as luzes estarem acesas e a duração dos banhos :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Rui,

Como é que instalaste os LED's?

Eu tenho 4 projectores de 50W e 2 de 35W, mas preferia trocar para os LED's...

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Oi, sou novo no fórum, apesar de já o ler à bastante tempo.

Sou arquitecto e a poupança energética e um dos factores de analise de curso, não só ao nível das partes elétricas de um edifico, mas também referentes às perdas de calor e isolamento de uma habitação.

Considero que o Rui teve uma bela ideia, são lâmpadas que gastam muito pouco, mas segundo me parece e vou tentar me informar melhor, a intensidade luminosa e cor dos LED's (branco azulado) provocam alterações no comportamento (irritabilidade,ansiedade, etc) no Homem, quando este se encontra exposto durante bastante tempo a esse tipo de luz.

Tanto que numa cozinha com as famosas luzes fluorescentes e apesar de já haver vários tons à escolha mais "amarelados", existe um certo desconforto "visual".

Por isso, esse tipo de luz é mais utilizado para pontuar/marcar espaços, caminhos, escadas, objectos, etc., sendo sempre "acompanhado" com lâmpadas de temperatura de cor mais amarelado, sendo esta cor mais aconchegante.

Não obstante da sugestão do Rui Clemente deve-se ponderar o uso deste tipo de iluminação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Considero que o Rui teve uma bela ideia, são lâmpadas que gastam muito pouco, mas segundo me parece e vou tentar me informar melhor, a intensidade luminosa e cor dos LED's (branco azulado) provocam alterações no comportamento (irritabilidade,ansiedade, etc) no Homem, quando este se encontra exposto durante bastante tempo a esse tipo de luz.

Tanto que numa cozinha com as famosas luzes fluorescentes e apesar de já haver vários tons à escolha mais "amarelados", existe um certo desconforto "visual".

Bem, confesso que nunca senti a tal sensação de desconforto visual na cozinha. Mas também não a queria para a sala, onde prefiro um ambiente um pouco mais "acolhedor".

Quanto à luz das lâmpadas de LEDs é fácil de contornar o problema - hoje em dia muitos dos focos que são vendidos já têm uma película para alterar a tonalidade da luz, sendo relativamente fácil encontrar lâmpadas de LEDs que têm o tal tom mais amarelado a que nos habituámos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola rumbelino,

As lâmpadas estão há venda tanto no ebay (aqui é necessário ter algum cuidado pois a cor pode não ser a que nos realmente queremos) ou então no site http://www.dotlight.de/index.php/language/en

Eu encomendei e ao fim de 5 dias lá estavam elas :)

A instalação é tal e qual como se muda uma lampeda fundida. tira e põe

Tem todos os tipos de ligações , normalmente os tectos têm as de 12V (modelo MR16 ), os apliques e candeeiros em halogéneos usam as de 220V MR27 ou Gu10.

É verdade que não são baratas mas ao fim de 2 ou 3 meses..compensam. Na minha opinião deve de se comprar as que dizem warm white, que é a cor do halogéneo e não aquele branco frio... mas isso são gostos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As ligações que tenho são de 12V.

Tenho 4 no tecto do hall 2 no tecto da casa-de-banho.

De quantos LED's por lâmpada é que compraste?

Qual a duração dessas lâmpadas LED?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola rumbelino,

As lâmpadas estão há venda tanto no ebay (aqui é necessário ter algum cuidado pois a cor pode não ser a que nos realmente queremos) ou então no site http://www.dotlight.de/index.php/language/en

Eu encomendei e ao fim de 5 dias lá estavam elas :)

A instalação é tal e qual como se muda uma lampeda fundida. tira e põe

Tem todos os tipos de ligações , normalmente os tectos têm as de 12V (modelo MR16 ), os apliques e candeeiros em halogéneos usam as de 220V MR27 ou Gu10.

É verdade que não são baratas mas ao fim de 2 ou 3 meses..compensam. Na minha opinião deve de se comprar as que dizem warm white, que é a cor do halogéneo e não aquele branco frio... mas isso são gostos

viva, também já pesquisei muito sobre isto e eis outra loja de leds:

www.del-ko.de

Por emails trocados, a informação que tenho é que 78 leds, equivalem a 35-40watts e 60LED equivalem a 25-30Watts

e depois temos os vários tipos de luz (cor/intensidade):

2700 - 3500 = Warmwhite (WARM WEISS)

4500 - 5000 = Daylightwhite (ECHT WEISS)

6500 - 10 000 = Coldwhite (WEISS)..................podem ver no site o tipo de luz

se alguém tiver experiência prática

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu comprrei de 60 e 48 Led's Warmwhite, para o corredor e para os hall's.

O que para luz de corredor (não para ler) é o suficiente, a duração de um led é enorme, estamos a falar de algo superior a 60000 horas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

larekiku e Rui,

Obrigado pela informação ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu comprrei de 60 e 48 Led's Warmwhite, para o corredor e para os hall's.

O que para luz de corredor (não para ler) é o suficiente, a duração de um led é enorme, estamos a falar de algo superior a 60000 horas

Olá amigo, pelo que eu escrevi acima (equivalência de Leds/Watts), e não tendo eu experiência prática, pois não cheguei a comprar, pergunto:

1 - Os que colocou de 60 Leds= 25 a 30W, são suficientes por exemplo para uma sala (não digo para ler)?

... eu estava tentado a comprar de 78Leds=35 a 40w...

2 - E o tom dos leds/luz? O Warmwhite é igual ao dos focos normais?

...sei de quem colocou com luz Daylightwhite nos WC...

3 -  Após uma pesquisa que fiz.....diziam que:

-  não dão luz suficiente

- o tom da luz dos leds não era  igual aos focos, sendo uma luz mais "fria e impessoal".... por isso nunca cheguei a comprar até hoje

Concluindo: Pela experiência, aconselha  a troca dos focos por LEds?

cps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado a todos pelos conselhos sobre poupança.

Vou começar a aplica-los.

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui está mais um tópico de poupança que tenho de seguir.

Tal como o Rui Clemente, tb tenho 23 projectores nos tectos falsos , "cheira-me" que não tenho a potência ideal...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema que já me falaram desses LED's são a fraca luz que emitem. Eu tenho também muitos focos num hall (nesse caso não é problema ter pouca luz), mas tenho também numa cozinha.

Podem-se considerar equivalentes ao halogéneo de quantos watts?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema que já me falaram desses LED's são a fraca luz que emitem. Eu tenho também muitos focos num hall (nesse caso não é problema ter pouca luz), mas tenho também numa cozinha.

Podem-se considerar equivalentes ao halogéneo de quantos watts?

elnmurcs:Penso já ter respondido a esta questão no meu post atrás......

mas...também gostava de ser esclarecido ás questões que coloquei

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também tenho uma data de focos chupistas de electricidade em casa e ando há uns tempos para trocar para LEDs. O meu problema é que tenho casquilho tipo MR11 e não MR16 que é muito mais comum. Mas já começam a aparecer umas soluções para o meu caso e um dia destes vou ver se mando vir alguns para fazer umas experiências.

Vou responder às perguntas com base no que tenho lido, portanto...

1 - Os que colocou de 60 Leds= 25 a 30W, são suficientes por exemplo para uma sala (não digo para ler)?

Como em tudo o resto não depende só da lâmpada. Depende da quantidade e da forma como estão distribuídos. Por exemplo, eu na sala uso lâmpadas de 25W - 30W e chega-me bem. Mas tenho mesmo muitas lâmapadas no tecto (na zona da tv, por exemplo, com uns 15m2 são meia dúzia.

2 - E o tom dos leds/luz? O Warmwhite é igual ao dos focos normais?

...sei de quem colocou com luz Daylightwhite nos WC...

Por aquilo que tenho lido acho que a resposta é sim. Mas mais uma vez depende das lâmapadas. Mesmo nos focos "normais" há várias gradações de luz diferentes.

3 -  Após uma pesquisa que fiz.....diziam que:

-  não dão luz suficiente

- o tom da luz dos leds não era  igual aos focos, sendo uma luz mais "fria e impessoal".... por isso nunca cheguei a comprar até hoje

atenção que é preciso ver quando foram feitos esses comentários (e por quem). De há um ano atrás até agora tem havido muita evolução nesta área. E claro, há sempre quem diga porque ouviu dizer e não por experiência própria.

A ver se este mês entro em contacto com algumas das lojas online (visto que nas outras não encontro nada para MR11) para escalarecer algumas dúvidas e comprar uns 3 ou 4 para fazer umas experiências (se correrem mal, sempre posso deixá-las no corredor ou na casa de banho e o prejuízo não é muito... sobretudo porque poupo à mesma na conta da luz).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ver se este mês entro em contacto com algumas das lojas online (visto que nas outras não encontro nada para MR11) para escalarecer algumas dúvidas e comprar uns 3 ou 4 para fazer umas experiências (se correrem mal, sempre posso deixá-las no corredor ou na casa de banho e o prejuízo não é muito... sobretudo porque poupo à mesma na conta da luz).

obg Paulo.

só na minha casa tenho no total mais de 30 focos!!!!!, claro que muitos já mudei para 20 a 35w, pois de início entregaram-me a casa toda com focos de 50w!!!!!!!

sinceramente estou a ponderar fazer o mesmo e mandar vir da delko (link que coloquei no meu post anterior), pois inclusivé esta loja tem LEDS á venda no ebay..., já troquei uns emails com eles e foram muito cooperantes em todos os esclarecimentos pedidos.

.....e é como dizes, na pior das hipóteses, servem para o corredor, etc....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a propósito.... recebi hoje um daqueles folhetos da maxmat e já vem com publicidade a focos de LED.

Um é chamado SPOT ENC AQUA GU10/1.5W a €16.95 (parece um foco completo com aro metálico + lampada de led)

Tem tb um Pack de 2 Lâmpadas LED a €9.95. Não diz qual a potencia nem formato.

Parece que estas "coisas" começam a aparecer por cá em lojas fisicas... é uma questão de começar a procurar.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a propósito.... recebi hoje um daqueles folhetos da maxmat e já vem com publicidade a focos de LED.

Um é chamado SPOT ENC AQUA GU10/1.5W a €16.95 (parece um foco completo com aro metálico + lampada de led)

Tem tb um Pack de 2 Lâmpadas LED a €9.95. Não diz qual a potencia nem formato.

Parece que estas "coisas" começam a aparecer por cá em lojas fisicas... é uma questão de começar a procurar.  ;)

Olá Susana, admito que não vi o folheto, mas o que tenho visto até hoje por cá são LEDS sim senhor, mas são leds com 20leds, ou seja se assim for a luz emitida é manifestamente insuficiente.

Só lá "por fora" é que tenho encontrado leds com 48, 60, 72, etc...leds e aí sim, penso que em termos de luminosidade será mais aproximado ao pretendido e normalmente usado

De qualquer forma vou tentar dar uma vista de olhos no folheto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E esses LED's lá de fora emitem a luz de uma lâmpada de halógeneo de 20/30w?

Além disso também existem umas lâmpadas de halógeneo que emitem 50 e gastam 35, ou emitem 35 e gastam 20. Sempre é alguma coisa que reduz.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De qualquer forma vou tentar dar uma vista de olhos no folheto

Não é nítido na versão online mas parecem ser claramente lâmpadas de 20 LEDs. Estas encontram-se já quase em todo o lado, mas são fraquitas (o que não quer dizer que não pudessem servir para um local de passagem, só fazendo a experiência).

Seja ocmo for o número de lâmapdas só por si não é garantia de serem melhor ou pior. Há lâmpadas com meia dúzida de "super" leds que emitem mais luz que estas se for preciso.

O que interessa é a luz que emitem (e essa mede-se em candela ou lúmen, não em n´mero de lâmpadas nem em wats ;)).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em ansi lúmens, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ebay têm lá pessoal da china a vender isso por 2 ou 3€ cada uma. Convém ter atenção e comprar a vendedores com feedback acima dos 97%.

Alguém me sabe dizer a equivalencia em watts de uma MR16 de 24 leds?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que é suficiente para um Hall com 4 focos e 5.5m2, e casa-de-banho com 2 focos e 4.30m2?

Talvez, até porque, no caso do hall, é sobretudo uma luz de presença que se precisa, sendo um local de passagem.

Podes sempre comprar 2 para fazer a experiência e já vês... se gostares compras o resto.

Dá a sensação é que é luz branca, tipo a luz da cozinha... nem toda a gente gosta.

No ebay têm lá pessoal da china a vender isso por 2 ou 3€ cada uma. Convém ter atenção e comprar a vendedores com feedback acima dos 97%.

Certo, mas a diferença de preço provavelmente nem chegava para pagar os portes. Sobretudo para quem quer comprar só 2 ou 3 para fazer a primeira experiência.

Alguém me sabe dizer a equivalencia em watts de uma MR16 de 24 leds?

Tenho uma vaga ideia que cada lâmpada destas corresponde sensivelmente a um foco de halogéneo de 20w. Mas não sei de onde me veio este número, posso estar errado. E, mais uma vez, depende do tipo de LEDs e até da própria lâmpada de halogéneo com que se faz a comparação...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E não é preciso fazer nenhuma adaptação no caso de uma GU10, é so tirar e pôr?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor